Final Fantasy X HD Remaster – PS3 – Review

13 anos atrás surgia um dos melhores JRPG de todos os tempos, um dos melhores claramente na sua geração, hoje está de volta com cara lavada numa edição remasterizada, mas fará esta edição justiça ao original? Nós testamos e achamos honestamente que sim.

Final Fantasy X está melhor que nunca. O jogo original foi um marco por várias razões, uma delas por ser o primeiro final fantasy na era 128 bits,  outra por ser uma das melhores histórias contadas na PS2, e também marcou pelo grafismo impressionante. Nesta nova versão o grafismo não recebeu apenas um upscale, alguns modelos, como o das personagens foram mesmo refeitos e alguns monstros receberam um toque aqui é ali, como os FMV, que na altura já eram maravilhosos foram agora redesenhados para ocupar todos os nossos ecrãs em casa, numa resolução Full HD em 16:9. Apesar deste upscale continuam algumas falhas, cabelo que sai do sítio, mãos que passam pelas mangas, mas defeitos que continuam perdoáveis.

A história continua cativante com a aventura de Tidus por terras que não conhece descobrindo novas amizades e desafios sempre com um toque de humor mistério e paixão. Não vou desenvolver a história porque poderá haver uma nova geração que talvez nunca tenha jogado este jogo e para esses vão estas seguintes palavras: de que estão à espera?

A jogabilidade continua igual, com um sistema de free roaming direcionado no mundo livre e batalhas por turnos no Modo de Combate, algo que funcionou à anos atrás é que hoje continua a cativar novos jogadores.

Ao longo do jogo iremos encontrar novas personagens que acompanharão Tidus na aventura, cada personagem com os seus atributos específicos, que podemos melhorar através de um sistema de esferas de melhoramento.

Em termos sonoras toda a banda sonora é magnifica, sendo que nesta edição foram regravadas todas as músicas.

Podem contar com cerca de 15/20 horas de jogo se apenas fizeram a história principal. No entanto aconselho todas as Side Quests, o Blitzball e outras aventuras,  prolongando o vosso jogo e diversão em horas e horas sem fim. O jogo tem agora também troféus para serem ganhos, e para além disso uma nova Grelha de Esferas, novos Bosses opcionais e novas habilidades. Leiam a Review que fizemos também ao Final Fantasy X-2 que se encontra também nesta reedição disponível para PS3 e PS Vita.

Published
Categories Análises
Views 60
Ir para a barra de ferramentas