Wrestling faz parte da cultura norte americana que aumentou massivamente o número de pessoas que seguem este desporto ou, para alguns, espectáculo de entretenimento. Na ultima década o número desses seguidores aumentou consideravelmente na Europa. Portugal não foi excepção tanto que temos vindo a receber alguns espectáculos desta actividade. A World Wrestling Entertainment mais conhecida por WWE é a empresa mais conhecida em todo o mundo e tem um legado de fãs infindável. Honestamente e dando a minha opinião sincera a qualidade pode ter enfraquecido, já não há aqueles combates electrizantes com manobras mais impactantes e arriscadas que os espectadores ficam sem respirar até perceber que está tudo bem com o lutador.

Acompanhando o espectáculo vêm os jogos, todos os anos há sempre um novo titulo e este ano recebemos WWE 2k19. A capa deste ano é composta por o carismático AJ Style. Ao longo dos anos os jogos têm sofrido alterações consideráveis, mas penso que chegámos ao ponto de estagnação quando comparado com os últimos jogos.

WWE 2K19 – The Phenomenal One

WWE 2k19 é o mais recente jogo da franquia e foi desenvolvido pela Yuke e pela Visual Concepts. As novidades não são muitas, mas o visual dos menus são visíveis e honestamente são interessantes porque fogem ao que estamos habituados a ver nos jogos anteriores, para além de estar muito bem concebido.

No que diz respeito aos modos que podemos encontrar não existem grandes novidades. A novidade mais marcante é o regresso do modo de Showcase, que para quem não o conhece é um modo onde podes vestir a pele de um determinado lutador e conhecer um pouco melhor a sua história desde o início na sua carreira na WWE até aos dias actuais. No regresso do Showcase a estrela escolhida foi Daniel Bryan, para quem não o conhece foi um lutador que quando chegou ao auge da sua carreira, uma lesão fê-lo parar de lutar, o que para milhares de fãs foi um balde de água fria, porque Daniel Bryan cativou ao longo da sua carreira um legado de fãs sem fins. Por esta explicação penso que seja o principal motivo para esta escolha, mas sinceramente acho que para o regresso do modo Showcase haveria uma lista enorme de lutadores com uma história bem mais interessante.

Passando agora para o modo que a meu ver é o que faz render o jogo, o modo My Career. Este ano melhorou bastante a narrativa e a forma como se desenvolve a carreira do teu lutador. Quem nunca teve a oportunidade de jogar WWE, principalmente os últimos jogos, o modo My Career é nada mais nada menos uma história passada pela personagem que tu crias. No inicio quando estás no processo de criação as escolhas são muito limitadas, mas com o avanço na história irás poder adquirir novos equipamentos e outros elementos decorativos. No que diz respeito ao nível anatómico do teu lutador podes (com muita paciência) fazeres uma cópia de ti mesmo. A história baseia-se na evolução do teu personagem passando de uma empresa independente de Wrestling chamada BCW até ao chegares ao Universo WWE. Durante esse caminho terás muitos combates que grande parte deles tens determinados requisitos para conseguires vencer como dares um murro ao adversário num determinado local na arena. Estas “missões” obrigatórias já aconteciam nos jogos anteriores por isso não é nenhuma novidade para que tem acompanhado os outros.

WWE 2K19 MyCAREER Trailer

Ainda neste modo há um ponto que está muito bom e que de certa maneira torna-o desafiante. Estou a falar do modo de evolução da tua personagem, este processo é feito através de várias Skill Trees cada uma delas resume-se a vários tipos de atributos, como ao teu ataque, resistência, técnica, o tipo de personalidade entre outros. Os pontos que que usas para evoluíres ganhas mediante a passagem de nível do teu lutador. Durante o processo de evolução também podes conquistar nova manobras para usares contra os teus adversários. Para além de conseguires obter estas manobras via skill tree podes desbloqueá-las através de Loot Packs que é uma novidade. Nestes Packs podes encontrar novas roupas, movimentos, emotes e entradas.

Em relação aos outros modos do jogo não sofreram alterações contamos com uma lista com cerca de 250 lutadores, mas que alguns são versões diferentes da mesma Superstar. Por exemplo Sting tem quatro versões de si mesmo.

Graficamente não se notam grandes diferenças, mas a qualidade é bastante boa recriando os lutadores o melhor possível e igualmente os seus movimentos característicos. Os efeitos visuais estão melhores não havendo tantos daqueles glitches que estamos habituados a ver.

A banda sonora é extensa e muito variável, isto é, com muitos tipos de música, mas todos bastante rítmicos. As musicas são ouvidas no menus de selecção, durante os combates só se ouve os relatos dos comentadores, as ovações do publico e claro as pancadas e quedas dos lutadores em geral, os efeitos estão mesmo muito bons. Mas neste aspecto o melhor é as vozes dos NPC’s, que são as vozes reais dos lutadores.

WWE 2K19 Rey Mysterio Pre-order Trailer

A jogabilidade do WWE 2k19 é muito semelhante aos anteriores, as combinações são as mesmas tal como os botões. Tal como os jogos já existentes nota-se o esforço de tornar o jogo cada vez mais de simulação, mas que honestamente ainda há um longo trabalho para isso acontecer. Um dos pontos que levou criticas de grande parte dos jogadores ainda persiste, estou a mencionar o Reversal, sentes que ainda não funciona muito bem, carregas na altura certa e nada acontece, e isso pode ser fundamental para a vitória. Para quem nunca jogou os jogos da saga WWE 2k vai ter muitas dificuldades para saber como jogar, pois não há nenhum tutorial para aprender os botões.

Como se pode verificar pelo que foi escrito é fácil perceber que a essência se mantém, com muito poucas novidades de um modo geral. Sem dúvida que o modo de jogo que vais perder mais tempo é o My Career Mode que está brilhante. Contudo é um jogo que não é para todos os jogadores, é mais para quem é adepto desta modalidade.

3.5

Sim

  • O modo My Career está brilhante e muito equilibrado.
  • A lista de lutadores e cintos extensa.

Não

  • Sem grandes novidades.
  • Má escolha na Superstar do Showcase.
Published
Views 44

Deixa um comentário