Embora já se vá começando a ouvir falar cada vez mais de Yo-Kai Watch por terras Lusas, a verdade é que nunca conseguiu atingir a popularidade que tem no oriente, e provavelmente por isso, os jogos chegam cá com um atraso significativo em relação aos seus lançamentos no Japão. Yo-Kai Watch Blasters: Red Cat Corps & White Dog Squad é apenas mais um dos exemplos que podemos ter, já que lançado em Julho de 2015 no Japão, chegou à Europa apenas a 7 de Setembro de 2018, ou seja, mais de três anos depois.

Quando jogamos qualquer um dos jogos de Yo-Kai Watch é importante termos em conta que estamos a falar de um jogo direccionado para o público mais infantil. Nesse sentido, é preciso ter diversos factores em consideração: os jogos serão fáceis para os jogadores mais velhos, e as histórias não são tão complexas e elaboradas. Como sabemos, as crianças e adolescentes normalmente preferem a acção , e que a aprendizagem seja fácil, sendo que é exactamente isso que Yo-Kai Watch Blasters: Red Cat Corps & White Dog Squad oferece.

Tal como tem acontecido nos jogos anteriores, a Level-5 estúdio, novamente ofereceu ao público duas versões dos seus jogos. As diferenças são mínimas, e neste caso temos Yo-Kai Watch Blasters: Red Cat Corps Yo-Kai Watch Blasters: White Dog Squad. A diferença inicial entre cada uma destas versão é basicamente o líder da equipa, e em Red Cat Corps, como é fácil imaginar, o líder será Jibanyan; já em White Dog Squad, o líder da equipa será Komosan. As outras diferenças prendem-se com alguns bosses e com alguns Yo-Kai, tudo o resto é exactamente igual nas duas versões do jogo.

YO-KAI WATCH BLASTERS – Launch Trailer – Nintendo 3DS

A história é muito simples: somos um grupo de Yo-Kai que tem como objectivo ajudar a nossa cidade e combater Yo-Kai vilões, no entanto, o grande problema deste fantástico grupo está no seu amedrontamento perante as situações, e também na sua péssima organização. Devido a isso, este grupo terá de aprender a ser eficiente e a melhorar bastante a sua organização, para isso contarão com a ajuda de diversos personagens que se juntarão na nossa base: um quartel general onde poderemos encontrar de tudo.

No início do jogo, começamos por aprender que tudo será introduzido de uma maneira leve e fácil. Temos a entrada onde temos o nosso carro, e que serve para irmos para as missões; o andar do ginásio que é essencial para melhorarmos os nossos Yo-Kai; e também a loja, onde podemos comprar e melhorar equipamentos. No andar seguinte é a nossa sala de estar, e é aqui que podemos alterar o nosso grupo escolhendo os Yo-Kai que partem em missão connosco. Noutro andar temos a sala de comando onde podemos encontrar o sargento Burly, sempre pronto para nos enviar em missões, e será ele que fará de nós um grupo respeitado e organizado, pronto a combater os vilões. No último andar teremos a máquina de jogos, “Crack-a-kai”, e aqui podemos jogar, com a possibilidade de nos saírem itens e objectos que nos poderão ser muito úteis nas missões.

A essência de Yo-Kai Watch Blasters está exactamente nas missões, e temos missões principais e missões secundárias. A tendência para coleccionar é uma das principais razões para o sucesso destes títulos da Level-5, e será nestas missões que vão conseguir lutar contra diversos Yo-Kai, onde por vezes existe a oportunidade de conseguir “resgatá-los” para o nosso grupo, e quando isso acontece, automaticamente ganhamos um medalhão na nossa caderneta a identificar o Yo-Kai correspondente. Como estamos a tratar de um RPG, os Yo-Kai têm diversos stats: o HP, Strength (força), Defense (defesa), Speed (velocidade), o spirit (espírito) e as skills (habilidades). Além disso, existem quatro tipos de Classes: o Fighter, o Healer, o Tank e o Ranger. Existe ainda o elemento forte do Yo-Kai, assim como o elemento a que ele é mais vulnerável. Por último temos o nível do Yo-Kai que podemos aumentar, assim como o seu Rank.

Os Yo-Kai contam ainda com quatro movimentos, sendo que geralmente um é de defesa, que tanto pode ser a defender-se, como a desviar-se; um ataque simples; um ataque mais poderoso; e por fim o Soultimate, que é essencialmente o ataque mais poderoso que cada Yo-Kai tem ao seu dispor.

YO-KAI WATCH BLASTERS: Red Cat Corps e White Dog Squad – Trailer de revelação (Nintendo 3DS)

Será com tudo isto em mente que devem criar a vossa equipa. Claro que para o público mais novo, poderá parecer um pouco confuso, mas na realidade tudo é fácil e simples de perceber. Todo o jogo está cheio de ajudas que facilitam a vida aos jogadores, e esse facilitismo é evidente até nas missões, onde mesmo em combate, se algum dos nossos companheiros morrer, pode ser ressuscitado, e podem também fugir do combate, fazendo com que a vossa barra de HP volte a subir progressivamente até voltarem à acção. Contudo, é necessário terem cuidado, já que as missões têm tempo limite, e se o esgotarem irão falhar o vosso objectivo.

Yo-Kai Watch Blasters consegue ser um jogo com bastante acção, e ao contrário dos outros jogos de Yo-Kai, aqui são vocês que comandam todas as operações do Yo-Kai do vosso grupo. Toda a acção é em tempo real, e tanto o momento do ataque, como o de se desviarem, ou até de fugirem, são vocês que estão no controlo, e parecendo que não, isso torna o jogo mais emotivo, oferecendo aos jogadores muito mais acção do que os outros RPG de Yo-Kai.

É bom lembrar que uma nova actualização do jogo já se encontra disponível, e além de algumas correcções, essa actualização vem com a nova expansão Moon Rabbit Crew, que além de ser totalmente gratuita, irá oferecer aos jogadores maior duração de jogo, isto porque acrescenta uma nova história, além de outras novidades e, obviamente, novos Yo-Kai.

Graficamente o jogo está muito bom, e no que toca à Nintendo 3DS, nota-se que conseguiu tirar total partido do potencial da consola, oferecendo aos jogadores um grafismo limpo, com muita cor e com detalhes bastante interessantes. Como é normal nestes jogos, o ecrã principal da consola é aquele onde se desenrola toda a acção, sendo o ecrã secundário para menus e escolhas.

Yo-Kai Watch Blasters é um excelente título para os mais pequenos, oferecendo a animação e e divertimento necessários nos títulos de Yo-Kai. Ao mesmo tempo, consegue trazer diversas horas de jogo, com uma componente RPG bastante interessante. Outro ponto forte está nas lutas serem totalmente em tempo real e serem vocês a comandar todas as operações, oferecendo assim uma nova escolha aos jogadores que possam ser fãs de Yo-Kai.

3.5

Sim

  • Missões simples e divertidas
  • A acção ser toda em tempo real
  • Graficamente tira total partido da Nintendo 3DS

Não

  • Historia bastante fraca
Published
Categories Análises Nintendo
Views 65

Deixa um comentário