Foi na passada sexta feira que decorreu um dos maiores encontros nacionais de game developers de que há memoria em Portugal.

A convite da Microsoft Portugal estivemos presentes no evento Game Dev Camp nas instalações da mesma em Lisboa.

A manhã começou com uma palestra onde foram apresentados quase todos os intervenientes, começando pela Microsoft e como a mesma tem vindo, através dos seus planos de desenvolvimento, a apoiar as empresas que desenvolvem videojogos. Como o Nuno Silva disse nessa demonstração a Microsoft fornece todo o apoio necessário para que o nosso jogo aparece na Store, e este apoio tem sido constante desde 2001, através das suas DX Team. A seguir foi-nos mostrado pela Catarina Macedo uma das developers que trabalha na equipa DX de Lisboa, alguns títulos que usam tecnologia Microsoft o que lhes permite correr em varias plataformas (usou como exemplo Halo Spartan Assault).

fotografia 3 (6)

Uma das ferramentas mais utilizadas para desenvolvimento, o Unity, vai receber também uma versão nova e estará disponível brevemente.

Após esta introdução começou a enchente de presenças de equipas porutguesas que já tem neste momento jogos, no mercado, e muitos com muita qualidade!

Os primeiros a tomar o palco a Bica Studios, falaram-nos do seu jogo Smash Hit, e como está a ser um sucesso em Portugal Espanha e Nova Zelândia, preparando o terreno para o lançamento mundial daqui a 2 meses. A seguir a Artbit studios, produtora do jogo ZEZ, que foi considerado um dos melhores jogos mobile pelo site Kotaku, e que esta já disponível também na Store da Microsoft. Tivemos também a presença da we came from mars que tem um projecto novo que alia o Oculus Rift e o Kinect da Microsoft numa experiência diferente em que somos um cosmonauta perdido no espaço.

IMG_3130

A Nerd Monkeys que celebrava o lançamento do seu jogo Crime no hotel Lisboa na steam, e que nos falou um pouco sobre como numa altura em que se quer mais definição e mais capacidade gráfica eles cativaram o mundo com um jogo que é o oposto disso ( e ainda ofereceram uma banana a toda a gente).

A game studio 78, que chegou num autocarro vindo directo da cidade invicta, mostrou-nos a primeira jogabilidade do seu jogo Hush, já aqui falado, um jogo que promete horas de terror e aventura pelos olhos de uma criança.

IMG_3132

A bioDroid falou do seu novo jogo Megaramp Skate Rivals que é lançado exclusivamente na store da Microsoft em Portugal, e falou também de serem os primeiros parceiros ID@Xbox em Portugal, prometendo assim novidade em breve para um jogo de nova geração já a pensar no lançamento da Xbox One em Portugal.

Isto foi apenas a sessão de apresentação, durante o resto do dia, foram vários os intervenientes neste evento que ficará na memória como o primeiro de muitos a desenvolver no futuro, e um evento com a certeza que Portugal está no bom caminho no que toca ao gaming.

IMG_3143

About The Author

Feito em laboratorio, e nascido em Lisboa, desde cedo começou a esmagar botões em consolas e arcadas, fã de retro-gaming, anda sempre a procura do mais antigo modelo de consolas. Não percebe de futebol, mas vibra com sensible soccer. Alivia o stress em jogos online onde espalha o caos. Kifflom!

Related Posts