De Monada no bolso, partimos à aventura!

Desde logo Xenoblade Chronicles 3D dá conta do poder na New Nintendo 3DS, o jogo tinha sido desenvolvido pela Monolith Soft para a Nintendo Wii em 2011 e agora vê o seu remake 3D chegar à nova portátil da Nintendo e como um portento gráfico e de processamento.

O exclusivo New Nintendo 3Ds pega novamente no estilo role play nipónico, com dimensões épicas, escritos por Tetsuya Takahashi, um dos criadores de toda a saga Xeno, seja com a Xenogears na PlayStation, ou Xenosaga, trilogia que marcou a PlayStation 2.

A adaptação não terá sido simples, mas o superior chip da New Nintendo 3DS facilitou e tornou possível este jogo, mesmo que notemos uma diferença gráfica a nível da pixelização, nomeadamente nas texturas e cenários, algo que não aborrece nem chateia.

Para quem já tinha tido a experiência, há 3 anos atrás, a grande novidade será o efeito 3D, com um maior sentido de profundidade, mas tembém muito mais imersivo, a nível dos comandos, o c-stick comandará a perspectiva e câmara do jogo, algo fundamental para um bom posicionamento perante as batalhas.

O jogo é claramente para fãs do género, e talvez por isso mesmo não tenha vendido milhões na Wii, por vezes andar e andar e andar e ler diálogos extensos torna-se aborrecido, algo que é superável com a variedade de cenários e a verticalidade que o jogo oferece. Para além disso existem missões que só podem ser realizadas em determinadas altura do dia, com a passagem do tempo a ser um dos factores de destaque neste Xenoblade Chronicles.

Depois há as cut-scenes, e estão presentes de forma até abundante, sempre épicas a reviver e enfatizar os momentos que precipitaram Shulk e os seus camaradas nesta aventura fantástica, um trabalho sublime que realmetne merecia o 3D.

Já que falámos de Shulk, também o famigerado amiibo que anda em leilões acima dos 100 euros, pode fazer parte deste jogo, pois a compatibilidade com o amiibo, desbloqueia diariamente  conteúdo que podemos ver sobre a forma de galeria.  Mas o Shulk não é só um amiibo raro, no jogo ele é praticamente sempre o herói de serviço, sendo que podemos trocar de personagem, mas apenas controlaremos um dos 3 elementos da equipa. Os ataques podem ser praticados de forma semi-automática através das Arts escolhendo um ponto chave do nosso inimigo. Os ataques individuais também funcionam, mas um ataque conjunto da equipa, especialmente se o seu grau de afinidade (que também é avaliado), for alto, pode ser devastador.

141214AmiiboShulk

Xenoblade Chronicles 3D, leva-nos perante uma aventura memorável, com os seus cenários arrebatadores e o efeito 3D a demonstrarem a profundidade que necessitava, e a mostrar também a capacidade que a  New Nintendo 3DS tem. É um exclusivo da consola, mas também um statement daquilo que a Nintendo e esta nova portátil são. Primar pela diferença.

Xeno_recomenda

Published
Categories Análises
Views 65
Ir para a barra de ferramentas