A Força do LEGO acordou!

As peças de LEGO estão de volta e trazem a Força consigo recriando o filme lançado este ano, o Episódio VIIThe Force Awakens. Desde de 1997 que a LEGO tem se adaptado ao mundo dos videojogos e desde 2005 ao universo Star Wars. Poderíamos pensar que tantos anos depois não haveria nada para inovar, mas na verdade a TT Games consegue sempre nos surpreender. Desta vez a aposta foi feita na abundância e variedade, desde cedo jogando o Prológo que faz a ligação entre o episódio VI e o VII, percebemos que há novas formas de jogar.

Como é habitual podemos trocar entre personagens bastando para isso premir o Δ, e atacar normalmente com o X, disparar a nossa arma, se for o caso, com o ❏ e agarrar com o (isto na PS4, a versão analisada), mas agora podemos fazer construções escolhendo o local onde as queremos fazer. Não é que possamos fazer isso onde quisermos, mas podemos fazer em vários locais optativos, utilizando o manípulo esquerdo para fazer essa selecção. Pode parecer uma mudança básica, mas isso irá fazer com que alguns puzzles se tornem mais complicados, assim como aceder a áreas para apanhar alguns desbloqueáveis, mais acessíveis.

Este factor vai alterar um pouco as mecânicas das coisas, não só dificultando os puzzles, como dizia, mas também trabalhando mais a componente cooperativa, isto é, se jogarmos com outra pessoa, sentimos de imediato que existe uma maior necessidade de coordenação mas também de trabalho de equipa, algo que já vinha a faltar nos jogos LEGO. Se no mundo dos Avengers, o jogo mais recente antes deste, a componente de equipa era promovida através dos ataques especiais em duplas para cumprir determinados objectivos, aqui vamos utilizar as características de cada uma das personagens do mundo Star Wars para desbloquear esses puzzles. Tornou-se de alguma forma um jogo mais “pensado“, se quiserem, e menos “button smash“.

Essa componente está na nova mecânica implementada, e para mim com excelente sucesso e perspicácia, através de alguns momentos dos níveis em que temos que fazer “cover“. Tal como Uncharted, vamos ter zonas onde vamos ter que progredir no cenário a escondermo-nos em objectos para disparar contra os nossos inimigos utilizando esta táctica de “cover”. Não é nada tão complexo como Uncharted e mais linear, mas é uma novidade, e não deixa de dar um andamento diferente ao jogo e de nos divertir.

Falando em diversão, quem é que não gosta de pilotar naves?! E se forem do Star Wars ainda mais não é?! Pois bem, aqui terão a hipótese de se envolverem nas batalhas mais épicas relacionadas com o filme, se bem que para abrir logo o apetite, no prólogo, vão pilotar a Millenium Falcon e um X-Wing dentro da Death Star para destruir o seu core. Pilotar as naves está muito fluído e suave, mas quando jogado a dois a coisa complica-se, perde-se um pouco a noção de espaço, mas enquanto não se arranjar uma solução peregrina para esta questão do split screen, nada há muito mais a fazer. Ao todo são 38 naves que vão poder conduzir.
Falámos em variedade e este jogo está repleto de personagens para desbloquear, mais de 200 personagens que vão poder encontrar ao longo do modo história, e é claro, ao revisitar nos hubs disponíveis para desbloquear grande parte delas.

Graficamente LEGO Star Wars The Force Awakens está extremamente polido, a iluminação e todos os efeitos estão dignos do seu próprio filme, tendo é claro a dose de humor que já conhecemos aos jogos da TT Games. A banda sonora utilizando a do filme, da autoria de John Williams. o jogo até inclui ainda as vozes originais, incluindo Harrison Ford, Daisy Ridley, e Carrie Fisher.

LEGO Star Wars The Force Awakens não é um jogo muito longo, torna-se mais longo devido aos desbloqueáveis, mas também não poderia ser como as outras trilogias lançadas, como é óbvio, no entanto o divertimento está mais do que garantido, especialmente quando há naves à mistura. É dedicado aos fãs da LEGO e aos fãs de Star Wars ao mesmo tempo, pois não só vão reviver os momentos deste episódio VI, como recordar em parte momentos do Regresso de Jedi, como perceber, através dos extras, alguns pormenores da saga. Encaixa na perfeição!

LegoAwakens_recomenda

Published
Categories Análises
Views 69
Ir para a barra de ferramentas