Análise: F1 2017

Um jogo que é tudo menos uma brincadeira.

Para os verdadeiros amantes deste desporto automobilístico, F1 2017 é sem dúvida o jogo ideal. Sentes-te como um verdadeiro piloto destes monstros de monolugar.

Com o campeonato a decorrer, este simulador de Formula 1 é a cereja no topo do bolo para os fãs da modalidade. Nota-se todo o empenho e o trabalho pela equipa da Codemaster que conseguiram fazer um género de missão impossível, que é refinar ainda mais o seu antecessor, F1 2016.

Embora seja um grande jogo, este não é para qualquer jogador. Não basta gostar de Formula 1, porque já lá vai o tempo em que para jogar este tipo de jogo bastava acelerar, travar e trocar de pneus muito de vez enquanto. Aqui vais ter de estar atento praticamente em tudo o que envolva o carro, pneus, combustível, carroçaria, motor e tantas outras coisas. Apesar de ser um jogo divertido é preciso ser um pouco mais sério quando estás a jogar porque F1 2017 é um simulador puro e duro. Por isso se fores fã de jogos arcade, vais ter de te habituar caso pegues no volante destes monstros ligeiros de quatro rodas.

F1 2017 – Born To… Make History Trailer [UK]

Com tudo isto que foi escrito podes chegar à conclusão que a jogabilidade deste jogo é um assunto “sério”. Todas as tuas decisões podem ser decisivas, quer positivamente quer negativamente, isto é, tens de gerir bem o teu carro essencialmente com a tua maneira de o conduzir. Mas podes despreocupar um pouco, porque vais ter as “costas quentes”, pois vais ter uma grande equipa que está na tão conhecida box que vão te dar conselhos para teres sucesso nestas corridas de alta velocidade. Outro motivo de despreocupação é o Flashback, que consiste em voltar atrás no tempo caso aconteça alguma coisa ao carro que o impeça de continuar a corrida, como por exemplo teres um acidente e ficares sem roda.

Vais conseguir provar as tuas skills nas pistas em cinco modos de jogo que são eles:

  • Career;
  • Grand Prix;
  • Time Trial;
  • Chapionships;
  • Events;
  • Multiplayer.

O modo carreira (Career Mode), é o ex-libris do jogo. Este consegue transmitir por inteiro ao jogador o que um verdadeiro piloto de Formula 1 sente, quer escolher uma táctica para a corrida quer saber como lidar com a sua equipa ou até mesmo o sentido de responsabilidade, porque reforço, qualquer má decisão feita por ti pode prejudicar vários lugares na tabela.

Levantando um pouco o véu do Career Mode, vais poder criar o teu piloto, escolher um capacete, personalizar a cor dele, escolher o teu número e assinar um contracto com uma das seguintes equipas:

  • Mercedes-AMG Petronas Motorsport;
  • Scuderia Ferrari;
  • Red Bull Racing;
  • Williams Racing;
  • Sahara Force India Formula One Team;
  • Renault Sport Formula One Team;
  • Scuderia Toro Rosso;
  • Haas F1 Team;
  • McLaren-Honda Formula One Team;
  • Sauber F1 Team.

Após isto tudo, vai chegar a tua hora de provar o que és capaz. Em cada corrida acabada, recebes pontos, que futuramente serão moeda de troca para melhorar a performance do teu carro e a eficiência da tua equipa. Como é normal, quanto melhor for a tua posição, mais pontos ganhas, consequentemente vais poder evoluir mais depressa.

F1 2017 | LAUNCH TV SPOT | Make History [UK]

Outro motivo para este título ser considerado um dos melhores jogos de Formula 1 (se não for o melhor) é o regresso dos carros clássicos. Sim, é verdade, as relíquias que ficaram imortalizadas neste mundo estarão disponíveis para tu conduzires, trazendo outra alma ao jogo.

Os gráficos “in game” estão simplesmente únicos, de tão bons que são. Mas é no aspecto visual que encontrei algo que poderia estar um pouco melhor. Passo a explicar, todos os momentos de interacção fora do contexto da corrida poderiam estar melhores, por exemplo, logo no primeiro momento do modo carreira, quando assinamos o contracto, tudo o que se vê tem menos qualidade e o contraste das texturas destes momentos com as das corridas é grande.

F1 2017 Classic Car Reveal – McLaren [UK]

Como deves calcular, música, só vais ouvir em poucos momentos, como nos “loadings”, nos menus e nos créditos. Como é hábito dos últimos jogos desta franquia, a banda sonora é bastante electrónica, sendo ela inspiradora e que de certa forma dá-te “garra” para teres uma corrida impecável.

Com isto tudo que foi explicado, podes perceber que F1 2017 é um jogo de excelência. Este é sem dúvida o melhor simulador de Formula 1 já criado, prima em todos os aspectos fundamentais da modalidade, deixando o jogador agarrado por completo a este jogo. Vou ainda mais longe e digo que este título é um tele-transportador que te vai levar para o mundo da Formula 1.

Super recomendado aos fãs e não só!!!

Published
Views 505