Doki-Doki Universe surge na altura perfeita, o Natal. Porque é que é a altura perfeita? Depois de conhecerem QT3 vão perceber que a ingenuidade e ternura do nosso robô vai ser o maior motivo para tentar levar a humanidade ao nosso “Tin Man” e terminar o jogo.

A história começa quando a família humana que acompanhava QT3 deixa o planeta onde viviam e o deixam para trás com o seu balão vermelho. Mas heis que 32 anos depois surge um alienígena que tem como missão recolher todos os robôs do mesmo modelo que QT3 pois faltam-lhe algo…a tal humanidade… e para QT3 se salvar precisa de a encontrar e entendê-la para que o relatório sobre ele seja positivo para sobreviver e quem sabe voltar à sua família de humanos.

2127964-169_doki_doki_universe_ps_gameplay_061213_1

Com uma história ternurenta e até doce não poderíamos de nos sentir motivados para ajudar QT3 a conseguir o seu objectivo, e assim começamos a aprender os mistérios dos asteróides onde vamos conhecer os seus habitantes e a forma como vivem e socializam, na tentativa de gerar o melhor comportamento de QT3 e aprender a ser humano. E isso faz-se com a utilização de todos os meios. Nesta review jogámos na PS Vita e por exemplo para os “cumprimentos” temos que utilizar o “rear touch pad”, quer seja para acenar, saudar ou mandar beijinhos, o mesmo serve ainda para dançar por exemplo. Já o “touch pad” frontal serve para todas as acções básicas e ainda para “pegar” ou “atirar” as personagens ou elementos do cenário.

Doki-Doki-003

Num mundo em que mistura o desenho criado por uma criança, as cores e formas de Grim Fandango, os movimentos de Tearaway e a forma de Little Big Planet, este jogo da HumaNature foi uma das apostas da PlayStation e do apoio aos jogos Indie, e não podemos dizer que tenha falhado. Cada vez vemos mais jogos preocupados com questões humanas e sociais ou até com questões religiosas, e por vezes existe uma extrema preocupação em não passar tais conceitos ou experiências para os mais novos. Talvez uma pseudo verdade, visto que depois acabam por ver desenhos animados mais violentos ou então apenas as notícias…

ps4-game-6937_mid_img2

De volta ao Doki-Doki Universe, ao longo do jogo QT3 vai preenchendo questionários sobre a sua evolução e compreensão da humanidade e dos seus sentimentos com a ajuda do “Doctor Therapist”, mas no entanto o jogo vai sendo um pouco monótono e regular, de um lado para o outro a questionar e a tentar satisfazer as necessidades de cada um, chega-se a um ponto, tal como na vida, em que o cansaço vence. O humor vai compensando.

Tal como nos contos japoneses, também Doki-Doki Universe tem uma abordagem diferente da cultura ocidental onde os valores e a moral são embutidos de uma forma um pouco mais directa e até vísceral mas que as torna muito mais interessantes do que as histórias da Disney.

Há várias versões de Doki-Doki Universe, temos a versão com 18 “story planets” e 15 “personality quiz meteors”. A versão Limitada inclui 25 “story planets” e 31 “personality quiz meteors”, um Doki-Doki Mail, todos os “add-on” existentes e um tema dinâmico para utilizar na PS3.

O Doki-Doki Mail, é um sistema de mensagens, que está disponível gratuitamente para os 3 dispositivos da PlayStation e estará também em breve através da Apple Store para iOS, para Google Play para Android. Assim os jogadores poderão enviar mensagens e convites através de todas as aplicações e convidar para aderir a este serviço através do Facebook.

 

About The Author

Fundador do Site - Salão de Jogos, o Commodore Amiga 500 foi o seu melhor amigo durante décadas e ainda hoje sabe de cor a equipa principal do Benfica do Sensible Soccer 94/95. Nos tempos vagos ainda edita as botas dos jogadores do FIFA e do PES.

Related Posts