A pergunta que se impõe é: Como está a força do futebol?! Ora pois bem, podemos dizer que está no seu auge. É claro que estamos a falar de PES 2019, que tem como mote este ano The Power of Football, mas a primeira coisa que este slogan me faz pensar é: o poder do FOX Engine. Isto porque é, de facto, o último ano deste motor de jogo que nos fez vibrar em Metal Gear Solid V e que foi usado durante os últimos anos pela Konami em Pro Evolution Soccer. No entanto é neste ano de 2019 que o vemos a trabalhar em toda a sua glória. A Konami desistiu da ideia de fazer para as duas gerações e focar-se apenas na PS4 e PS4 PRO e na Xbox One e Xbox One X, e digo estas quatro consolas por uma razão, os jogadores que tiverem uma televisão 4K com HDR vão sentir a qualidade gráfica que tanto na PS4 PRO como na Xbox One X são capazes de conferir ao jogo.

PES 2019 Launch Trailer

Quando falámos com Kei Masuda-san na Producer Tour que passou por Lisboa, pela Cidade do Futebol para ser mais preciso, o Produtor assistente explicou-nos como os detalhes foram trabalhados para esta nova geração, com o ambiente do estádio a ser refinado, com os adeptos a serem pela primeira vez renderizados através de modelos 3D, tendo acções mais modernas, como tirar fotografias ou selfies, e sendo também mais diversos e espontâneos. Mas isso é apenas um detalhe, as várias viagens dos developers aos locais dos estádios e as suas imediações fizeram também com que as entradas do jogo a demonstrar a magnitude dos estádios, faz-nos sentir mais perto da realidade. Para além disso o novo software utilizado, o Enlightment faz com que essa realidade aumente, pois os ciclos de dia/noite sentem-se com os efeitos de luz a mudarem durante as partidas perante a estrutura do estádios, as sombras, a luz nos jogadores, relvado, etc.

Continuando a falar desta componente gráfica, facilmente percebemos que tanto a fluidez dos jogadores e as suas movimentações estão muito melhores, a forma como esvoaçam as camisolas, da interação dos jogadores, do contacto físico, das quedas no relvado, está tudo mais refinado, especialmente se utilizarem a camera que simula uma transmissão de televisão, onde até faz impressão a proximidade com a realidade.

Truques e Dicas na BTV – S07 EP10 – PES 2019

Já devem ter reparado que já utilizei a palavra realidade umas quantas vezes, e acho que talvez tenha sido esse o foco da Konami para este PES. Talvez por isso a tentativa de incluir o maior número de ligas licenciadas, o maior de sempre, depois de ter perdido as competições europeias para o seu rival FIFA. Afinal é possível o PES está quase totalmente licenciado, vamos poder contar com o campeonato argentino, brasileiro, turco, escocês, russo, dinamarquês, belga, chileno e o português. Ficam só a faltar o campeonato inglês, espanhol e italiano, sendo que várias equipas estão licenciadas à partida, mas que este ano, e aqui apenas nas consolas da PlayStation, vão poder facilmente inserir option files para ficarem com todos os equipamentos, nomes e emblemas certinhos como se nada se passasse. De referir que desde o seu lançamento já foi criado o primeiro Data Pack que inclui todas as transferências até à data. Ainda falando de realidade, a inserção da ICC, a International Champions Cup é mais uma razão, na Master League vão começar logo a participar neste torneio, com a possibilidade de ganhar uns cobres preciosos para fazer mais umas compras de jogadores.

PRO EVOLUTION SOCCER 2019 20180828185819

Antes de irmos aos modos de jogo e às suas novidades, vamos falar de jogabilidade, que eu sei que vocês estão todos à espera disso. Para quem jogou a Demo, dizer que está melhor do que isso, e isso por si só é bom, as animações dos jogadores e o seu movimento em 360º parece muito natural e correspondente perante o nível de fadiga, que é um conceito introduzido este ano. nota-se quando os jogadores estão cansados e já não conseguem fazer piques, também se nota isso mesmo, nos jogadores mais velhos ou mais pesados, para além dos efeitos que o terreno de jogo pode ter, com a chuva sente-se o relvado mais pesado e mais difícil de controlar a bola. Foram adicionadas várias animações novas aos jogadores, com toques de primeira, passes a olhar para o lado, ou os novos remates apelidados de dipping shots, vão demonstrar vários movimentos novos nos nossos jogadores e mais uma vez mais próximos da realidade. Também a física da bola foi afinada, sentindo o efeito que os jogadores dão na bola e adaptação do corpo dos jogadores para executar os passes ou os remates.

PES 2019 – A Day With David Beckham

Vamos então falar dos modos de jogo, que não serão desconhecidos para todos os fãs de PES, comecemos pela famosa Master League, quer comecem com uma equipa oficial, quer seja com a clássica equipa de desconhecidos, com Castoro como uma das suas estrelas, percebemos rapidamente que a ML tem novas animações, novas cut scenes e um novo menu mais afável e acessível. Existem mais notícias, com o desenvolvimento dos jogadores e as suas relações como foco principal, o desenvolvimento da equipa na sua performance e crescimento é mais notório, existem mais negociações, e mais hipóteses de gerir o nosso plantel, sejam com as renovações ou com os empréstimos, mas também com a aquisição de jogadores por via de empréstimo e futura compra. Logo ao início temos a primeira novidade, a International Champions Cup é logo à cabeça a primeira competição oficial a que vamos ter acesso, com todo o grafismo oficial. O que mais notámos na Master League é que agora temos que gerir o nosso clube de uma forma mais atenta e perspicaz, especialmente se jogarmos no modo mais desafiante, o que torna tudo mais interessante.

