Foi no dia 14 de Setembro que arrancou a nova época futebolista virtual, digo isto porque todos os anos, o mês de Setembro é sinal de um novo Pro Evolution Soccer (PES) e um novo FIFA, gerando a recorrente discussão sobre qual será o melhor.

Nesta análise não pretendo convencer ninguém de qual o melhor jogo este ano, mas sim dar uma opinião sincera do que senti a jogar PES 2018. E posso já dizer que, desde 2006, ano de lançamento do mítico PES 6 (provavelmente o PES que se tornou unânime entre todos os fãs de futebol) não tinha tanto gozo jogar um PES. Posso mesmo afirmar sem quaisquer problemas que este é o melhor Pro Evolution Soccer de sempre.

Mas vamos lá justificar esta afirmação que provavelmente já está a inflamar algumas cabecinhas! Para começar, dentro de campo a jogabilidade está incrível. Não está perfeita, pois não existem jogos perfeitos, mas a verdade é que os jogadores respondem muito bem aos controlos; os passes saem para onde queremos, não acontecendo aquela sensação de na tentativa de passar para um jogador, a bola ir para outro. Os passes em desmarcação, tanto pelo ar como pelo chão, estão bastante precisos, e quase que é possível imaginar a jogada na nossa cabeça para depois executar dentro de campo.

Outro dos momentos que nos dá um enorme prazer é a harmonia que a Konami conseguiu encontrar entre a simulação e o arcade, PES sempre trouxe algum júbilo por puxar pelo seu lado arcade, mas mantendo muito do que é a simulação de um jogo de futebol. As famosas fintas ainda são possíveis, assim como driblar 2 ou 3 defesas, deitar o guarda-redes no chão, só para fazer uma brincadeira final com a bola e finalizar a jogada com aquele requinte jocoso; constatando bem a expressão do vosso amigo. Contudo, Pro Evolution Soccer 2018 consegue trazer o melhor destes dois mundos: por um lado trás para campo aquela irreverencia que só os grandes génios da bola conseguiam fazer, e por outro, retrata fielmente a simulação devido à maneira como os jogadores se movimentam em campo; a maneira como os confrontos físicos acontecem; e as movimentações defensivas das equipas.

Se falei bastante da forma de atacar, vamos então falar dos pormenores defensivos (outro factor que me agradou bastante). PES 2018 é um jogo onde se torna fácil defender desde que tenhamos os jogadores bem colocados. É necessário ter cuidado para não dar espaços nem tirar os jogadores do lugar para não abrir buracos na defesa, e se conseguirem isso, então facilmente desarmam o adversário. Quero com isto dizer que, tirar a bola quando o adversário está em cima de nós é fácil, difícil é não abrirem espaços na defesa deslocando os jogadores para onde não devem. Embora mesmo quando isso acontece, nota-se que a IA tenta fazer a compensação com outro jogador. Todos estes pormenores não são difíceis de aprender e há ainda a componente táctica, que nos permite colocar os jogadores a marcar à zona ou a marcar homem a homem.

Partindo para a componente táctica, PES está com uma Inteligência Artificial (IA) acima da média. Nota-se claramente que os jogadores tentam cumprir as ordens de acordo com a táctica, no entanto, funciona para o lado bom como para o lado mau. Imaginem, meter a equipa a jogar num estilo tiki-taka mas depois dentro de campo decidem jogar em contra-ataque em vez de ter posse de bola, o resultado disso será o descalabro total, os jogadores não fazem as desmarcações que vocês querem, e parece que nunca temos os jogadores nos locais certos. É essencial que o jogador saiba o que quer e coloque mão à obra de modo a moldar a equipa a jogar como pretende.

Quanto aos modos de jogo, temos o mesmo do ano passado, mas com a adição da opção do CO-OP, que apareceu este ano. Com esta nova opção é possível fazer jogos de 2 vs 2 e 3 vs 3 em modo cooperativo com jogadores aleatórios, ou formar um clan e jogar contra outros jogadores pelo mundo fora. Uma excelente adição, e convém dizer que todos os modos suportam esta opção, desde o myClub até à PES League.

Algo que a Konami se tem esforçado imenso é em licenciar as várias equipas que o jogo possui, mas tem sido uma tarefa árdua. Por isso temos ainda diversos clubes que não estão licenciados, fazendo com que os seus equipamentos, assim como os nomes não estejam correctos (mesmo aqueles que estão na Champions League e na Liga Europa). É uma pena mas é o que temos. Felizmente, PES sempre teve excelentes editores, por isso já sabem que provavelmente terão de perder algum tempo e mudar pelo menos o nome das equipas para uma melhor compreensão na hora de escolher a equipa desejada.

Quanto aos jogadores da versão PC e PlayStation 4, têm uma opção mais interessante, trata-se do option file, o que significa que os jogadores destas versões podem através de uma espécie de MOD, alterar o seu jogo de maneira a meter o nome das equipas, equipamentos oficiais dos clubes, os rostos dos jogadores, chuteiras, alterar os estádios, entre muitas outras coisas. Infelizmente os jogadores da Xbox One não têm esta facilidade, visto que a Microsoft não deu permissões à Konami para inserir esta opção.

Antes de finalizar, não posso deixar de falar da versão PC que finalmente será similar à versão da PlayStation 4 e Xbox One. Uma melhoria bastante bem-vinda e que já era pedida pelos jogadores de PC há longos anos. Finalmente vamos ter PES no seu melhor nas principais plataformas.

PES 2018 é sem dúvida um excelente jogo. Nota-se uma enorme tentativa da Konami em corresponder a todos os melhoramentos pedidos dos fãs face ao ano anterior. E se considerarmos ainda as adições incluídas na versão de 2018, verificamos que PES 2018 é um forte candidato a melhor jogo de futebol desta nova época. Diversão, momentos de puro prazer e fantásticas jogadas não faltarão para quem é apaixonado por futebol, e por Pro Evolution Soccer, particularmente.

4.5

Sim

  • Excelente Jogablidade
  • Caras dos jogadores e equipamentos licenciados bastante pormenorizados
  • O myClub continua a oferecer diversão e longevidade
  • A Inteligência Artificial está refinada e melhorada

Não

  • Falta de licenças em algumas equipas, mesmo da Champions League e Liga Europa
Publicado
Visualizações 596