O NBA 2K19 não tinha uma tarefa fácil pela frente. Além da necessidade de se redemir – atendendo à chuva de críticas que marcou o jogo anterior -, tinha também de provar que continua a reinar e pretende continuar a fazê-lo durante muitos anos.

E em parte, foi conseguido. Aparentemente, a 2K Games aprendeu a lição, e tratou de resolver alguns dos principais problemas que contaminaram aquela que podia ter sido, talvez, a melhor versão da franquia até ao momento. Não chegou há um ano, chegou agora, isto é, o NBA 2K19 é precisamente o que o seu antecessor devia ter sido.

Apesar de ser considerado o melhor pela maioria dos fãs do basquete, o simulador da 2K Games, tem com o NBA LIVE da EA Sports uma relação parecida à que o FIFA tem com o Pro Evolution Soccer, onde os jogadores migram para o jogo rival, como protesto de uma má versão. Foi o que aconteceu o ano passado, onde o NBA 2K18 perdeu vários jogadores para o NBA Live 2018.

 

 

NBA 2K19: Momentous

 

 

A estratégia passava por tentar recuperar esses jogadores, e começou por um claro e inequívoco retratamento relativamente às microtransações. Na verdade, se olharmos para as opiniões negativas que a 2K Games recebeu a este propósito, não havia grande escolha, e este era um passo que tinha de ser dado inevitavelmente. Ainda que as microtransações continuem a existir, são agora muito mais razoáveis e minimamente equilibradas.

Mas mais do que isso, depois de vários problemas corrigidos, a jogabilidade está melhor do que nunca. A dose perfeita de simulação e entretenimento, com a atmosfera e a emoção da NBA presentes em cada detalhe. Ou seja: quem segue a Liga norte-americana com interesse, tem aqui uma viagem que não pode, e não vai querer perder.

A física dos jogadores e da bola estão incríveis, e a isso muito se deve a fenomenal qualidade gráfica, tornando tudo bastante real. As movimentações dos atletas, juntamente com todas as habilidades que são capazes de fazer, oferecem uma excelente experiência daquilo que é uma partida de basquete, e diga-se, um verdadeiro prazer para quem gosta de explorar a parte tática do jogo, sendo que por vezes até nos esquecemos que estamos apenas perante uma simulação.

Continua centralizado em três modos de jogo: MyCareer, MyLeague e MyGym. O MyCareer é um modo em que somente controlamos um jogador, similarmente ao que podemos encontrar no FIFA, e onde podemos viver e gerir a carreira de um jogador da NBA, numa história que vai sendo construída e influenciada pelas decisões que vamos tomando. Está melhor e mais dramático, e é um modo que todo e qualquer apaixonado pelo mundo da NBA não vai resistir jogar.

 

 

NBA 2K19: The Way Back

 

 

Já nos modos MyLeague e MyGym, fica ao nosso encargo toda a gestão da equipa, desde o draft, à contratação das maiores estrelas da liga norte-americana. Mas não só, porque todo um planeamento de recursos, sejam eles humanos, ou financeiros, terão de ser feitos com sabedoria, de maneira a que a nossa equipa consiga ser o mais competitiva possível.

À semelhança das edições anteriores, não é propriamente um jogo amigável para novatos. O que é uma pena, porque facilmente afasta quem não tem a paciência necessária para explorar o jogo mais a fundo. No entanto, ultrapassada essa fase inicial, será provavelmente um jogo ao qual dedicarão bastante tempo.

NBA 2K19 é simplesmente obrigatório para quem é apaixonado pela NBA. Depois da tempestade, a bonança, que chega através do regresso do melhor simulador de basquetebol, e de um dos mais completos jogos desportivos existentes no mercado.

4.0

Sim

  • Graficamente fantástico
  • Conteúdo suficiente para nos manter ocupados durante dias
  • O modo MyCareer está cada vez melhor

Não

  • As microtransações continuam presentes
Author Nuno Mendes
Published
Views 115

Deixa um comentário