GameNest com 6 novos projectos

O GameNest, o programa parceiro do PlayStation® First, arranca este mês com 6 novos projectos de videojogos desenvolvidos em ambiente académico (ETIC, IPLeiria e Universidade Lusófona).

Lançado em 2017, GameNest é um programa de apoio aos jogos desenvolvidos em ambiente académico, estando patente em três instituições com cursos de videojogos – ETIC, IPLeiria e Universidade Lusófona. No ano anterior, o programa arrecadou várias distinções, tendo ganho diversas categorias no concurso PlayStation® Prémios, incluindo Melhor Jogo (Out of Line), Prémio Imprensa (Out of Line) e Melhor Arte (Obscuria). Ainda em 2017, o programa foi igualmente vitorioso no Nordic Game Discover Contest com Obscuria, que levou o jogo à grande final em Malmö, na Suécia, em Maio de 2018.

No presente ano, o programa GameNest conta com 6 novos projectos, que serão acompanhados nos próximos meses por professores e profissionais da indústria nacional e internacional. O objectivo é acelerar o processo de maturidade destes jogos e demonstrar o potencial das criações dos alunos.

 

// Keg War

Inspirado no clássico jogo do Galo,  o filme O Sétimo Selo (1957, Ingmar Bergmann), e misturando tudo com elementos de RPG, Keg War, transforma o que aparenta ser um simples jogo de tabuleiro, num desafio altamente estratégico.

A narrativa central de Keg War parte de uma guerra antiga entre dois reis pela disputa de uma grande cidade, que acabou de uma curiosa forma – ambos decidiram usar barris explosivos para aniquilar o oponente. Estes eventos são agora recordados em várias tabernas do reino, num amado jogo de tabuleiro apelidado de Keg War.

Neste momento, Keg War está a ser desenvolvido para PlayStation® 4 e PC.

 

// Our Way

Um sidescroller de ação, puzzles e com mecânicas de stealth. Em Our Way, o personagem principal, dispõe igualmente de um gancho (grappling hook), e um companheiro que o auxilia nos momentos mais desafiantes do jogo.

Our Way centra-se numa narrativa que retrata duas visões distintas do mundo, num conflito reminiscente da Guerra Fria, onde dois grandes blocos ideológicos tentam assumir o domínio do planeta. O pequeno protagonista, apanhado neste embate, tenta encontrar o seu próprio caminho num futuro distópico.

Apesar de ainda em desenvolvimento, Our Way terá lançamento previsto para PC e PlayStation® 4 numa data ainda não definida.

 

// Tin-heart

Um fast platformer que conta com elementos de exploração, tendo como mecânica principal, os braços de um robô (Urion), que esticam conforme os desafios. Tin-Heart também demonstra uma mensagem ecológica, onde o protagonista principal tem como missão reprogramar robôs poluentes e assim salvar o Planeta Terra.

A narrativa começa em 21XX, quando robôs que outrora limpavam o ar poluído da Terra, foram corrompidos pelo excesso de poluição e começaram a destruir  planeta. Os humanos incapazes de fazer frente a tamanha força, viram-se forçados a abandonar a Terra. Quase ao mesmo tempo, um pequeno robô (chamado Urion), acorda num armazém. Considerado obsoleto mas com a programação original intacta, Urion vai tentar recordar os seus companheiros robóticos das diretrizes iniciais, e assim, ajudar a salvar o planeta.

Tin-Heart encontra-se neste momento em desenvolvimento para PC e PlayStation®4.

 

// Capture

Uma aventura com foco na exploração e na resolução de puzzles usando a fotografia, assim como a perspectiva.

A narrativa de Capture centra-se no momento em que o jogador se encontra numa floresta, onde tudo parece ser demasiado perfeito, calculado, quase artificial. Talvez até excessivamente artificial! Ao longo da aventura, surgirão novos mistérios e o desejo de olhar por detrás da cortina será inevitável.

Capture tem lançamento previsto para PC e PlayStation®4.

 

// Fayo

Um sidescroller 2D de ação e aventura com um estilo desenhado à mão. As mecânicas centram-se  em torno da capa que a personagem principal (Fayo) utiliza em diversos contextos.

A narrativa do jogo foca-se em Fayo, uma adorável personagem que pretende descobrir o que aconteceu ao seu pai, desaparecido há vários meses. Rapidamente, a aventura leva-o a uma nova dimensão cheia de perigos e desafios.

 Neste momento, Fayo está a ser desenvolvido para PlayStation® 4 e PC.

 

// Ink Knight

Um platformer com elementos de ação e aventura tendo como protagonista principal, Ink, um estranho cavaleiro feito de tinta.

Ink Knight utiliza como uma das suas mecânicas principais a tinta da personagem, que além de servir como elemento de interacção, dá igualmente azo à ferramenta principal do jogo – um aparo. Ao longo desta aventura, vamos também conhecendo a epopeia de Ink num mundo mágico, onde a tinta  demonstra ser um factor essencial de todo este universo.

 Neste momento Ink Knight está a ser desenvolvido para PlayStation®4 e PC.

 

GameNest arranca este ano com 6 novos projectos. Depois das distinções alcançadas no ano anterior com Out of Line e Obscuria, o programa acolhe mais uma vez projectos de âmbito académico provenientes de cursos de videojogos (ETIC, IPLeiria e Universidade Lusófona). Os 6 jogos (Capture, Fayo, Ink Knight, Keg War, Tin-Heart e Our Way), vão agora entrar numa nova fase de desenvolvimento, sendo auxiliados a tempo inteiro por professores e profissionais da indústria nacional e internacional.

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