Como todos sabemos existem diversos jogos que são especialmente responsáveis pela venda de consolas, e uma franquia que faz isso já há bastantes anos é a de Pokémon. Os diversos jogos que têm saído são sempre um enorme sucesso e a Nintendo agradece. A verdade é que os jogos de Pokémon confundem-se diversas vezes com a marca Nintendo, visto que estes têm saído em exclusivo para diversas consolas da marca.

Pokémon Ultra Sun & Ultra Moon saiu a 17 de Novembro deste ano e é uma espécie de versão definitiva de Pokémon Sun & Moon que saiu em Outubro do ano passado. Algo que não é novo na série, pois tem sido costume os jogos de Pokémon passado algum tempo do seu lançamento receberem uma nova versão com algumas adições.

No caso de Pokémon Ultra Sun & Ultra Moon existe uma diferença que é rapidamente notada em relação ao anterior, falamos dos personagens que vão entrando na nossa aventura. Muitos dos anteriores continuam, mas alguns foram adicionados, fazendo por isso que a história siga um rumo um pouco diferente da versão anterior. Consegue-se notar isso rapidamente por diversos motivos: desde logo os diálogos não estão exactamente iguais; assim como alguns episódios que nos surgem durante a nossa aventura. O jogo continua a passar-se em Alola, com as suas variadas ilhas e a sua inspiração no Havaí. Estas são em tudo semelhantes ao jogo anterior, excepto em algumas surpresas que os jogadores que conhecem bem o jogo anterior se vão aperceber. Necrozma será desta vez o centro do jogo, e este pokémon tem a fantástica habilidade de roubar luz, conforme o jogo que jogarem ele estará ligado a Lunala ou Solgaleo.

O melhoramento da IA nos combates, é outra das principais novidades. O jogo ficou mais difícil (não muito), mas consegue ser suficiente para melhorar bastante a experiência do jogador. Algo novo que também foi adicionado nesta versão, é a possibilidade de tirar fotos com os nossos Pokémon, isto porque foi adicionada o Alola Photoclub, onde poderão usar do vosso poder de fotógrafos e conseguir aquelas imagens incríveis que sempre quiseram ter. Como é óbvio e previsível, foram também adicionados novos Pokémons, o que é sempre agradável de saber, não fosse este também um jogo de coleccionadores.

Existe uma nova missão que se trata de apanhar determinados cartazes que estão espalhados pelas ilhas, a cada 20 cartazes podemos trocá-los por Pokemóns. E sem querer estragar a surpresa, aconselho vivamente a tentarem concluir esta missão, pois se conseguirem os 100 cartazes serão 5 Pokémons bastante especiais que vão poder receber.

Quanto a mini-jogos, também temos novidades, destacando-se os Ultra Wormholes: onde se usa o sensor de movimento da 3DS, para conseguirmos controlar o nosso personagem, sendo necessário ir movimentando a consola (e na verdade não é das coisas mais fáceis de se conseguir). Um jogo que é muito mais divertido, não estivéssemos nós num cenário “Havaiano”, é a possibilidade de surfar, e isso acontece em cima de um Mantine, uma vez que as nossas viagens são sempre de uma ilha para outra, e aqui podemos ganhar pontos que depois trocamos por alguns itens, tudo isto consegue ser feito com uma experiência fácil e divertida.

No aspecto gráfico, tal como o jogo anterior, este último apresenta o melhor que podem encontrar nos jogos da Nintendo 3DS. Diria que usa o hardware da consola como poucos jogos o fizeram até hoje. Ocorrem por vezes alguns breaks durante o jogo, mas são bastante raros. Quanto à banda sonora e os diversos sons do jogo, acompanham a qualidade gráfica, estando muito bem escolhidos e ajudando a entrar no espírito do jogo.

Pokémon Ultra Sun & Ultra Moon é facilmente o melhor jogo de Pokémon até hoje criado para a família da Nintendo 3DS. Tem muito do que os jogadores podem desejar e apresenta uma história reforçada com inúmeros desafios, para não falar no pós-game que permite que os jogadores desfrutem de toda a componente competitiva. Para quem não tem Pokémon Sun & Moon, este é definitivamente um jogo obrigatório caso sejam fãs de Pokémon, no caso de possuírem o título anterior, o melhor é mesmo testá-lo, e se corresponder às vossas expectativas, então não hesitem em adquiri-lo.

4.5

Sim

  • O melhor jogo de Pokémon da família 3DS
  • A adição de mini-jogos foi excelente
  • Graficamente continua brilhante para uma NIntendo 3DS
  • Os novos personagens melhoraram a historia

Não

  • Os Ultra Wormholes podiam ter uma melhor jogabilidade
  • Para quem jogou o anterior, este continua a ter imensas semelhanças
Published
Categories Análises Nintendo
Views 382