Estávamos no ano de 1992 quando surgiu pela primeira vez o gordinho cor-de-rosa mais engraçado do mundo dos videojogos. Falamos, claro, de Kirby, um personagem criado por Masahiro Sakurai. A sua primeira aparição aconteceu com Kirby’s Dream Land, para a saudosa Nintendo, Game Boy. O sucesso foi tão estrondoso, que Kirby quase passou a ter anualmente um novo jogo e sempre para consolas da Nintendo. Tornou-se mesmo um símbolo Nintendo, não com o protagonismo de Super Mario, mas ainda assim conseguiu ganhar o seu próprio espaço, o número de vendas é uma prova.

No passado dia 6 de Julho chegou à Nintendo 3DS mais um jogo de Kirby, trata-se de Kirby’s Blowout Blast e mais uma vez desenvolvido pela HAL Laboratory. Podemos desde já dizer que é bastante curtinho, pelo menos a parte “normal” do jogo. Irão entender, mais à frente.

Kirby’s Blowout Blast é composto por 5 níveis e que se dividem depois em vários stages (uns com 4 e outros com 5 stages). O ultimo stage de cada nível será uma luta contra um boss. Durante os diversos stages temos moedas para apanhar e inimigos, fofinhos, bem ao jeito de Kirby. E claro, tudo antes do tempo limite concluir.

Quando acabam um stage, recebem uma estrela e esta pode ser de bronze, prata, ou ouro. Esta classificação é uma contagem de diversos pontos: uma delas é não receber dano (No Damage); a outra consiste em terminar num determinado tempo (Speed Clear); conseguir apanhar todas as moedas (All Coins), também faz parte da lista; e for fim, extinguir todos os inimigos (Enemies Defeated). Se conseguirem completar pelo menos 3 destes pontos, recebem então a bela estrela de ouro.

E para que servem as estrelas de ouro? Pois bem: sempre que acabam um nível com uma estrela de outro (finalizando todos os stages com o ouro), é desbloqueado um novo nível. Esse nível mais uma vez terá diversos stages. Ao todo, já com tudo desbloqueado, posso dizer-vos que irão ter para jogar 11 níveis. Mas para isso terão de mostrar a vossa capacidade e conseguir acabar os níveis “normais” em ouro.

Kirby’s Blowout Blast é o típico jogo de plataformas em 3D, onde Kirby tem a possibilidade de saltar, flutuar e sugar tanto objectos, como inimigos, que depois podem “cuspir” contra os vossos adversários. O jogo é super divertido e fluído. Por vezes pode ser um pouco repetitivo, mas é algo que se suporta bem devido à velocidade com que conseguimos finalizar os diversos stages.

 

Graficamente o jogo é bastante razoável, visto que corre numa Nintendo 3DS. As câmaras do jogo estão bastante bem colocadas para um jogo em 3D, nunca nos perturbando, nem colocando o nosso personagem em ângulos sem nexo. Já os sons são bastante simples, mas a banda sonora está muito bem conseguida, empolgando-nos a cada momento.

Por fim, não podia deixar de falar dos amiibos, onde podem usá-los diversificadamente no mundo do Kirby. Isto é: King Dedede, Waddle Dee, Meta Knight e claro o nosso herói Kirby. Ao usar os diversos amiibos vão receber diversas estátuas espalhadas pelo Plaza – local onde iniciam o jogo e onde podem entrar nos diversos níveis.

Concluindo, Kirby’s Blowout Blast é essencialmente virado para os mais novos, com mecânicas simples e básicas. Contudo pode tornar-se pouco desafiante para jogadores com alguma experiência neste género de jogos. É algo curto para o que estamos habituados, no entanto, o seu preço não é de ignorar. Vale a pena experimentá-lo.

About The Author

Rui Gonçalves

Desde o tempo do seu Spectrum+2 128k que adora informática. Programador de profissão nunca deixou de lado os jogos, louco por RPGs e jogos de futebol. Adora filmes de acção e de ficção científica, mas depois de ver o Matrix nunca mais foi o mesmo.

Related Posts