Sempre que se fala de Inazuma Eleven, falamos da única série de Anime que conseguiu sobreviver e reformular a fórmula da famosa série do Captain Tsubasa, na Europa “Oliver e Benji”. Se bem se recordam dessa série onde 5 minutos de jogo demoravam 5 episódios e onde o campo era “redondo” como a Terra a girar, os protagonistas Tsubasa, Misaky, Hyuga, etc, todos eles tinham o seu “signature move”, quer fosse um pontapé falcão ou o tiro de tigre. Aqui vamos encontrar a mesma ideia, mas agora nesta nova saga que acontece 10 anos depois da saga original Inazuma Eleven. Inazuma Eleven GO: Shadow, apresenta-nos um novo protagonista, Arion Sherwind, um jovem que conseguiu entrar na escola de futebol dos seus sonhos, o Raimon High, e que alenta também ele o sonho de ser o melhor jogador do mundo. Poderia ser a história de Cristiano Ronaldo a sair da Madeira, e esses pequenos pormenores sentimentais que relatam a dureza, mas também a força e ambição de tantos jovens que sonham ser jogadores de futebol, é um dos pontos de destaque neste jogo.

Para quem conhece a saga e até os jogos anteriores, não vai estranhar o modo RPG, onde vamos conduzir a nossa personagem perante os vários cenários e cumprindo pequenas tarefas que nos são dadas. Pelo meio poderemos desafiar outros jogadores para ganhar pontos de experiência e até jogadores, para além de ganharmos items para “munir” os nossos jogadores. Neste caso teremos vários tipos de jogos, em formato 5×5 onde tanto teremos que marcar um golo, como ganhar a posse de bola ou não perdê-la. Poderemos ainda comprar vários itens, entre eles cartas de jogadores ou cartas de poderes especiais, e passo a explicar. A grande diferença deste jogo é as cartas “Fighting Spirits” que podemos invocar para dar movimentos e poderes especiais aos nossos jogadores. Este é um dos pontos centrais do jogo, e poderá ser a única forma de evitar que o mundo do futebol desapareça, pelo menos da forma como nós o vemos. Isto porque a história deste Inazuma Eleven Go: Shadow, para além de apresentar um novo protagonista, apresenta uma nova problemática; a da transformação do futebol pelo Fifth Sector, onde os resultados são combinados, os movimentos, a escolha dos jogadores, a quantidade de golos marcados e sofridos, etc. Imaginem o Wrestling Americano, mas no futebol. Apenas espectáculo encenado e sem paixão, sem emoção… No entanto para ajudar Arion, JP, o seu fiel amigo e o capitão Ricardo Di Rigo, o lendário Mark Evans ajudará a equipa de Raimon High, ao assumir o papel de treinador.

A mecânica de jogo é bastante simples, com elementos de RPG e depois com a acção baseada no futebol a ser dirigida pela nossa stylus pen. Nos jogos de futebol seleccionamos o nosso jogador e conduzimo-lo desenhando o caminho que queremos que percorra, o sítio para onde passe ou remate a bola. Depois através de pequenos menus podemos escolher o tipo de remate, de drible e de passe, tendo sempre duas possibilidades de escolha e uma terceira que envolve um poder especial, depois há também a grande inovação deste jogo, os Fighting Spirits. Estes Fighting Spirits apenas estão acessíveis a personagens especiais que poderão usá-las para desbloquear várias situações e até aceder a jogadas especiais durante os jogos. São na verdadeira acepção da palavra, Fighting Spirits, visto que existe uma espécie de evocação e de toda uma cutscene especial na sua utilização.

Neste novo título Inazuma Eleven vão encontrar mais de mil jogadores para recrutar para o nosso onze inicial, poderemos agora também recrutrar através do sistema PalPack Cards, onde teremos que apenas encontrar os items pedidos, mas atenção uns serão bem mais difíceis do outros. Mas há para desvendar neste jogo, são mais de 100 jogadas especiais para usar em campo, sendo que algumas personagens e jogadas são específicas de cada versão do jogo. Cada versão oferece, ainda, Fighting Spirits e tácticas especiais exclusivas, para além de apresentar enredos alternativos para personagens já bem conhecidas dos fãs da série.

Graficamente e sonoramente, este é o jogo da saga Inazuma Eleven mais polido e trabalhado, desde os cenários às cutscenes, passando pelo óbvio anime da narrativa do jogo. Inazuma Eleven GO Shadow, é o melhor jogo da série, garantidamente os fás da série vão adorar e vão também adorar a longevidade e o enredo deste jogo. A componente on-line onde poderão competir contra amigos e outras equipas também vai ajudar a longevidade do jogo, assim como a utilização do Street Pass. É óptimo poder reviver o espírito que me levava a correr da escola para casa para ver mais um episódio do “Tsubasa” e é óptimo saber que os mais novos ainda o fazem a acompanhar o anime quer no Canal Panda Biggs, quer através dos videojogos, como é o caso.

About The Author

Fundador do Site - Salão de Jogos, o Commodore Amiga 500 foi o seu melhor amigo durante décadas e ainda hoje sabe de cor a equipa principal do Benfica do Sensible Soccer 94/95. Nos tempos vagos ainda edita as botas dos jogadores do FIFA e do PES.

Related Posts