Monster Hunter é um jogo que não deixa ninguém indiferente, a Capcom é bem conhecida por fazer as suas series se alongarem no tempo. Desta vez alargou horizontes e estendeu a serie para o publico mais novo, e por isso trouxe-nos Monster Hunter Stories para a pequena portátil da Nintendo, a 3DS.

Este é um RPG onde os jogadores tem diversas maneiras de explorar o seu mapa, podem fazê-lo a pé, montados em monstros, sendo possível tanto caminhar como voar. Os fãs de jogos como Yo-Kay e Pokémon que adoram andar a explorar o mapa para coleccionar os seus bicharocos vão também ser fãs deste Monster Hunter Stories, existem diversos monstros para coleccionar, cada um com as suas características. A maneira de os obter é encontrar o local onde estes tem o seu ninho, chegando a esse local basta trazer o um ovo da criatura em questão. Por vezes é bastante fácil, pois basta chegar lá e agarra-lo, outras vezes teremos de lutar contra alguns monstros para conseguir obtê-lo.

Existem mais de 60 espécies de monstros para vocês capturarem, por isso como devem imaginar se quiserem apanhar todos os ovos e obter a “colecção” de todos os monstros, tem bastante trabalho pela frente.

Mas o jogo não é só isso, existe uma historia por trás, e esta começa verdadeiramente quando uma criatura chamada Blighted Nargacuga ataca Hakum, a aldeia do nosso protagonista. É nesse acontecimento que Cheval um dos amigos de nosso personagem perde a sua mãe, e é nessa altura que decidimos tornar-nos um Rider, um humano capaz de ter uma ligação aos monstros e com isso obter a sua amizade.

Como um bom RPG teremos diversas missões principais para cumprir, e claro diversas missões secundarias. Temos também o sistema de níveis do nosso personagem assim como da equipa de monstros que nos acompanha, e são 6 ao todo, mas apenas podem ter um de cada vez a lutar ao vosso lado. Será esse monstro principal que vocês poderão montar para se deslocarem mais depressa. Além disso existem também as viagens rápidas, ao longo do jogo vão descobrindo locais onde isso é possível.

Para melhorarem as vossas performances de luta também é possível melhorar os vossos equipamentos nos locais próprios assim como comprar novas armas ou armaduras. Para obterem dicas e ajuda podem sempre contar com o vosso fiel amigo Navirou, ele irá acompanhar-vos sempre, tanto para dar indicações como algumas dicas. Além disso terão outros personagens que vão interagir variadas vezes, como Cheval e Lilia os nossos principais amigos, Chief Omna o chefe da aldeia e Dan um dos melhores e mais bem-sucedidos Riders da aldeia, ele irá fornecer-nos informações e conhecimento durante o jogo.

Quanto ao mundo que tem de explorar é bastante vasto, preparem-se para perder imenso tempo a explorar todos os locais, assim como apanhar itens que vão encontrando pelo chão. Se quiserem concluir todas as missões (principais e secundarias) podem esperar perder umas boas dezenas de horas, mas convém ressalvar que as missões secundárias são bastante repetitivas, embora seja a melhor maneira de obterem dinheiro e itens.

Quanto aos combates, estes são uma parte bastante importante do jogo, o nosso Rider pode efectuar três tipos de ataque, são eles de Força, velocidade e técnica. O nosso monstro pode fazer o mesmo, mas também pode usar técnicas especiais. Uma das partes interessantes é que quando escolhemos a técnica correcta juntamente com o nosso monstro, estes fazem uma espécie de ataque combinado causando imenso dano no nosso inimigo.

Outras das técnicas que não podia deixar de falar é quando conseguimos encher o Kinship Meter, aí o nosso Rider irá montar o nosso monstro e realizar ataques especiais que causam um enorme dano no nosso adversário. Caso este não seja um Boss, quase sempre este ataque serve para acabar com a criatura oponente.

Quanto à qualidade gráfica esta é o que podemos esperar da Nintendo 3DS, não foge muito à qualidade máxima que podemos esperar desta portátil. Todo o áudio também estão bastante bem conseguidos.

Não posso deixar de referir a possibilidade de realizar combates tanto com jogadores através de uma ligação local, assim como de uma ligação online. Sendo possível competir com diversos jogadores mostrando o nosso valor assim como dos nossos melhores monstros

Para finalizar a falta da língua portuguesa para os jogadores mais novos, infelizmente os jogos da Nintendo 3DS tem falhado nesse aspecto.

Concluindo, este é um jogo RPG competente, que irá proporcionar diversas horas de jogo a todos os jogadores, com uma historia interessante, mas que acredito que a componente online de competição será um local onde os seus maiores fãs irão divertir-se imenso.

4.0

Sim

  • Um verdadeiro RPG
  • A captura de Monstros está divertida
  • Possibilidade de combater online e em local

Não

  • Missões secundárias demasiado repetitivas.
Published
Categories Análises Nintendo
Views 713