A festa do desporto em qualquer lugar, na palma da mão

Mario, o canalizador preferido de todos, que na realidade nunca teve uma aventura dele onde teria de reparar um cano de casa de banho por exemplo, é um desportista nato e a prova disso são as inúmeras aventuras pelos mais variados desportos.

Desde jogos dedicados, a conjuntos de mini-jogos onde defronta o seu arqui-rival tornado amigo Sonic em jogos que prestam tributo e aproveitam o nome dos jogos olímpicos.

Mas Mario sempre se destacou mais em jogos standalone, como Mario Tennis ou Mario Golf, jogo feitos de raiz e inteiramente dedicados ao desporto em si. E aqui em Mario Sports Superstars, acabamos por ter isso mesmo, um conjunto de jogos standalone, mas mais limitados, juntos num só cartucho.

Mas falemos de cada uma das vertentes em que podemos vestir o fato de treino.

Cavalos – é uma especie de mario kart a 4 patas, onde além de correr, podemos e devemos cuidar do nosso cavalo. No estábulo temos então opções para cuidar do bicho, leva-lo a dar uma volta, e encontrar itens espalhados que servirão para o personalizar.
Infelizmente enquanto prova é algo limitado, existem apenas 3 campeonatos, com 3 corridas cada uma no modo singleplayer. As corridas são simpáticas sendo necessário controlar o cansaço do cavalo e desviar-nos de alguns obstáculos e terminar em primeiro, ao longo da prova encontramos itens que nos ajudam nesta tarefa.

Baseball – no nosso pais não somos os maiores fãs de basebal, e isso faz com que (vou ser honesto) se torne um bocado secante todo o tempo que demora uma partida, e tendo em conta que os campeonatos são no formato torneios obrigam-nos a fazer sempre 3 jogos para que cheguemos ao fim do mesmo.
Os jogos são entediantes, e mesmo muito simples, é tudo uma questão de timing a pressionar no botão A. A única motivação para continuar é saber que a seguir a lançar a bola teremos oportunidade de bater.

Golf – não vou dizer muito sobre a modalidade de golf, na realidade é uma cópia quase exacta de Mario Golf Island Tour, e isso é bom! Mas a copia é apenas enquanto jogabilidade, porque mais uma vez as opções são algo limitadas, 3 taças e uns mini-jogos de treino.

Tenis – Um dos desportos reis do Mario, aqui podemos encontrar uma cópia de bolso de Mario Tenis Ultra Smash, o exclusivo Wii U que apesar de divertido já era algo curto. Aqui Mario mais uma vez tem apenas disponíveis 3 torneios, onde terá de mostrar as suas habilidades enquanto tenista, dando uso às combinações diferentes de batida na bola, como um habitual Mario Tennis, mas num ecrã mais pequeno infelizmente. Essa é a maior falha do melhor jogo do bundle, o tamanho do ecrã por vezes impossibilita de perceber onde a bola vai cair.

Soccer – para mim a surpresa do bundle. Quem me conhece sabe que não sou o maior fã de FIFA ou PES, a minha paixão é mais antiga, mais ao estilo de Sensible Soccer na velhinha Mega Drive (sim eu sei, na commodore é que era, mas desculpem os meus amigos e eu jogávamos na boa velhinha SEGA). E foi isso que senti ao jogar futebol com Mario e companhia, a simplicidade e velocidade com que se desenrola uma partida é incrível, sem ser preciso grandes combinações, nem o realismo incrível dos actuais simuladores desportivos. E num simulador desportivo não há powershots!

Todas as actividades sejam elas de campeonato ou de treino oferecem moedas, e com as mesmas podemos comprar blister de cartas virtuais como se uma colecção virtual da Panini se tratasse, com cartas holográficas e tudo. Quem tiver amiibos pode comprar ate 3 blisters por dia com os mesmos. É pena não ser possível trocar cartas com outras pessoas online estando a opção de troca limitada a cada 100 cartas repetidas trocar por um conjunto de 3 cartas que ainda não tenhamos.

Falando de cartas tenho também de falar das cartas amiibo exclusivas deste jogo, que desbloqueiam personagens jogáveis mais fortes (que se vencerem os torneios podem também desbloquear). Infelizmente não pude testar estas cartas amiibo, mas posso dizer-vos que é mais uma adição que pode de facto trazer alguma longevidade a um titulo algo curto na realidade.

Todas as modalidades desportivas contem modos singleplayer que como já vos disse são algo curtas, mas juntando a toda a parafernália multiplayer que existe pode aumentar a longevidade do titulo em questão, podemos jogar com partilha, com um amigo, em rede local, ou na internet. E acreditem, estes jogos foram feitos para serem jogados competitivamente com os vossos amigos.

Graficamente tudo é muito polido, e bonito de se ver num pequeno ecrã da 3DS, e honestamente não me chocava de ver futuramente um port melhorado para a Switch tendo em conta o grande foco no multijogador que todos os desportos tem. O método de controlo simples de todos os jogos encaixaria perfeitamente num único joycon, podendo assim a diversão de um Mario Tenis por exemplo ser partilhada com um amigo, mas aqui já entramos no campo especulação.

Mario Sports Superstars é um jogo ligeiro que diverte os fãs de desporto nunca se levando demasiado a serio, e isso é o que pode diferenciar entre divertir ou frustrar.

Publicado
Categorias Análises Nintendo
Visualizações 10
Ir para a barra de ferramentas