A saga NHL há muitos anos que vive com um privilégio que ao longo dos tempos se torna um problema, ou melhor dizendo, corre sozinho no mercado, sem qualquer tipo de concorrência. É por isso necessário que esteja sempre disposto a inovar e a apresentar novidades a cada versão, mesmo com a dificuldade de não ter por onde se comparar.

NHL 19 não só fez isso, como discretamente mudou de direcção, com o World of Chel, uma arrojada e nova estrutura online, que acaba por demonstrar que foi escolhido um caminho para o futuro para a franquia. A edição deste ano encoraja declaradamente os jogadores a entrarem na competição online, num sistema incrivelmente bem pensado, e que irá fazer com que os apaixonados da modalidade norte-americana queiram jogar mais e mais.

NHL 19 | Official Reveal Trailer

Mas para funcionar, a própria jogabilidade teria de ser afinada para esse contexto, algo que a EA Sports percebeu, e respondeu da melhor maneira possível, aumentando a velocidade do jogo de forma a ser mais competitivo, emocionante e aberto a todos os graus de conhecimento do desporto. O passe está também mais real, porém mais difícil de executar, o que torna o jogo mais dividido e dinâmico, levando a que o puck esteja constantemente perto das balizas, e sempre com as equipas a um ritmo frenético.

No entanto, não existem melhorias significantes ao nível da Inteligência Artificial. Tirando um ou outro aspecto, o comportamento não difere muito da edição anterior, e continua a apresentar alguns problemas em antecipar a jogada, piorando quando existe lag na partida e há uma necessidade urgente de trocarmos para o jogador certo. Ainda assim, nada que possamos considerar como impeditivo para a diversão que tiramos do jogo.

Sim, NHL 19 é entusiasmante, especialmente se for jogado online, até porque a variedade de modos oferece alternativas para todos os gostos. Podem contar com o regresso do Threes, um modo de três-para-três que já havia sido implementado com relativo sucesso no passado; o ES Sports Hockey League, onde os jogadores se podem juntar a clubes e disputar partidas rankeadas de seis-para-seis; aos quais se juntam o NHL Pro-Am, um modo treino; e NHL Ones, como uma abordagem mais a solo.

NHL 19 | Launch Trailer

Como já tinha referido, é nos modos online que NHL 19 brilha, e por ser um desporto agressivo, também esse espírito competitivo passa para o jogo em si, contudo de uma maneira saudável, já que o que muitas vezes consegue é elevar a concentração ao máximo, e exigir o melhor que podemos dar. Cada oportunidade desperdiçada, cada situação de contra-ataque, e cada adversário atirado com violência ao gelo e aos limites do ringue, tem o condão de despertar uma entrega emocional ao jogo, e que nos satisfaz de uma forma difícil de explicar.

Todavia, apesar de NHL 19 se focar particularmente na parte online, a progressão no jogo não escolhe modos, e cada partida jogada é recompensada com pontos de experiência, que à subida de cada nível oferece uma loot crate com itens para podermos personalizar os jogadores. Um sistema de progressão eficaz, com o bónus – extremamente raro nos dias de hoje – de para já, não conter micro-transacções.

NHL 19 pode ser um jogo sobre um desporto com um público praticamente inexistente em Portugal, no entanto, até quem está a ter o primeiro contacto com a modalidade consegue gostar e divertir-se sem precisar conhecer uma única regra sequer. Isso acontece graças à dinâmica muito peculiar do Hóquei no Gelo, e que se encontra aqui muitíssimo bem simulada.

4.0

Sim

  • O jogo continua com velocidade
  • Partidas bastante competitivas
  • World of Chel foi uma excelente implementação

Não

  • Público praticamente inexistente em Portugal
  • Inteligência Artificial poderia estar melhor
Author Nuno Mendes
Published
Views 204