A Nintendo é perita no que toca a desenvolver jogos para divertimento familiar. É fácil nos lembrarmos dos vários lançamentos deste género, em todas as consolas lançadas até hoje pela companhia nipónica. Nos tempos mais recentes, todos nos lembramos dos divertidos Wii Party e Wii Party U, mas não podemos esquecer os diversos Mario Party que têm sido lançados desde 1998. Para os fãs deste tipo de jogos, chegou no dia 22 de Dezembro um jogo muito especial, trata-se de Mario Party: The Top 100, o que significa que a pequena Nintendo 3DS irá receber uma compilação dos 100 mini-jogos mais divertidos e Mario Party.

Este Mario Party: The Top 100 é composto por diversos modos: 100 MiniGames, MiniGame Island, Minigame Match, Championship Battles, Decathlon, Collection e Play with Friends. Começando já pelo primeiro modo, 100 MiniGames, aqui podem jogar todos os jogos livremente, basta seleccionarem qual pretendem jogar e começar os vossos duelos contra o CPU. Convém ter em atenção que alguns mini-jogos terão ainda de ser desbloqueados por vocês.

Já no MiniGame Island, é o local onde vão conseguir desbloquear muitos dos mini-jogos bloqueados no modo anterior. Vamos caminhando de mundo em mundo – um pouco como os jogos tradicionais de Super Mario, onde tínhamos o world 1-1, world 1-2, etc. Neste modo, teremos 4 mundos, onde cada mundo tem diversos mini-jogos, e será aqui que vamos desbloqueando os mini-jogos. E como isso acontece? De uma maneira muito simples: basta jogarmos determinado jogo que se encontre bloqueado, e este ficará desbloqueado em qualquer dos modos existentes em Mario Party: The Top 100.

Passando então para Minigame Match, que é uma espécie de jogo de tabuleiro cujo objectivo é conseguir o maior número de estrelas que vão aparecendo em determinados locais, e para isso, andamos a percorrer o tabuleiro enquanto fazemos diversos mini-jogos contra os nossos adversários. Um modo muito divertido, mas que se pode tornar bastante demorado se jogarem mais de 10 turnos.

Quanto ao Championship Battles, como o nome indica, vamos fazer um campeonato, contabilizando vitórias, e existem campeonatos de 3 mini-jogos, ou de 5 mini-jogos. Temos a possibilidade de escolher o tempo de jogo, e mini-jogos mais virados para o desporto, para corridas, ou até para determinadas consolas. Podemos ainda criar pacotes específicos com mini-jogos que vocês gostem mais.

O Decathlon, tal como no modo anterior, fazemos uma espécie de campeonato, mas neste caso é por pontos, e não por vitórias. O que significa que mesmo que não ganhemos a maioria dos jogos, podemos mesmo assim sair vitoriosos no fim, visto que o acumular dos pontos é o que interessa. Convém indicar que aqui podemos escolher dois tipos, um modo que é o Half Decathlon (onde jogamos cinco mini-jogos), e o modo Decathlon (onde jogamos 10 mini-jogos).

Como o nome indica, o Collection é o local onde podemos ver os vários itens que usamos em diversos mini-jogos, assim como as músicas e informações sobre os diversos Mario Party que saíram durante todos estes anos.

Por último temos o Play with Friends, onde podemos jogar contra os nossos amigos, não em modo online, mas sim em modo local desde que eles tenham uma Nintendo 3DS, e podem até jogar contra amigos que não tenham o jogo, pelo modo Download Play.

Todos os mini-jogos são extremamente divertidos, fácil comprovar isso é quando passamos a Nintendo 3DS para a mão de alguém que nunca tocou num Mario Party, verificando como a pessoa fica entusiasmada a tentar superar qualquer um dos jogos. Claro que se jogar contra a consola já é divertido, então jogar contra amigos ainda se torna mais excitante.

Não trazendo grandes novidades, este Mario Party: The Top 100 consegue oferecer-nos uma variedade tão grande de jogos que é impossível ficar indiferente. É o jogo perfeito para obtermos um divertimento instantâneo. Existem jogos para todos os gostos, mini-jogos de ténis, lutas de tanques, derrubar adversários, jogos de corridas, jogos de destreza, jogos de memória, entre muitos outros. É divertimento garantido.

No entanto, quem procura um desafio em vez de divertimento, este não será o jogo indicado, embora seja possível aumentar o nível de dificuldade. Os jogos são todos bastante simples, sendo claramente um jogo familiar, e desenhado para proporcionar umas gargalhadas.

No aspecto gráfico, o jogo está bastante competente. Os mini-jogos que pertencem aos Mario Party mais antigos, levaram todos um melhoramento gráfico, fazendo com que Mario Party: The Top 100 se torne um jogo extremamente actual. Quanto à banda sonora e os sons do jogo, estão de acordo com o que os jogos de Mario Party sempre nos apresentaram. Excelente, portanto.

Para concluir, é bastante fácil afirmar que este é um jogo essencial para quem gosta de mini-jogos divertidos. Um jogo quase obrigatório para os mais pequenos, mas que também fará as delícias dos mais velhos. Jogado com amigos torna-se ainda melhor e com momentos de entretenimento sem igual. A Nintendo 3DS fica mais completa depois deste jogo.

4.5

Sim

  • Extremamente divertido
  • O modo Play with Friends é um dos melhores modos.
  • Enorme diversidade de mini-jogos
  • Um jogo para toda a família

Não

  • Não nos oferece grandes novidades
  • Para quem procura desafios, estes mini-jogos são todos bastante simples
Published
Categories Análises Nintendo
Views 453