Evolve – Preview

Caçar ou ser caçado? Na verdade podes fazer os dois. Evolve é o novo jogo da Turtle Rock Studios, developers de Left 4 Dead. Prometem trazer a nova geração de Shooters Multiplayer para PC, Xbox One e Ps4, onde quatro caçadores tentam eliminar um monstro controlado por um outro jogador. Passamos algum tempo com a versão Big Alpha do jogo e fomos descobrir se Evolve é tudo o que a Turtle Rock Studios promete ser.

Primeiro as classes. Existem 4 tipos de Hunters:

Medic: Um clássico. O teu objectivo é manter a saúde dos teus companheiros. Val tem acesso a uma Medgun que vai curando a pessoa a quem apontas e um Healing Burst que te cura a ti e todos os que estejam imediatamente à tua volta. É claro que também tens algo com que te defender, neste caso, uma Sniper e uma Arma Tranquilizante capaz de atordoar o monstro e incapacita-lo durante um tempo limitado.

Assault: Outro clássico. Provocar o máximo de dano possível ao monstro. Uma Lighting gun, uma rifle, minas e um escudo pessoal fazem parte do arsenal de Markov.

val-hunter-evolve-1024x576-0047
Medic! Medgun em acção.

Trapper: Perita em armadilhas, Maggie conta com Daisy, um “cão alien” que consegue cheirar o rastro do monstro. Quando não fazes ideia onde está tua presa, basta seguir a Daisy. Maggie conta também com uma Machine Pistol, várias minas que disparam arpões prendendo o monstro momentaneamente e uma granada que cria uma arena rodeada por um campo de forças, contendo o monstro num espaço mais reduzido, de modo a ser mais fácil de abater.

Support: Tens como missão proteger a tua equipa. Com Hank, tens acesso a um Laser Cutter, uma arma de ataque aéreo chamada Orbital Barrage, um Shield Projector que te permite proteger os teus companheiros de dano e por fim a habilidade de ficar invisível durante algum tempo.

maggie2-hunter-evolve-1024x576
Quem é o cão (alien) mais lindo, quem é?

Evolve parece mais simples do que é realmente. E este pode ser o seu maior problema. Quando jogamos a primeira vez pensamos que é apenas mais um shooter, um Left 4 Dead com monstros em vez de zombies. Mas não é o caso. Todas as classes comportam-se de maneira distinta e é necessário tomar partido de todas as suas características para que o jogo faça sentido. Jogar sozinho não é opção, é necessário jogar em equipa. 

Será que seguimos Daisy ao nível do solo ou vamos por cima das montanhas para ter um campo de visão mais alargado? Peço para dispararem um dardo tranquilizante para abrandar o monstro ou arrisco tudo e atiro já a granada que cria um campo de forças à volta do monstro? Se falhares terás que esperar que a habilidade recarregue durante uns minutos. Só quando começamos a pensar em todas estas estratégias é que o jogo se revela como algo único.

Jogar como monstro é completamente diferente. Matar, comer e evoluir é a palavra de ordem. Ao comeres a fauna presente nestes planetas alienígenas, o teu monstro vai ficando cada vez mais forte, até chegar ao nível máximo de 3. Ao atingires este patamar tens a opção de destruir uma estrutura chamada Power Relay, ganhando o jogo assim que a destruas. Infelizmente não é tão empolgante quanto poderia ser. A perspectiva de terceira-pessoa, exclusiva ao monstro, sente-se inadequada. E quando deixamos de estar sozinhos e enfrentamos os Hunters, o combate é confuso e nada sofisticado. Outro aspecto a melhorar são os tempos de espera entre cada jogo, é possível que de momento seja um caso de falta de jogadores, mas não é aceitável esperar mais do que 5 minutos para recomeçar um jogo! Principalmente quando combates com jogadores menos experientes podem durar exactamente isso, 5 minutos.

Evolve é claramente um jogo com valores de produção elevados e boas ideias. Os combates conseguem ser extraordinários, mas tudo depende se a equipa é organizada ou não. Jogar com amigos é recomendado. Esperemos que afinem as mecânicas de combate do jogo e reduzam o tempo de espera entre jogos. Mesmo assim, não temos a certeza se será capaz de justificar o preço de lançamento de 50 Euros. Em Fevereiro de 2015 descobriremos se Evolve é um predador ou uma presa.

Author Vando Enes
Published
Categories Antevisões
Views 62
Ir para a barra de ferramentas