O gordinho saltitão e voador da Nintendo está de volta! Trata-se como é óbvio de Kirby. Apareceu pela primeira vez em 1992 em Kirby’s Dream Land para o Gameboy, e ao longo destes anos tem aparecido em inúmeros jogos. Foi criado por Masahiro Sakurai que mais tarde também criou Super Smash Bros, outro dos jogos de enorme sucesso da companhia nipónica. Kirby volta agora com Kirby Battle Royale, num jogo de batalhas em arenas desenvolvido mais uma vez pela HAL Laboratory, estúdio que desde sempre desenvolveu esta doce criatura cor de rosa.

Kirby Battle Royale trata-se de um jogo de batalhas como o seu nome indica, todas as batalhas são de 4 jogadores, podem ser todos contra todos, ou por equipas de 2 vs 2. Existem no total três modos de jogos, O Battle Mode, onde podemos jogar em Single Player, ou em Multiplayer. Neste último caso, as opções que temos é Local Play onde podemos jogar com jogadores que tenham o jogo e estejam na nossa rede, e o Download Play, em que podemos jogar com jogadores que estejam na nossa rede mas não tenham o jogo. Porém, neste último caso, não estão disponíveis todas as características do jogo.

O segundo modo de jogo é o Online Battle, e neste modo podem escolher entre três tipos de provas, Crazy Theater, Battle Arena e Apple Scramble; depois disso é entrar numa arena contra um Kirby imóvel e darem-lhe bastante pancada enquanto esperam desesperadamente que se consiga encontrar jogadores para jogarem com vocês; e este é um ponto bastante desesperante, pois se o modo online será onde provavelmente os jogadores irão usar mais o jogo, a verdade é que pode-se perder mais de 5 minutos a encontrar jogadores para jogarem com vocês. Seja como for, depois de os jogadores estarem encontrados vão divertir-se bastante.

Por último tem o Story Mode, e a história é bastante simples: Kirby é convidado a participar no torneio Dedede’s Cake Royale, cujo prémio é, nada mais, nada menos, que o bolo dos seus sonhos. Até chegar ao local do torneio teremos o habitual mini tutorial onde se aprendem os movimentos, os dois botões de ataque, saltar, voar e apanhar objectos. Além disso encontramos o nosso amigo Bandana Waddle Dee, que nos acompanhará durante todo o torneio, e fará dupla connosco nos combates 2 vs 2.

Para quem mesmo assim não se sentir confortável e precisar de praticar, ainda existe o modo de treino onde podem tratar de testar todos os botões do jogo e lutar contra um boneco inactivo.

Existem ao todo dez tipos de batalhas que podemos encontrar, como por exemplo: Battle Arena onde o objectivo é conseguir o máximo número de KO’s possível; Apple Scramble onde temos de apanhar o máximo número de maçãs; Coin Clash onde jogamos em equipa e temos de apanhar o maior número de moedas; Attack Riders onde o objectivo é estar no controlo de uma mota e dar dano aos outros jogadores enquanto a conduzimos; e o Crazy Theater onde temos de responder a questões que nos aparecem (a resposta estará em painéis do chão, e ganha o que completar mais respostas correctas). Estes são apenas alguns exemplos dos modos que podem encontrar, existem mais cinco modos.

Todas as batalhas que fizerem, sejam elas no modo história, ou nos outros modos, ganharão pontos. Com esses pontos podem desbloquear diversas coisas, como alguns tipos de batalhas, novas habilidades, novos capacetes e diversas músicas do jogo. Por isso é bastante importante desde o inicio começarem a ganhar pontos e desbloquear o máximo de coisas possíveis. E já que falamos das habilidades, em cada batalha temos de escolher uma habilidade, e existem bastantes, o que é óptimo para podermos alterar a nossa maneira de combater. Temos desde espada, lança, bombas, um chicote, e muitas outras (cada uma tem a sua habilidade especial).

Quanto à jogablidade e divertimento Kirby Battle Royale é bastante simples e fácil de se jogar. O início do jogo é bastante engraçado – uma vez que tudo é novo – trazendo-nos mesmo bastante diversão. Devido ao seu nível de dificuldade ser tão baixo, nota-se claramente que o jogo está pensado para os mais novos, pois contra a IA qualquer modo de jogo é mesmo realmente simples. Infelizmente depois de algum tempo a jogar, torna-se algo repetitivo.

Graficamente está bastante agradável para o jogo em questão, as animações são curtas e simples. Quanto às músicas, estão ao nível dos jogos que Kirby nos habitou.

Concluindo, Kirby Battle Royale é um jogo dirigido ao público mais novo, e que trás bastante diversão e diversidade de batalhas. Deve ser jogado com moderação para não trazer a tal sensação de repetição. Mas é um jogo muito bem-vindo, e que foi um sucesso com os mais pequenos cá em casa. Uma boa sugestão de natal, caso tenham uma Nintendo 3DS e filhos pequenos.

3.5

Sim

  • Divertido e simples
  • Excelente para os mais pequenos
  • Modo online prolonga a duração do jogo

Não

  • Torna-se bastante repetitivo
  • Por vezes torna-se desesperante encontrar um jogo online
Published
Categories Análises Nintendo
Views 113

Leave a Reply

Ir para a barra de ferramentas