O mundo vive numa constante evolução, nada escapa a isso e o mundo dos video-jogos é a prova disso. Todos os anos somos brindados com novidades quer seja em jogos, hardware ou até conceitos. A Playstation é um excelente exemplo com o Playstation VR, onde ganhamos uma nova maneira de jogarmos em consola. O ultimo conceito revolucionário da marca é o Playlink. Para desmistificar um pouco esta palavra, Playlink, não é um jogo, também não é um dispositivo mas sim um conceito de jogar. Uma nova maneira de jogar localmente em família e/ou entre amigos.

Por vezes termos comandos para todos os elementos que querem jogar é bastante dispendioso, e é aqui que entra a novidade deste conceito de jogos sociais, todos podem jogar sem preocupações basta para isso ter um dispositivo móvel com Android ou iOS. De seguida é necessário ligar esse mesmo dispositivo à mesma rede em que a Playstation está ligada.

Saber é Poder | Disponível a 22 de novembro | PS4

Neste capítulo Saber é Poder é o rei da diversão, pode ser jogado até seis jogadores, como quase todos os jogos já analisados. O primeiro aspecto marcante em Saber é Poder é a voz do nosso anfitrião, o Max, que é “dada” por um ícone da TV portuguesa, o grande Herman José. Max é o apresentador deste jogo que testa os teus conhecimentos em várias vertentes, como musica, filmes, video-jogos, geografia, personalidades entre outras. Durante as várias horas de jogo nunca saiu nenhuma pergunta repetitiva, e posso dizer que eu, a minha família e amigos fizemos maratonas de Saber é Poder e fiquei espantado por não ter havido perguntas iguais. Outro lado positivo é o lado visual do jogo, que tem um layout bastante colorido e com umas personagens com um aspecto bastante divertido e muito ao estilo cartoon.

O jogo em si é muito fácil jogar, é feita uma questão e são nos dadas quatro hipóteses de respostas em que só uma está correcta. A pontuação é feita pelo facto de acertares e o tempo de resposta. Mas se pensas que é só assim, muito te enganas, pois os teus adversários podem lançar trunfos que vão atrasar o tempo de resposta, que pode ser vital para a tua vitória. Vais encontrar três grupos com três questões cada e dois desafios de ligação em que tens de ligar elementos de forma correcta.

Saber é Poder | Making-of | PS4

Nesta “versão” Gerações temos perguntas divididas por décadas, onde escolhemos a nossa favorita, entre 80’s, 90’s, 2000 ou 2010. Dentro de cada década, terão várias categorias – desde música, a filmes, desporto, entre outras – que poderão escolher da mesma forma, utilizando esta selecção como uma espécie de estratégia, caso conheçam os pontos fracos dos vossos adversários.

No momento de responderem às perguntas, terão a oportunidade de usar um pequeno trunfo – quer seja para vos beneficiar a vós próprios ou para prejudicarem um dos vossos adversários. O tempo de resposta é essencial e quanto mais rápidos forem, mais pontos ganham. Por isso preparem-se para terem de limpar gosma do ecrã do vosso telemóvel ou destrancarem cadeados para terem sequer acesso às opções de resposta. Nos desafios têm ainda uma ronda rápida, onde vão ter que responder o mais rápido possível a número seguido de perguntas para ganhar vantagem e avançar mais rápido na finalíssima ronda, isto é, a incrível e magnânima Pirâmide do Conhecimento. O que é preciso fazer nesta ronda final? Simples! Começamos no patamar que corresponde ao número de pontos que acumulámos e depois temos de tentar chegar ao topo o mais rápido possível.

Saber é Poder: Gerações | Já disponível! | PS4

Saber é Poder Gerações é ainda mais divertido do que aquilo que já conhecemos do jogo original, não só porque a interpretação de Herman José está ainda mais à vontade e divertida, mas também porque com perguntas de várias décadas é mais fácil juntar mais gente e ser mais abrangente naquelas jogatanas depois de boas jantaradas com amigos e família, e vai ser um “must have” nesta consoada.

4.0

Sim

  • Mais perguntas de mais décadas tornando-se mais abrangente
  • Um jogo de família e amigos fácil e rápido de jogar
  • É um prazer ter Herman José como apresentardor mais uma vez

Não

  • Valor um pouco elevado
  • Talvez pudesse ter mais modos
Published
Views 61

Deixa um comentário