Mais uma voltinha, mais uma viagem…

Screamride é tudo aquilo que sempre quisemos fazer numa montanha russa e com uma montanha russa. Por um lado podemos conduzir um dos “carros” a alta velocidade, fazer acrobacias com apenas duas rodas num carril, fazer loops, andar aos saltos, tudo em alta velocidade e com os tradicionais gritos à mistura. Pelo outro temos o lado mais “Sim City“, em que temos que explorar o “negócio” e fazer com que os recursos não se esgotem, dando sempre a melhor aventura. Mas também há o lado negro, isto é, pegar numa montanha russa e fazer com que o carro e os seus ocupantes vão contra tudo e mais alguma coisa, fazendo explodir todos os edifícios e estruturas.

Mas nada é dado de mão beijada, primeiro terão que efectivamente passar pela parte mais descomprometida do jogo, “ScreamRider“, apenas conduzindo o carro em várias montanhas russas, com o nível a ir aumentando, com mais acrobacias, mais velocidade e ambientes que vão mudando, apesar de não se notar assim tanto a diferença de panos de fundo. Mas também não é o mais importante, de facto a nível de gráficos apresentados, o jogo não é “fora de série”, é um jogo agradável à vista, apostando muito mais na física e na mecânica do que propriamente nos gráficos.

Depois de umas boas horas de loucura vão desbloquear sucessivamente os modos, “Engineer” e “Demolition Expert“, aí as horas serão mais de gestão e de verdadeira demolição.

Screamride, é divertido nos 3 modos, apesar da dificuldade aumentar estupidamente nos últimos níveis, de formar até discrepante, mas nada que chateie em demasia. Os comandos são fáceis, no modo de construção também facilmente se adaptam ao conceito. Tanto os ângulos da câmara, como a facilidade com que podemos rodar as peças de forma a construir qualquer visão que tenhamos, fazem com que esse modo seja também ele divertido. A música poderá parecer por vezes um pouco repetitiva no modo ScreamRider, devido à sonoridade mais “tecnho”, mas no modo Engineer e até no Sandbox a música é muito relaxante e adequada.

Basicamente Screamride é o RollerCoaster Tycoon que sempre quisemos ter numa consola, fácil, divertido, mas sem descurar a complexidade para nos aliciar no modo de construção e gestão. Não será visto como um fora de série, porque se encaixa num estilo e num género muito específico – o mundo das montanhas russas -, mas é também um jogo bem conseguido por isso mesmo.

scream-recomenda

Published
Categories Análises
Views 84
Ir para a barra de ferramentas