Estratégia a todo o vapor!

Tivemos a oportunidade de experimentar um dos próximos jogos exclusivos da Nintendo 3DS, Codename S.T.E.A.M., o novo jogo de estratégia com ambiente steampunk dos criadores de Fire Emblem e Advance Wars. Daquilo que sabíamos do jogo, era que era um novo IP com grafismos interessantes, e que era de estratégia por turnos, feito pelos tipos que nos trouxeram Marth e companhia. Mas pouco mais sabíamos…

E por isso fomos completamente surpreendidos por um jogo que promete ser do melhor que já se fez em termos de estratégia numa pequena consola portátil. É verdade que até certo ponto a expectativa era alta, com tanta informação a ser revelada aos poucos, mas agora que deitamos as mãos ao jogo podemos dizer que o mesmo é tudo o que promete.

Graficamente é um jogo com um aspecto “cartoony“, onde as cores brilham, e onde pequenos pormenores como o vapor que alimenta as nossas armas e mobilidade tem sempre espaço para aparecer. As personagens inspiradas em contos de literatura como o Leão Cobarde ou Tom Sawyer, estão equipadas a rigor com armas a vapor, e caldeiras as costas. A jogabilidade do jogo é agradável sendo uma mistura de estratégia em tempo real e acção na terceira pessoa culminando numa mistura equilibrada e entusiasmante. A premissa do jogo é simples, nós fazemos parte de uma equipa de soldados que teremos de defender o planeta de uma ameaça alienígena, sob o comando de Abe Lincoln ( cuja voz é de Wil Wheaton como revelado pela Nintendo aqui ). Só nós e as nossas acções poderão impedir a invasão.

image150226_1629_000

Digo acções pois para todas elas teremos de gastar vapor, quer seja para nos movermos quer seja para atacar, devemos tambem por vezes guardar vapor para que possamos defender-nos de ataques durante o turno dos inimigos. Mesmo após o vapor gasto cada personagem tem um ataque unico de um poder imenso, que pode ser usado uma vez por nivel, o que em muitas situações pode ser a nossa salvação!

A versão que testamos foi na New Nintendo 3DS XL, o que nos permitiu testar também uma das funcionalidade do jogo que é a integração com os amiibo da serie Fire Emblem como Marth e Ike. Os mesmos tornam-se personagens jogáveis, e com alguns dos ataques corpo a corpo mais fortes do jogo. É óptimo ver a aposta da Nintendo na integração com os amiibo em diversos jogos, sendo este apenas mais um deles.

marth_ike

O facto de ser um jogo de estratégia por turnos obriga-vos a ter uma visão alargada do campo de batalha contra as forças alienígena, e uma vez que estávamos a jogar numa New 3DS, tinhamos o c-stick disponível para movimentar a câmara, mas não se preocupem os jogadores com velhas 3DS, grande parte do ecrã táctil transforma-se num controlo de câmara para que não vos falte ângulo nenhum durante o planeamento da vossa estratégia.

marth_main01

Um jogo que promete ser um dos melhores a nível de estratégia na 3DS, resta-nos esperar pelo produto final, mas esta primeira abordagem deixa-nos muito entusiasmados pelo que o jogo final que ai vem.

Published
Categories Antevisões
Views 62
Ir para a barra de ferramentas