O renascer do futebol em modo arcade

Para quem nasceu na década de 80 e se recordar de jogos de futebol, dois nomes vêm automaticamente à memória, Sensible Soccer e Kick Off. Muito antes do PES e do FIFA, eram esses os simuladores que faziam as delícias dos fãs do desporto rei, ficando para sempre marcados como as primeiras grandes referências do género. Assim sendo, OutOfTheBit pegou no mesmo modelo de sucesso e criou Super Arcade Football, que está em Early Acess no Steam, e já em fase avançada de desenvolvimento, trazendo novamente um estilo mais arcade ao género.

É clara a sensação de nostalgia e de viajar no tempo na primeira vez que jogamos Super Arcade Football, uma vez que se inspira notoriamente nos títulos que já havia referido, e não tenta sequer escondê-lo. Seguindo a mesma linha, tenta duas coisas essencialmente: ser simples e divertido, e na verdade consegue.

A jogabilidade rápida e prática caracteriza verdadeiramente Super Arcade Footbal, utilizando apenas quatro botões (passar, rematar, desarme e mudar de jogador), é fácil aprender a mecânica logo nos primeiros 5 minutos, e depois tudo dependerá da rapidez de raciocínio e das decisões que cada um tomar durante o jogo. E sim, Super Arcade Football é extremamente rápido e fluído, estando aí o segredo, sendo que a habilidade muito irá depender desse factor e em particular da destreza com que se domina o botão direccional. Fintar, passar, desarmar e rematar é especialmente fácil, e se no início os guarda-redes parecem intransponíveis, com o tempo acabamos por perceber a melhor forma de os conseguir bater, e até o árbitro ajuda, com um critério permissivo, deixando jogar à vontade mesmo por vezes nas entradas mais duras. Resumindo, Super Arcade Football é divertido de se jogar.

Graficamente não é deslumbrante nem tenta ser, foi principalmente construído para funcionar, e nesse campo nada a apontar. Está representada a grande maioria das selecções, no entanto, nem todas têm o equipamento verdadeiro, e damos o exemplo de Portugal, a quem foi atribuído uma camisola e calções ambos num cor-de-rosa muito pouco simpático, para não dizer de outro modo. Os nomes dos jogadores estão relativamente correctos, de forma mais ou menos mascarada, mas dá para entender quem é quem, nomeadamente Ronaldo, Pepe, Coentrão, Tiago, todas as estrelas estão lá. E sem esquecer as opções tácticas, que não estão ainda acessíveis, mas estarão presentes na versão final.

Chegando aos Modos, existem dois: Singleplayer e Multiplayer local até 4 jogadores, mais um Modo de Torneio, com Mundial e Europeu incluídos, sendo também possível criar e personalizar o próprio Torneio. Está igualmente planeada a futura integração de um Modo online de Multiplayer, assim como um modo carreira, e poderá muito bem estar aqui a chave de um futuro sucesso.

Super Arcade Football está no bom caminho, e não há mal nenhum em aproveitar ideias que se deram bem noutros tempos, desde que sejam bem implementadas e isso é conseguido, claramente. Falta saber como nos chegará a versão final, e em especial como funcionará o Modo Online, mas para já é no mínimo promissor.

Author Nuno Mendes
Published
Categories Antevisões Pc e Mac
Views 158
Ir para a barra de ferramentas