O que experimentámos na última viagem de Nathan Drake

Foi a convite da Playstation Portugal que fomos testar em primeira mão Uncharted 4 às suas instalações em Madrid.

Uncharted_mad1

O capítulo final da história de Nathan Drake foi apresentada por Arne Mayer e Ricky Cambier, da Naughty Dog, developers do jogo e que nos deram a conhecer todas as novidades do mesmo.

DevsUncharted

Por eles foi-nos apresentado Henry Evory, um pirata do Séc. XVII, promovido à força pelo próprio pulso, tendo sido nomeado capitão depois de um motim na frota Inglesa da qual fazia parte, e que depois abandonou tornando-se pirata. Enquanto pirata ,o que durou apenas dois anos, realizou um roubo a uma das frotas mais ricas da época, a frota do Mughal da India, onde o tesouro estava avaliado em cerca de 500 Milhões de dólares, em valor actual. Depois deste roubo abriu-se uma caça ao homem, e enquanto alguns membros da sua tripulação foram capturados, Henry e o tesouro nunca mais foram vistos. Isto é até Uncharted 4.

unchatedmad2

Nathan Drake está mais velho, e em parte descansado, até que recebe a visita do seu irmão Sam que lhe fala de um tesouro,o tesouro de Henry Evory. Infelizmente além de Sam outras pessoas andam também em busca do tesouro, e ai entram os antagonistas da história. Donos de uma empresa militar privada, prometem dificultar a missão de Nathan e Sam.

Esta é a base histórica do jogo, e com esta premissa partimos à busca de respostas em Madagascar e noutros locais do mundo, e onde podemos pela primeira vez experimentar aquilo que a Naughty Dog apelidou de “open linear“, isto é, um mundo aberto mas que nos conduz a objectivos e tomar determinadas direcções.

Unchartedmad3

Será nesse ambiente que teremos a oportunidade de conduzir um jipe pelo mapa aberto. A sua condução é apurada mas simples, sendo quase um simulador de todo o terreno automóvel. É extremamente divertido conduzir o jipe pelas diferentes áreas como água, areia, pedra ou lama. E todas estas diferenças de terreno se sentem, e vêm no carro.

Outra novidade está ligada ao combate, agora podemos marcar os inimigos pressionando um botão enquanto vigiamos a área para que ao atacar furtivamente possamos saber melhor onde eles estão. Os inimigos têm também um sistema de alerta novo.

Esse indicador de perigo, sobre a forma de diamante vai aumentando e passa de branco, em que é neutro, para amarelo, onde os guardas inimigos estão mais alerta e onde teremos que ou nos esconder rapidamente, ou neutralizar o inimigo, até que fica vermelho, onde já nos viram, e teremos de ter alguma ação rápida para que a historia não acabe ai.

unchartedmad4

Durante a demo podemos sempre contar com a companhia de Sully e Sam o irmão de Drake, e a I.A. de ambos, inspirada em The Last Of Us, está afinadíssima, sendo que por varias vezes ambos conseguiram liquidar inimigos ou dar cobertura, sem atrapalharem o jogador.

Unchartemad5

Uma novidade que atinge tanto a condução como o movimento a pé prende-se com a inclusão de um gancho no carro, e um Grapling Hook quando andamos a pé, ambos permitem resolver enigmas, e também aceder a zonas mais difíceis do mapa. No combate o Grapling Hook permite fazer alguns dos movimento mais espectaculares caindo sobre o inimigo.

Unchartedmad6

Graficamente estamos perante o melhor que a Sony nos apresentou até ao momento, com cenários de cortar a respiração, e pormenores como a vida selvage que nos rodeia ser digna de chamar a este cenário quase um safari.

Uncharted 4 é um jogo que promete ser tão importante e marcante para a PS4 como os anteriores foram para a PS3. Esta é sem duvida uma despedida merecida para Drake.

Published
Categories Reportagens
Views 234

Comments (1)

Comments are closed.

Ir para a barra de ferramentas