FM 2018: Sugestões táticas – Parte 1

Para quem só agora começou a jogar no Football Manager 2018, certamente se tem debatido para encontrar a melhor maneira de defender os lances de bola parada. No entanto não desesperem, o Salão de Jogos está aqui para ajudar todos os treinadores de bancada.

 

 

Nos Livres Directos não há muito que saber, uma vez que apenas podemos determinar o número de jogadores que formarão barreira, aqueles que estarão na marcação, e os que estarão à espera para sair para o contra-ataque.

Neste caso, tenho alcançado bons resultados em deixar o jogador mais veloz, com a função de “Ficar à frente” (podem arriscar mais um pouco e deixá-lo acompanhado de mais um jogador, igualmente rápido de preferência), outros cinco a formar barreira (os mais altos), e os restantes com “Vir atrás”.

Nos Livres Directos (Pequena Hipótese de Remate), Indirecto (Largo) e Indirecto (Longo), decidi pela mesma simples abordagem para todos: Com dois jogadores rápidos a “Formar Barreira/Ficar à Frente”, e todos os outros a “Vir Atrás”.

Já nos Cantos, o assunto fica mais complexo, e é especialmente daqui que vem a maior dose de perigo, sendo que não há outra hipótese senão defender de forma zonal.

 

 

Para começar, procurem escolher um jogador rápido e agressivo para “Ficar no limite da área”; depois pegar nos três jogadores mais baixos do onze e colocá-los em “Vir atrás”; selecionar um jogador razoavelmente alto, ou com impulsão, e colocá-lo em “Marcação Zonal do 1º Poste na Pequena Área”; de seguida, encontrar o jogador mais alto e dar-lhe o papel de “Marcação Zonal do Centro Distante da Pequena Área”; o segundo mais alto como “Marcação Zonal do Centro da Pequena Área”; o terceiro mais alto em “Marcação Zonal do Centro Próximo da Pequena Área”; e por fim, o quarto mais alto em “Marcação Zonal do 2º Poste da Pequena Área”. Costumo ter aquele que sobra a “Marcar o 1º Poste”, não que faça uma grande diferença, mas sempre é mais um jogador a povoar o lado da bola.

Foi desta forma que consegui reduzir os golos sofridos de Bola Parada quase a zero, portanto, espero que também funcione convosco.

Ficam também desde já avisados que no próximo artigo iremos abordar as palestras de maneira a que domines a comunicação nos dias de jogo.

Fica atento!

Author Nuno Mendes
Published
Categories Notícias
Views 3586