Bem toda a gente acho que sabe a minha opinião sobre remasterizações, especialmente quando elas não são remakes, isto é, ou trazem algo de realmente novo ou têm pertinência na história dos videojogos ou não faz muito sentido, neste caso, fez e faz todo o sentido, e vou até mais longe, é um exclusivo da PlayStation que acaba por ser muito importante no catálogo deste ano da Sony.

Muita gente não sabe, nem reparou, mas Yakuza Kiwami 2 é um remake. E logo aí ficamos a ganhar, porque é pensado para os dias de hoje, adaptado para tal, e facilmente os mais novos nem vão notar que é um remake de um jogo da PS2 que foi lançando em 2006, há 12 anos atrás. Assim, toda a história e inspiração vem de Yakuza 2 com uma cara totalmente nova,num novo engine, o mesma que deu vida a Yakuza 6. Aqui Kiryu está a começar uma vida tranquila com Haruka, mas como nada na vida dele é fácil, rapidamente Kiryu se vê envolvido com mais um grande golpe contra o Tojo Clan.

Yakuza Kiwami 2 – Story Trailer | PS4

A grande diferença aqui para os recentes jogos da saga lançados no ocidente, Kiryu, o nosso herói de punhos cerrados não entra em pancadaria e em confusões por que quer, mas sim por conta do ódio que Ryuji Goda tem por ele. Então o grande vilão quer, de todas as formas, acabar com Kiryu. Assim, começa uma nova história, mesmo para quem já jogou Yakuza 2, pois Kiwami 2 vem cheio de novidades.

Além de uma história original envolvendo o nosso querido Goro Majima, onde ele é um personagem jogável novamente, também temos mais histórias paralelas e eventos no mapa. A história acontece em Kamurocho e Sotenbori. Para quem jogou Yakuza 0, Sotenbori é uma cidade onde jogámos boa parte da campanha com Majima.

Yakuza Kiwami 2 – Forbidden Romance Trailer | PS4

Yakuza é super conhecido pelos seus mini-jogos e, é claro, este não é excepção, temos o Club Sega, com jogos do estúdio, como Virtua Fighter, mas temos diversas outras atividades, o mini jogo de baseball, de golfe, de dardos, mahjong, poker, e até um estúdio de fotografias, assim mais… kinky vá…

A Sega até trouxe de volta o mini jogo de gerirmos um cabaret, o famoso mini jogo que se estreou em Yakuza 0, como parte da história de Majima. Mas agora é com Kiryu que ficou essa responsabilidade. Além disso, o sistema de clan de Yakuza 6 foi modificado e transformado no Majima Construction. Como faz parte da história, não vou dar detalhes deste mini game, apenas digo que vale muito a pena e partilhamos este vídeo…

Yakuza Kiwami 2 – Majima Construction Anthem | PS4

Contudo, Majima brilha mesmo é na sua própria história. Quase que um jogo novo em formato de episódios, ou um DLC embutido no pacote normal do jogo. Logo que concluímos determinadas tarefas na campanha com Kiryu, novos capítulos da história de Majima são desbloqueados, o que nos vai permitir ficar a saber como foi que Majima saiu do Tojo Clan.

Por fim, para completar o remake, temos o visual. Criado no Dragon Engine, Yakuza Kiwami 2 traz os mesmos gráficos de Yakuza 6. É exactamente a mesma coisa do sexto jogo, o que por si só é óptimo, contudo, por se tratar de um título que foi lançado um ano depois do 6 no Japão, a SEGA poderia ter melhorado alguns detalhes neste aspecto.

Yakuza Kiwami 2 | Launch Trailer | PS4

A sensação é que a SEGA decidiu somente colocar as mesmas vozes do jogo do PS2 e 12 anos depois do original, sem dúvida que podiam ter refeito esse capítulo também.

Yakuza Kiwami 2 é um verdadeiro remake, e se o original já era pertinente, agora é obrigatório para os fãs e até para aqueles que só agora começam a pegar na série, especialmente com a promessa da SEGA de que vai refazer todos os jogos da saga.

4.5

Sim

  • Um remake com um novo motor
  • Todos os conteúdos e algumas novidades
  • Os mini-jogos são sempre excelentes nos jogos de Yakuza

Não

  • O aúdio dos diálogos poderia ter sido refeito
Published
Views 81