LocoRoco em grande!

É assim que 11 anos depois voltamos a um clássico da PSP, na altura LocoRoco era visto como uma nova abordagem da consola ao mundo das “supostas” 3 dimensões, isto porque podíamos efectivamente tomar conta do mundo do jogo com o L1 e o R1 para o inclinar. Talvez venha daí algumas experiências que viriam depois como as funções da PlayStation Vita, quem sabe?!

Para quem não viveu essas experiências há 11 anos atrás tem agora uma boa oportunidade com esta remasterização agora adaptada para a PlayStation 4. E ainda bem que posso dizer adaptada, porque na verdade seria uma pena que os comandos não fossem adaptados ao DUALSHOCK4, neste caso os comandos por movimento passam a ser uma opção, sendo que a precisão dos botões nas costas do comando seja um pouco mais eficaz nas situações de maior aperto. No entanto a adaptação não se faz sentir no ecrã e nos gráficos, o jogo foi feito para o ecrã de uma portátil, portanto se estiverem a jogar numa PS4 Pro numa televisão a 4K, os grafismos vão sofrer bastante com isso, e a própria dimensão do jogo também.

Para quem não conhece este clássico da Vita, vamos andar por cinco mundos, divididos por oito níveis. Vamos comandar o nosso LocoRoco, uma bola amarela super simpática que terá de defender o seu micro sistema dos invasores alínigenas chamados Moja. No entanto aqui não temos poderes especiais nem comandos complicados, vamos andar a rolar, a inclinar o mundo e por vezes nos desmultiplicarmos para conseguir completar os desafios que vamos ter pela frente. Tudo isto num mundo super colorido, que por vezes pode parecer os desenhos dos nossos sobrinhos ou filhos, mas que lhe confere uma originalidade e simpatia reconhecida por esta remasterização.

oRoco

O jogo é bastante simples e fácil, deva-se dizer, chegaremos ao fim em algumas horas, se não andarmos atrás dos items coleccionáveis que no fundo só “pintam” o mundo com algumas formas diferentes. Existem algumas barreiras que vão exigir mais algumas repetições e tal, mas no geral o jogo é muito acessível. É um jogo de família na minha opinião, apesar de não ser multiplayer, a verdade é que facilmente pode ser um jogo introdutório aos mais novos.

LocoRoco acaba por ser uma remasterização necessária pela evolução que demonstra até da própria abordagem da Sony aos videojogos, e um marco de determinada maneira para aquilo que seria a evolução da sua consola portátil, e deve ser olhado como tal.

Published
Views 128
Ir para a barra de ferramentas