Estes mesmo jogo chegou finalmente à Nintendo Switch após dois anos de ter sido lançado para a Wii U. Posso dizer que foi tão bom poder jogar Pokken Tornament DX quando estava nos transportes públicos.

Já estava na hora da Nintendo Switch receber os Pokemons para deliciar os seus fãs neste jogo que foi revolucionário no que toca a esta série infantil. Para quem desconhece este título, Pokkén Tournament DX é um jogo totalmente diferente aos que já foram criados para as consolas portáteis da marca nipónica. Este é um jogo típico de luta, mas com Pokemons. Num motor bastante familiarizado no mundos dos video-jogos de luta, Pokken utiliza o mesmo motor de Tekken,  o que torna a jogabilidade deste jogo bastante interessante e diferente daquilo que a Nintendo nos tem habituado. Vais controlar todos os movimentos dos Pokemons numa arena em que o objectivo é vencer o teu adversário em combates cheios de acção e efeitos especiais alucinantes.

A lista de Pokemons que podes escolher não é tão vasta quando comparada com a lista de outros jogos de luta actuais, mas vais conseguir encontrar um que te preencha as medidas. Ora vê:

Apesar de terem o seu tipo natural (fogo, água, luta, erva, etc), cada um tem igualmente um estilo de luta. Que são:

  • Power – Pokemons poderosos usam a força bruta para causar dano ao adversário. Estes Pokemons têm uma grande desvantagem, são bem mais lentos que os outros.
  • Technical – Têm a especialidade de ataque de longo alcance mas fracos em “close combat”
  • Speed – O forte destes pokemons, como o nome indica, é a sua grande velocidade, mas esta é a “classe” é a mais fraca de todas.
  • Standard – Este é o estilo de luta mais equilibrado, caso não saibas que Pokemon escolher, escolhe um deste tipo, não te vai desiludir.

Como já referi no início desta análise, a jogabilidade de Pokken Tournament DX é semelhante à de Tekken, usa a filosofia de combos para derrotar os oponentes, mas é claro que os ataques característicos destes monstros fazem parte da lista de truques que podem ser executados. Tal como havia na versão da Wii U, tens os ataques Synergy Burst, que começa com a libertação de um grande poder e que de seguida podes invocar um ataque especial que causa mais dano que os outros tipos de ataque. Vais também escolher uma equipa de suporte para te ajudar a saíres vitorioso da arena. Cada equipa de suporte é constituída por dois pokemons que têm habilidades diferentes e neste aspecto podes criar uma táctica à tua maneira. É nestes pequenos pormenores que este jogo se torna super interessante.

Combates locais, combates online, desafios diários, combates em equipa são alguns dos modos que podes encontrar mas o que merece verdadeiramente destaque é o Ferrum League, que é o núcleo do jogo. No início deste modo tens de escolher o teu companheiro Pokemon para seres o melhor. Quando finalizas um combate ganhas experiência, e por cada nível que sobes, podes atribuir um ponto em quatro atributos, Power, Defense, Sinergy e Tecnical. Com este atributos podes “moldar” o teu Pokemon à tua maneira de lutar. Outro prémio que ganhas após os combates é o Pokemon Gold (PG) que serve para personalizares o teu avatar, com roupa, cabelos, acessórios e coisas do género. E é também na Ferrum League que existe outra novidade, o painel de missões (Missions Panel) que são desafios que nos são propostos, que quando os terminamos recebemos PG e outro tipo de bónus.

Passando à parte mais técnica deste jogo da Nintendo conta com uns gráficos simplesmente fantásticos. As animações dos ataques estão num nível de topo. As custscenes não são muitas, é uma realidade, mas as que vais ver têm um detalhe único. Os efeitos sonoros dentro da arena dão um pequeno toque que aumenta o requinte deste título da Bandai Namco.

Podes concluir que este jogo foi feito para ser jogado em multi-player, porque vai ser mais desafiante e trazer ainda mais diversão. Os combates estão repletos de acção e são alucinantes, com uns gráficos fantásticos e a jogabilidade táctica e diferente dos habituais jogos destas criaturas, vais perceber que no geral temos um jogo espectacular que junta dois mundos distantes, o de Pokemon e os jogos de luta. Apesar já tenha saído para a Wii U, já fazia falta um jogo deste calibre numa consola portátil. Um excelente jogo para miúdos e graúdos.

 

4.0

Sim

  • Gráficos e efeitos especiais muito bem trabalhados.
  • Um jogo divertido e cheio de acção para toda a família.
  • A possibilidade de o jogar em qualquer lado.

Não

  • Podia existir uma narrativa mais elaborada.
  • Não se percebe a escolha de certos Pokemons.
  • O modo Ferrum League torna-se um pouco repetitivo.
Published
Categories Análises Nintendo
Views 604