O calor finalmente chegou, o verão está em grande e muita gente está desejosa de ir de férias. E claro, férias é sinal de divertimento, de muita praia, sol, passeios, novas experiências e uma pitada de descanso. É nessas horas de descanso que se pode encaixar o novo jogo acabado de chegar para a Nintendo Switch, e embora novo na nova consola da Nintendo, trata-se de um jogo já lançado há 7 anos para a Nintendo Wii, o Go Vacations.

Caso não estejam familiarizados com o jogo, é uma mistura de mini-jogos desportivos como podiam encontrar em Wii Sports, Wii Sports Resort, Wii Party. Tudo dentro deste género, mas agora com um facelift para o tornar mais apelativo para o público da Nintendo Switch. Tal como esses jogos que mencionei, é possível jogarmos apenas com um jogador, no entanto são jogos claramente direccionados para serem jogados em grupo, porque caso seja jogado apenas por um jogador torna-se demasiadamente fácil, o que tira muita da piada do jogo.

Go Vacation consegue oferecer aos jogadores mais de 50 mini-jogos, dos mais variados tipos, e todos com a possibilidade de jogar entre 1 a 4 jogadores. Desde pistolas de água, a voleibol de praia, lutas de bolas-de-neve, ténis, corridas de motas de água, entre muitas outras coisas. Todos estes mini-jogos estão espalhados por quatro resorts (Marine Resort, City Resort, Mountain Resort e Snow Resort), e cada um com os seus mini-jogos.

Caso não tenham amigos para jogar convosco e decidam partir à descoberta dos resorts e dos vários mini-jogos, o jogo está feito de uma forma progressiva, e à medida que vão aprendendo cada um dos desportos, vão poder deslocar-se de diversas maneiras dentro deles, isto é, podem andar livremente neles e jogar os diversos jogos que encontrarem, ou podem ser guiados pelas indicações que vos vão sendo dadas, e assim irem progredindo de uma maneira livre, mas ao mesmo tempo guiada.

Se forem daqueles jogadores que gostam mais de ir directamente à acção, então devem ir imediatemente para o modo Activities onde serão apresentados alguns mini-jogos, de forma a começarem desde logo a jogá-los. Infelizmente são poucos os mini-jogos desbloqueados no início do jogo, obrigando o jogador a entrar nos resorts e ir avançando no jogo, de maneira a descobrir novos mini-jogos e com isso os ir desbloqueando. Os quatro resorts também não se encontram todos desbloqueados, e vão ter de os ir desbloqueando um por um, tal como nos mini-jogos.

Isto pode tornar-se um problema quando estão com a casa cheia de amigos ou familiares prontos a jogar e o número de mini-jogos desbloqueado é diminuto, obrigando o resto dos jogadores a seguirem o modo de progressão convosco, sem poderem avançar directamente para a acção, como seria de esperar num destes jogos. Neste caso, o ecrã irá dividir-se consoante o número de jogadores que estejam a jogar, e irão todos aparecer no respectivo resort e onde será possível passear por ele, enquanto um dos jogadores terá de ir até ao ponto assinalado para iniciar um novo mini-jogo, e assim desbloqueá-lo.

Além dos modos que já apresentei, existe a Schools, onde vocês podem aprender como se joga determinado jogo. Neste modo, vocês escolhem o resort pretendido, e serão apresentadas algumas dicas, assim como os controlos de alguns dos mini-jogos que podem jogar. Além disso, existe também o modo Take Photo, e aqui mais uma vez terão de escolher o resort pretendido e poderão tirar fotos com o vosso Mii em diversas paisagens e de diversas e divertidas posições.

A jogabilidade de Go Vacation é bastante simples e de rápida aprendizagem, o único problema aqui prende-se com os botões usados em alguns mini-jogos, como por exemplo usar o Y como botão de aceleração em vez do ZR, tornando por vezes as coisas confusas para quem está habituado a jogos de carros. E tal como este problema, há também o do analógico direito que basicamente não serve para nada, o que num jogo destes faria todo o sentido que servisse para movimentar a câmara.

Graficamente está interessante. Nota-se que levou bastantes retoques em relação ao jogo original, mas ainda bastante longe daquilo que já assistimos em outros jogos lançados para a Nintendo Switch. As músicas são bastante simples, tal como já eram no jogo original, com pouca originalidade e não oferendo nada de novo ao jogo.

Concluindo: pela sua simplicidade, Go Vacation é um jogo virado para os mais novos e para reuniões de amigos ou familiares. Tudo feito de maneira a obtermos uma diversão rápida e simples. Como o nome indica, é igualmente um jogo virado para as férias, onde o que apetece é relaxar e rir bastante, o que é algo que este jogo oferece.

3.5

Sim

  • Um jogo divertido e para toda a família
  • A enorme quantidade de mini-jogos

Não

  • Em alguns mini-jogos a disposição dos botões não fazem sentido
  • No modo Activities os mini-jogos não estarem todos desbloqueados
Published
Categories Análises Nintendo
Views 87

Deixa um comentário