Diversão é exactamente aquilo que todos os jogadores deveriam desejar encontrar em qualquer videojogo. E competição, é uma palavra que está muito na moda, principalmente porque agora criou-se a ideia de que sem competição ou competitividade não existe evolução. Amigos e Família, algo que cada um de nós preza (ou pelo menos deveria), também fazem parte destas quatro palavras, bastante distintas umas das outras, e que quando as juntamos, misturamos, e num fim espremermos muito bem, podemos tirar diversas coisas. Uma dessas coisas está relacionada com a PlayStation, e chama-se PlayLink.

PlayLink é uma gama de jogos da PlayStation 4 que nos proporciona momentos em família extremamente divertido,s e com uma pitada de competição à mistura. Para isso basta pegarem nos vossos smartphones, sentarem no sofá, e ligarem a vossa PlayStation 4. Já existem diversos jogos para esta plataforma: Saber é Poder, És tu!, SingStar Celebration, Hidden Agenda são apenas alguns desses exemplos. Frantics é o seu mais recente jogo, e oferece-nos tudo aquilo que mencionámos anteriormente.

Frantics é uma pequena compilação de diversos mini-jogos, sempre jogados por 4 jogadores, onde podem ser todos humanos, ou caso não existam jogadores suficientes, a raposa Frantics esforça-se para nos arranjar 2 ou 3 “palermas” para jogarem connosco. Ao todo são 15 mini-jogos com vários feitios: arenas onde temos de empurrar os nossos adversários, arenas onde temos de mandar bombas, corridas onde podemos modificar os carros dos nossos oponentes, arenas para marcar golos, entre muitos outros. Podemos mesmo dizer que Frantics está muito bem recheado no que toca à variedade de mini-jogos.

É possível jogar cada um dos mini-jogos separadamente, tal como criarem uma espécie de competição com os mini-jogos que mais gostam. Mas a verdade é que a maneira mais gira de usufruir deste jogo, é mesmo no seu modo default, onde fazemos 4 mini-jogos (o vencedor de cada mini-jogo recebe uma coroa), no fim temos o confronto final, onde o número de coroas conquistadas até aqui é convertido em corações, proporcionando-nos uma maior probabilidade de ganhar a competição final.

Mas não esperem que a raposa Frantics seja apenas o árbitro ou assistente. Não mesmo. Desde oferecer prémios quando ninguém está à espera, ou no meio de uma prova decidir adicionar alguma alteração para causar ainda mais caos, tudo isso pode acontecer quando ninguém está à espera. Outra vertente engraçada é quando o nosso telemóvel começa a tocar e é a raposa a dizer que nos vai dar uma missão. Essas missões costumam ser um bónus para o nosso personagem, e se ficarmos em determinada posição, ou se ajudarmos determinado adversário, também vencemos a prova. Como podem ver, a raposa quer mesmo é divertir-se à custa dos outros (neste caso à nossa custa).

Antes de deixarmos a raposa de lado, convém referir que o jogo está totalmente em Português de Portugal. O actor que fez a dobragem da raposa Frantics foi o Pedro Granger, por isso não é de estranhar se vossos filhos acharem que é o Faísca McQueen que está a falar. Mais uma vez fica provado que os nossos actores são dos melhores a fazerem dobragens, sendo que está excelente. A voz a acompanhar os movimentos da raposa, e as piadas a surgirem quando a raposa faz aquela cara de quem “mandou uma bujarda”, tudo isso está lá, e é um verdadeiro acrescento ao jogo.

Graficamente o jogo está excelente, os cenários apresentam cores bem vivas e sempre com um aspecto bastante animado, e os animais (personagens que jogamos), também estão muito bem desenhadas, num estilo caricatural.

Quanto à jogabilidade, nada a apontar, e tanto o touch screen, ou mesmo o mover do smartphone, tudo funciona na perfeição.

Concluindo, Frantics é pura diversão em família. Um excelente jogo que nos proporciona momentos fantásticos. A melhor maneira de jogá-lo é mesmo entre amigos. Uma excelente adição os jogos do PlayLink, posicionando-se directamente no segundo, ou terceiro melhor jogo desta gama. A única coisa que lhe podemos apontar é o número reduzido de mini-jogos. Se costumam jogar em família, ou ter amigos em casa, acreditem, vale mesmo a pena.

4.5

Sim

  • Diversão garantida
  • Uma excelente jogabilidade
  • Excelente maneira de passar o tempo com amigos

Não

  • Depois de algum tempo, os 15 mini-jogos sabem a pouco
Publicado
Visualizações 162