Loot Boxes. Fortuna ou Azar?

“Jogos de fortuna ou azar são aqueles cujo resultado é contingente por assentar exclusiva ou fundamentalmente na sorte.”

 

Artigo 1 do Decreto-Lei 422/89 de 2 de Dezembro

 

Vivemos num país onde a lei estabelece regras para os jogos de sorte e azar. E não somos os únicos, a maioria dos outros países também as tem. Vários estudos mostram que o cérebro humano é particularmente susceptível a este tipo de estímulo. Estas pesquisas, baseada em testes neuroquímicos e estudos de imagem cerebral, sugerem que jogos de fortuna ou azar ativam o sistema de recompensa do nosso cérebro da mesma forma que as drogas o fazem. Ou seja, segundo isto faz sentido que haja algum tipo de regulamentação sobre este tipo de jogo, com especial atenção a pessoas com predisposição para a adição ou crianças, certo?

 

Segundo a indústria dos videojogos, não.

Nos últimos tempos temos assistido a um aumento de Loot Boxes em jogos AAA. Destiny 2, Shadow of War, Star Wars: Battlefront 2, Overwatch, e muitos outros tem vindo a usar este tipo de mecânicas para oferecer alterações cosméticas ou mesmo uma clara vantagem ao jogador.

 

Ora analisemos bem o processo de abertura destas Loot Boxes: O jogador investe uma pequena quantia para abrir uma caixa da qual não sabe o seu conteúdo. Sabe que existe a probabilidade de conseguir algo valioso, mas o mais certo é ser algo de pouco valor. Parece-vos familiar? 

 

É tempo de parar de fomentar este tipo de prácticas, seja com a lei ou melhor ainda, com a nossa carteira.

Author Vando Enes
Published
Views 116
Ir para a barra de ferramentas