PRO EVOLUTION SOCCER 2019 20180830172515

Para além da Master League existem é claro os modos mais tradicionais, o de apenas competir numa das ligas presentes no jogo, numa das taças, em partidas de amigáveis ou em Co-Op até 3 jogadores. Continuamos a ter a opção de fazer jogos com equipas criadas aleatoriamente, tal como acontecia no passado, treinar as nossas habilidades, disputar jogos online para ranking ou não, as divisões online onde vamos ter de subir perante cada uma delas ao acumular pontos numa série de 10 jogos e ainda o Rumo ao Estrelato. Neste último vamos mais uma vez, criar a nossa própria personagem, ou utilizar uma já existente, se preferirem, para tentar ser o melhor jogador do mundo. Aqui o jogo muda de figura, vamos ter de lutar por um lugar e ter muita paciencia para ganhar o nosso momento de brilhar. Comandando apenas o nosso jogador, vamos ter de andar a pedir a bola e a desmarcarmo-nos muitas vezes de forma a tornar a nossa utilização viável e aproveitarmos esse momento da melhor forma possível. Os menús neste modo são muito semelhantes, apenas temos que gerir o treino que queremos para o nosso jogador, as habilidades que queremos aprender, depois podemos também mexer na nossa aparência e é claro pedir transferência para outro clube, tentar novo voos, etc.

PES 2019 myClub Trailer

Falemos então do myClub, também aqui os menús estão mais acessíveis e apetecíveis, agrupados por separadores, onde temos o jogo, coma a atualidade, os torneios em que nos podemos inscrever para ganhar recompensas, o emparelhamento nivelado, o myClub co-op, jogar apenas como treinador, apenas contra o computador ou amigável numa sala de jogo. Na casa do clube é onde vamos gerir a nossa equipa, a nossa táctica, o poder da equipa, é onde vamos também gerir os jogadores e dar treinos para os melhorar. No contrato vamos ter os agentes especiais que vão variando consoante as semanas, recrutar através de olheiros, contratar um novo treinador, contratar um jogador por empréstimo ou trocar um jogador duplicado por outro, sendo esta uma das novidades do modo. O histórico guarda o teu registo seja na Pes League semanal, seja o ranking, etc, e depois os extras onde podes alterar o nome do teu clube, copiar o design, reiniciar a equipa ou gravar os dados da equipa. Todo o visual de receber os jogadores foi alterado, agora sem a roleta das bolas, mas com um grafismo muito mais moderno e giro de ficar a conhecer o jogador que nos calhou em sorte, para além do grafismo das cartas. Como sempre os jogadores em alta vão ter um desempenho melhor, caso a sua performance na vida real assim também o indique. Fora isso, o myClub continua a ser um modo viciante, e ainda mais se for jogado em co-op.

PRO EVOLUTION SOCCER 2019 LIGA NOS

PES 2019 atinge assim o seu pico, com o último a ser trabalhado no FOX Engine, com todos os esforços nesse sentido para que faça jus a esse motor, e por isso apenas desenvolvido para as consolas desta geração e para o PC, introduziu, especialmente a nível gráfico e de animações, uma melhoria e fluidez, com o mesmo divertimento que facilmente consegue dar ao jogador essa sensação mais “arcade“, se quiserem, mas com uma tentativa de uma abordagem muito realista que é transposta em todos os pormenores que envolvem o ambiente, a reprodução dos jogadores, das ligas, dos estádios, dos adeptos, parecendo que estamos a ver uma transmissão televisiva. De destacar o esforço da Konami a conseguir as licenças dos vários campeonatos, algo que nunca tinha acontecido de forma tão expressiva, dando um pouco razão à minha teoria, que por vezes é possível fazer mais e melhor. Para além da importância que tem, pela primeira vez, o nosso campeonato nacional estar representado de referir também o facto de continuar a ter os comentários na nossa língua com as vozes de Luís Freitas Lobo e também Pedro Sousa, com também estes a ter novas linhas de raciocínio e parecerem bem mais ligados ao jogo. PES 2019 arrancou a época mais cedo, e talvez isso lhe faça ganhar terreno nessa luta sempre titânica e nessa rivalidade tão saudável que existe com o FIFA, resta saber como vai acabar mais uma época desportiva.

4.5

Sim

  • A presença da Liga NOS totalmente licenciada e com o estádio Alvalade XXI
  • Comentários em português com Pedro Sousa e Luís Freitas Lobo
  • Novas animações, refinamento dos menús e do ambiente em redor do jogo

Não

  • Apesar de todas as ligas europeias, perdeu as competições europeias de clubes
  • Alguma dificuldade nas partidas online, com o LAG ainda a acontecer
  • As fintas por vezes são demasiado complicadas de executar com o uso dos dois analógicos
Published
Views 321