Blizzard é talvez uma das companhias que melhores RTS sabe desenvolver. É impossível esquecer títulos como Warcraft ou Starcraft, sendo claramente nomes que ficaram para a história dos RTS. Starcraft quase pode ser um caso de estudo, lançado em 1998 continua a ser ainda um jogo bastante jogado, muito por culpa da componente online.

Na semana de 13 de Agosto a Blizzard decidiu oferecer a todos os jogadores Starcraft na sua versão original, bastando para isso terem uma conta Battle.net e descarregarem o jogo. Corre numa resolução baixa, com formato 4:3 e com um grafismo totalmente datado, como é de prever e perfeitamente natural que assim seja.

Para quem achar que merece melhor e preferir um aspecto visual mais de acordo com os tempos actuais, tem a possibilidade de adquirir Starcraft Remastered e por um excelente preço, convém dizê-lo.  Ficando com a opção de jogar com texturas melhoradas, em widescreen e conservando a excelente jogabilidade que sempre foi característica deste jogo.

Continua a contar com o modo single player (modo história), e com o modo online, que em boa verdade será provavelmente o modo mais jogado. Quanto ao modo história, conta com 6 parcelas, isto é, conta com as 3 parcelas de história do jogo original (Humanos, Zergs e Protos) e ainda com as 3 parcelas da expansão Brood War onde também jogamos com os Humanos, Zergs e Protos.

E para quem nunca jogou a história original, será até útil para conhecerem melhor toda a origem do jogo e não ficarem apenas com o pequeno resumo disponibilizado por Starcraft 2. Será possível ver em pormenor como todos os acontecimentos decorreram e principalmente como Sarah Kerrigan ascendeu a Queen of Blades.

Mas vamos às novidades de Starcraft Remastered. Para começar, a possibilidade de terem os vossos saves na cloudo que permite que possam continuar a vossa jornada em qualquer lugar, bastando logarem com a vossa conta na Battle.net. Outra das boas novidades são os 13 idiomas disponíveis, e como acontece com Starcraft 2, os jogadores têm agora a possibilidade de jogarem com o Português do Brasil, por exemplo.

E já que estamos a falar de idiomas, podemos também adiantar que tanto os textos, como o áudio, foram igualmente remasterizados, significando por isso que sonoramente está bastante melhor, notando-se perfeitamente quando comparado com a versão original. Além disso, a narrativa também foi bastante aprimorada, oferecendo-nos melhores diálogos, levando a uma compreensão mais fácil de todos os pormenores que compõem a história original.

Se anteriormente falei dos gráficos, também não podia deixar de referir que Starcraft agora suporta 4K, uma implementação bastante positiva, pois se neste momento não existem muitos jogadores a jogar em 4K, a verdade é que futuramente irá acontecer com mais frequência, ficando assim já preparado para isso.

Quanto ao modo online, claro, é a cereja no topo do bolo, como seria de esperar. Este sempre foi o modo que os jogadores mais gostaram de Starcraft, e continua igual a si mesmo, com toda a diversão que o original nos trouxe, contudo agora com ranking. Isto significa batalhas mais justas e equilibradas entre jogadores.

Para concluir, Starcraft Remastered é, não só um jogo obrigatório para os fãs da serie, como também para todos os amantes de RTS que nunca tiveram a possibilidade de o jogar É hoje mais rico graficamente, tornando-o naturalmente mais interessante de ser jogado tantos anos depois. Pelo seu preço, vale a pena voltar a jogá-lo. Seguramente.

4.0

Sim

  • Grafismo extremamente melhorado
  • Audio e diálogos remasterizados

Não

  • Cutscenes não sofreram qualquer alteração
Published
Categories Análises Pc e Mac
Views 385