Noves fora… e a demo do Final Fantasy mais esperado de sempre

Quando o Final Fantasy XV foi anunciado há nove anos como um spin-off do FF XIII, foi claro que era esta a versão que mais queria jogar. Durante o anúncio, falou-se de uma atmosfera mais negra e de combates em tempo real, em vez dos habituais por turnos. De longe, parecia ser o melhor dos três FF XIII anunciados na altura.

Passaram nove anos. Pelo caminho, o jogo mudou de nome, realizador, plataforma e sabe-se lá que mais. Foram precisos nove anos para termos, finalmente, a oportunidade de jogá-lo. Será que a demo correspondeu às expectativas quando lhe pusemos as mãos na PlayStation 4? Bem, sim… e não.

Um dos bons pontos de destaque da demo é o facto de oferecer várias horas de jogo, o que permite ao jogador ter uma ideia significativa da experiência que a última parte da história da saga oferece, sem a revelar de todo. Final Fantasy XV Episode Duscae traz-nos uma missão completamente genérica: derrotar uma criatura gigantesca e reclamar a respectiva recompensa, de forma a termos dinheiro suficiente para arranjar o carro e podermos prosseguir com a história (coisa que, obviamente, não é possível). O que torna esta premissa tão banal em algo espectacular é que, deste modo, não há qualquer tipo de spoilers, o que faz com que nos possamos concentrar unicamente em desfrutar da jogabilidade.

As batalhas são completamente diferentes de qualquer outro título FF. Para começar, têm muito mais acção. Não há transições entre o momento em que encontramos um inimigo e o combate começa. Isto significa que também se podem juntar mais inimigos, criando o que aparentemente seria uma luta infindável, mas que facilmente termina ao fugirmos dali. E quando dizemos “fugir” dizemo-lo literalmente. Basta correr na direcção oposta durante um bocado, para fugir – um belo toque de realismo. Mesmo que fujamos, recebemos pontos de experiência pelos inimigos que derrotámos, o que também é um ponto a favor.

Sendo uma fã de RPGs, adoro aumentar de nível, sendo que o sistema utilizado em FF XV é extremamente gratificante. Podemos lutar contra monstros e e inimigos todo o dia e toda a noite, se assim quisermos, acumulando uma tonelada de EXP, mas só quando descansamos é que todo o esforço faz efeito. É nessa altura que vemos os números aumentar. Na primeira vez que parei no acampamento, Noctis (o protagonista que controlamos), aumentou de nível seis vezes. Seis! E não foi algo que aconteceu só dessa vez. Nos dias seguintes, deambulei pelo mundo a derrotar tantos inimigos quantos conseguia, só pelo entusiasmo de chegar ao fim do dia e ver aquele ecrã onde os números aumentavam a olhos vistos.

Infelizmente, houve algumas coisas que não brilharam assim tanto. A acção rápida acaba por ter um revés, com problemas de framerate frequentes e chocantes – umas das cutscenes até se transformou num breve slideshow. Além disso, apesar das personagens estarem bem desenhadas, os cenários gigantescos deixam um pouco a desejar: paisagens cheias de vegetação parecem simplesmente borrões verdes, que não melhoram significativamente quando nos aproximamos, e muitas das texturas de rochas são simples trabalhos de corta-e-cola. Depois de nove anos de espera, pensei que ficaria deslumbrada com os gráficos, pelo que fiquei um pouco desapontada quando isso não aconteceu.

Felizmente, seria preciso bem mais que isso para estragar esta demo. Confesso que, apesar do meu cepticismo inicial relativamente à possibilidade de FF XV ser um bom jogo ao fim de tanto tempo, até estou bastante entusiasmada em relação à versão final. Bem, pelo menos, se a história for tão boa quanto a jogabilidade, a Square Enix pode ter uma pérola em mãos. Resta esperar para ver se eles algum dia terminam o jogo, em vez de se perderem a fazer sequelas ou spin-offs que ninguém pediu.

O-SALAO-RECOMENDA-FFXVdemo

Final Fanatsy XV Episode Duscae é uma versão de demosntração de Final Fantasy XV disponível unicamente, e de forma limitada, através da aquisição de Final Fantasy Type-0 para a PlayStation 4 ou Xbox One. 

Nota: Para esta review, jogámos Final Fanatsy XV Episode Duscae numa PlayStation 4, utilizando um código de download cedido pela distribuidora EcoPlay. 

Author
Published
Categories Análises
Views 46
Ir para a barra de ferramentas