IA da Google precisa apenas de 4 horas para ser mestre em xadrez

 

A nova Inteligência Artificial da Google, o AlphaZero, aprendeu apenas em 4 horas como vencer o Stockfish, o mais poderoso motor de jogo de xadrez até ao momento, superando facilmente o nível de Mestre.

Ao todo foram 100 jogos disputados, onde o AlphaZero conseguiu 28 vitórias, 72 empates, e 0 derrotas frente ao Stockfish.

O mais impressionante, é que a IA sabia somente as regras do xadrez, ou seja, nada de teoria, aberturas, ou estratégias de jogo. O que fez foi jogar repetidamente contra si próprio durante essas 4 horas, fazendo uso do seu “General Reinforcement Learning Algorithm”, e aprendendo e melhorando a cada jogo, apenas e só por experiência.

O AlphaZero tem a espantosa capacidade de analisar 80000 variantes por segundo, e já sabe criar as suas próprias estratégias, sem a influência de qualquer professor. E para melhor termos uma noção, enquanto nós, humanos, levámos 1500 anos a aperfeiçoar o nosso jogo de xadrez até ao ponto que conhecemos hoje, o AlphaZero chegou lá em apenas 240 minutos.

Depois do épico e polémico embate entre o Deep Blue e Kasparov, já todos esperamos por uma partida entre o AlphaZero e Maguns Carlsen.

Author Nuno Mendes
Published
Categories Notícias
Views 303