Nintendo Pocket Football Club – Review – Nintendo 3DS

Estamos no final da época, estamos praticamente a celebrar no Marquês, se formos do clube certo, e os campeonatos europeus já escolheram os seus favoritos para vencer este ano. É com um Bayern de Munique campeão, um Atlético de Madrid e um Liverpool a poderem erguer a taça de campeões depois de um longo hiato e um PSG com o campeonato do bolso, que fazemos esta review do Nintento Pocket Football Club.

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Como devem ter percebido é com muito gosto que recebi um jogo de futebol para as mãos, afinal de contas ainda sou o lendário homem das botas, e como tal fiquei surpreendido desde logo pela opção da Nintendo tentar fazer um “manager” para a Nintendo 3DS, o desporto não é a opção imediata da companhia, a não ser quando envolve os seus ícones, como por exemplo, o Mario Golf World Tour que analisaremos brevemente também.

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Para quem tiver vivido a era mágica do Sensible Soccer ou até mesmo do Football Glory, vai desde logo encontrar enormes parecenças no estilo e nos gráficos dos jogadores, aquele ar poligonal, retro e com bonecos uniformes. Todo o jogo vive esse ambiente, utilizando para nossa personagem, o nosso Mii, mas dando-lhe esse ar mais retro.

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O jogo baseia-se em conceitos simples, quem estiver à espera do um “manager” com nomes reais, equipas reais, todas estatísticas e pormenores como na vida real, esqueça! Por isso a ideia permanece em construirmos a nossa equipa de velhos desconhecidos, tentar estruturar uma equipa coesa e é claro, ganhar tudo. Mas a começar de baixo, estamos numa divisão inferior e teremos que “subir na vida” para chegarmos a competições efectivamente “grandes”. Para isso temos apenas alguns pormenores que podemos trabalhar, as zonas de pressão, a marcação dos elementos mais perigosos da equipa adversária, quem marca as bolas paradas na nossa equipa e é claro a táctica e os seus jogadores.

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Temos que dizer que este jogo funciona muito bem nos tempos mortos e para quem não tem a ambição de um jogo fiel à realidade mas que também não perde tempo para colocar a sua equipa em jogo. A verdade é que a nível de opções, apenas perderemos efectivamente algum tempo a fazer as combinações das cartas de power-up que vamos recebendo por completar jogos, para treinarmos os nossos jogadores e com isso torná-los melhores. E perderemos um pouco mais de tempo porque há combinações de cartas que dão direito a um treino específico que pode aumentar e muito as potencialidades dos nossos jogadores. Podemos dar 3 cartões de treino a cada jogador, o que dá um leque bastante grande de opções.

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Fora isso vamos perder tempo é a ver os jogos, isto porque não podemos acelerar o jogo e portanto os jogos inteiros demoram cerca de 10 minutos no máximo, sem direito a efectuar alterações tácticas pelo meio, a não ser substituições, e sim isso é que é chato…

O motor de jogo é divertido os jogadores reagem muito bem, a Inteligência Artificial pareceu-me muito apurada com os jogadores a responderem muito bem às dinâmicas de jogo e a empolgar efectivamente o jogador em cada lance que decorre. Para isso também ajuda a fluidez com que tudo acontece num campo mais pequeno, é certo, mas também criado para que acontecem mais coisas em menos tempo. Outro pormenor interessante é que podemos gravar os nossos golos e até os jogos na nossa Nintendo 3DS para depois analisarmos ou partilhar com os nossos amigos.

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Já quanto ao modo Multiplayer referir que vamos poder trocar jogadores com outros amigos, isto se tivermos “dinheiro” para pagar os seus ordenados, jogar contra os nossos amigos em formato online e partilhar a nossa equipa através do Street Pass. Iremos assim competir num sistema de ranking e poderemos aceder ao site do jogo para ver as nossas estatísticas, assim como comparar com os nossos amigos e rivais. Sem pretensiosismos Nintendo Pocket Football Club dá-nos diversão, um sistema simples mas divertido de jogar um “manager” em formato Sensible Soccer. E sabem do que é que eu me queixei no jogo? De não poder comandar os meus bonecos e jogar, portanto é para verem como deu pica.

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