Sonic Mania foi lançado em Agosto do o ano passado pela Sega e facilmente conquistou todos os seus fãs de longa data. Os fervorosos jogadores da Mega Drive entraram completamente em delírio, principalmente por continuar com a fórmula dos três primeiros jogos. O grafismo continuava praticamente idêntico aos jogos originais, a jogabilidade tornou-se ainda mais refinada, e os níveis que todos achavam conhecer traziam diversas surpresas e novidades.

Mas como é óbvio, não foram só os fãs de Sonic que ficaram agradados, porque muitos dos jogadores que nunca tinham tocado no ouriço azul ficaram impressionados. Este jogo de plataformas em 2D continuava após tantos anos a ser extremamente divertido, e a ter bastante qualidade. Sonic ilustra bem como os jogos por mais anos que tenham, se tiverem qualidade, são sempre incríveis. Sonic Mania teve tanto sucesso e as críticas foram tão positivas, que passado um ano desde o seu lançamento a Sega decidiu oferecer mais um brinde a todos os fãs, lançando Sonic Mania Plus.

Sonic Mania é um excelente cocktail do melhor que existia na primeira trilogia de Sonic, mas embora muitos pensem que isto é uma mistura dos jogos anteriores, não é bem isso que acontece. Apesar de contar com diversos níveis já conhecidos (alguns com bastantes modificações); também existem níveis totalmente novos. Isso acontece também com os Bosses que nos surgiam no fim dos níveis, e se alguns permanecem bastante parecidos, outros foram completamente retocados, e novos Bosses foram também adicionados. Sonic Mania apresenta uma nova história, no entanto o vilão de sempre, o Dr. Robotnik, mantém-se, e mais uma vez tenta fazer das suas, desta vez tentando usar a Phantom Ruby, para conseguir controlar o espaço temporal a seu bel-prazer.

Sonic Mania Plus – Official Trailer

Em Sonic Mania Plus os jogadores vão ter a possibilidade de jogar tudo aquilo que Sonic Mania oferecia e ainda mais uns extras. Juntam-se agora a Sonic, Tails, Knuckles dois novos personagens – Ray e Might – ficando o jogo com um total de 5 personagens jogáveis. Mas a principal novidade de Sonic Mania Plus é mesmo o Encore Mode, e neste modo vamos voltar ao modo história, mas com algumas alterações: o início começa com Sonic a voltar a Angel Island na posse do Phantom Ruby, aí encontra Ray e Might presos numa cápsula, e ao soltá-los terá de escolher com qual deles irá fazer uma dupla. Quando isso acontece aparece mais uma criação do Dr. Robotnik e rouba-lhes novamente o Phantom Ruby, e como consequência todos os robots malignos renascem, para desespero de Sonic e companhia.

A primeira alteração neste modo é fazermos parte de uma dupla, sendo que agora temos a possibilidade de ir trocando de personagem, e para isso temos um botão especifico. Podemos alterar o personagem a qualquer altura do nível, o que possibilita conseguirmos alcançar mais facilmente determinados locais. Mas se nesse aspecto o jogo fica mais fácil, existe outro que dificulta e muito a vossa vida, já que não existe a possibilidade de termos várias vidas, isto é, se o nosso personagem morrer, morreu. Mas antes que pensem que é impossível acabar o jogo assim, também posso revelar que foram adicionados novos monitores, agora além de obter argolas, escudos, velocidade também terão a possibilidade de ganhar novas personagens. Isso acontece com dois novos tipos de monitores, um que terá um ponto de interrogação e outro que terá um símbolo de trocar, e assim podem ir acumulando personagens, e mais precisamente, cinco no total (Sonic, Ray, Might, Tails e Knuckles), mas lembrem-se apenas duas estão activas de cada vez.

Outra das alterações está nas cores das texturas dos níveis, embora a ordem dos níveis seja bastante parecida com a do modo história original. É notável a alteração de algumas cores, assim como alguns locais dos níveis. Os locais onde apanhamos as argolas gigantes para entrarmos nos níveis especiais foram alterados, assim como os inimigos estão em locais diferentes e em maior número. Isto ajuda a que a experiência não se torne demasiado repetitiva, e ao mesmo tempo oferecendo algum conforto, visto que já conhecemos grande parte dos segredos destes locais.

Os modos de Time Attack e Competitive Mode que já existiam em Sonic Mania, continuam a fazer parte de Sonic Mania Plus, e no caso do primeiro modo o objectivo é completarem os vários níveis do jogo no menor tempo possível. Para isso tem as cinco personagens à escolha, mas cada uma tem o seu próprio Time Attack, ou seja, não podem tentar por exemplo bater o tempo de Sonic com Tails. Quanto ao modo Competition Mode, o objectivo é  competirmos com os nossos amigos, existindo a possibilidade de jogar até 4 jogadores, e cada um com o seu personagem favorito. Algo que vão notar é que, apesar de Sonic ser o icon máximo deste jogo, a verdade é que das vezes que joguei no Competition Mode, os outros levam um pouco de vantagem, e é fácil perceber porquê, já que Tails consegue voar por instantes, conseguindo chegar facilmente a locais para apanhar os monitores, apanhar argolas e até desviar-se de obstáculos; enquanto que Knuckles consegue planar e derrotar os inimigos no processo, além de também subir paredes. Quanto aos dois novos personagens: Ray consegue planar e Might não leva dano quando está em formato bola, mesmo que seja atingida por picos ou disparos dos inimigos.

Sonic Mania Adventures – All Episodes

A banda sonora continua com todas as músicas que são conhecidas da série, mas nota-se claramente que foram retocadas. A verdade é que todo o jogo foi melhorado para o deixar um pouco mais actual, e mesmo o grafismo continuando no seu estilo de 16 bit. Continua a ser incrivelmente bonito e com cores bastante vivas, algo que sempre fez parte de todos os jogos de Sonic.

Sonic Mania Plus é sem dúvida nenhuma o melhor jogo do Sonic lançado até hoje. Uma pérola que nenhum fã pode perder. Os dois novos personagens oferecem-nos novas possibilidades, e o Encore Mode abre ainda mais o leque de opções, oferecendo um desafio totalmente diferente do que os jogadores estavam habituados. Fiquei totalmente rendido, a Sega conseguiu sem dúvida nenhuma oferecer aos novos jogadores um jogo cheio de qualidade, e aos fãs mais fieis, um jogo cheio de nostalgia que sem dúvida nenhuma trará novas e boas sensações.

4.5

Sim

  • O modo Encore é uma mais valia, criando uma experiência diferente
  • Ray e Might oferecem uma nova maneira de jogar
  • A nostalgia que o jogo oferece é inimaginável

Não

  • O Competitive Mode deveria oferecer uma componente online
Published
Views 160