Análise: Accel World Vs. Sword Art Online

Onde dois mundos se juntam e o resultado final é um Japanese Role Playing Game repleto de acção e de combates cheios de efeitos alucinantes.

Para quem não reconhece, estas duas séries animadas da industria japonesa, Accel World (AW) e Sword Art Online (SAO) não têm nenhuma ligação no enredo mas há um nome que as une, Remi Kawahara. Este senhor é o escritor destes dois animes que por sua vez se juntaram pelas mão da Bandai Namco e originou este jogo.

Existe algo que tem de ser esclarecido, apesar de existir o Vs (versus) no nome deste RPG, vais poder formar equipa com elementos de ambas as séries, isto é, não existe a equipa AW nem a equipa SAO. Podemos dizer que o titulo pode enganar os jogadores ou os amantes destes dois animes?

Como JRPG que é, AW VS SAO conta com muito “paleio”. Mas pior que a duração deste dito “paleio” é que precisas estar muito atento ao que é dito porque durante as conversas, muitas delas, podem dar dicas para avançares na história. Por isso, se fores um jogador com pouca paciência para conversas, fica atento enquanto passas à frente dos longos diálogos.

Falando na narrativa do jogo, como mistura duas séries distintas não se podia usar a história de nenhuma delas em particular e isso resultou em algo confuso porque nota-se que houve a tentativa de pegar um bocadinho daqui e um bocadinho dali, o que resultou uma história um pouco estranha podendo dizer que não é muito apelativa. Apesar deste esforço, de não tirar o protagonismo a uma das series, nota-se que Sword Art Online foi privilegiada porque vais perceber que a história anda à volta dos protagonistas deste anime, Kirito, Asuna e a filha Yui.

A jogabilidade é outro ponto que poderia estar mais afinado, passo a explicar, durante a tua jornada vais defrontar inúmeras criaturas que encontras nos extensos mapas mas o grau de dificuldade é estupidamente fácil, o que tira um certo interesse do jogo. Mas se os monstros que encontras nos cenários são “peanuts”, quando defrontas um “boss” a história é outra, e aí tens de usar de tudo para o derrotar.

A nível visual, vais poder contar com gráficos muito ao estilo anime, sem muito realismo, mas bastante apelativo, enquanto as cutscenes é anime puro, o que para os amantes desta cultura japonesa vai ficar muito satisfeito. Já os momentos das falas, são as personagens do jogo em 2D com as caixas de texto a passarem os longos diálogos, algo igualmente típico neste tipo de RPGs.

Mas o que marca realmente pelo seu lado positivo em Accel World Vs Sword Art Online é mesmo tamanho de alguns dos cenários onde temos de passar. Há mapas enormes com diversos sítios para explorar.

Outro aspecto positivo e que me faz perder muito tempo neste tipo de jogos é componente táctica. Tens um leque enorme de personagens jogáveis com atributos e habilidades diferentes. Com isso vais poder construir a tua equipa à tua medida, podendo escolher figuras mais fortes mas mais lentas, outras em que as habilidades mágicas são mais elevadas e assim por diante.

Resumindo, AW Vs SAO, é um RPG que, infelizmente não traz grandes novidades a este tipo de jogo, história confusa e um pouco sem sentido e a sua jogabilidade confusa e banal fazem que este jogo desenvolvido pela ArtDink um jogo que passe despercebido no mundo dos JRPGs. Mesmo assim acredito que os amantes destes dois animes poderão ficar varias horas a jogá-lo.

 

Publicado
Visualizações 290