PES 2015 e o poder do FOX Engine

The Pitch is Ours! – O campo é nosso! É este o lema que a KONAMI aplicou à edição 2015 de Pro Evolution Soccer.

Depois de dois pequenos teasers a Konami Digital Entertainment anunciou os primeiros detalhes para PES 2015 de forma a elevar o realismo a todos os níveis e baseando toda a componente gráfica no FOX Engine que fará a sua estreia nas consolas da nova geração.

Através dos esforços combinados da equipas sedeadas em  Tokyo e em Windsor, poderemos contar com o regresso aos fundamentos primordiais que deu o reinado ao PES durante duas gerações de consolas. Estamos a falar do controlo total do jogador, controlos com uma resposta super-rápida e precisa, e um gozo e gosto pelo futebol espectáculo.

PES2015_OldTrafford_04_1404378160

Para isso vários aspectos foram trabalhados, entre os quais:

  • O último passe: tal como acontecerá em todos os passes, os passes serão mais precisos mas também terão que ser mais precisos, pois a nova física da bola e a respectiva resposta da mesma é também ela muito mais precisa e por isso todos os resvalos na relva ou em algum jogador terá influência na sua trajectória, tal como influenciará a recepção do jogador a quem passámos a bola.
  • Um para um: Para além de termos a possibilidade de um dribble mais curto, logo com mais precisão, não podemos esquecer que o nosso posicionamento será também vital para ganhar aquela pequena vantagem sobre o nosso adversário. Para isso poderemos fazer desmarcações para o espaço vazio colocando aquela bola nas costas que tem sido tão utilizado no futebol moderno.
  • Os Golos: Do lado de quem ataca, poderemos contar com um novo sistema de remate que permite uma enorme variedade de remates, seja em volley, de bicicleta, de calcanhar, de primeira, com parte fora do pé, etc, tudo isto com um controlo mais preciso tanto na direção como na força. Do lado de quem defende, os guarda-redes vão reagir de forma muito mais intuitiva, fechando os ângulos, caindo em cima do jogador ou então não saindo dos postes.

PES2015_KONAMIStadium_shot_1_1404378154

Para além destes 3 pontos centrais  juntam-se outros tantos, como por exemplo:

  • Velocidade e tempo de resposta apurada: Os controlos estarão mais rápidos para uma resposta em tempo real a qualquer situação com bola.
  • Inteligência Artificial em todo o campo: Agora a IA será aplicada em todo o campo e em todas as situações, respondendo às desmarcações individuais ou a movimentos em equipa, como é o caso do fora-de-jogo.
  • Controlo mais preciso da bola: Poderão enfrentar os defesas com as capacidades específicas e especiais de cada jogador, com um dribble mais curto, mas também com o “pace” a ter uma amplitude maior, visto que vai desde o passo à corrida e em todos os momentos podemos dribblar o adversário.
  • Vários tipos de defesa: Os jogadores poderão controlar todos os movimentos dos seus jogadores na defesa, fechar, fazer um carrinho ou esperar o adversário e pelo momento certo para tentar roubar a bola. O sucesso da defesa passa a depender totalmente do jogador.

PES2015_MUNU_Player_01_1404378155

Quanto aos benefícios do FOX Engine:

As consolas da nova geração, PS4 e Xbox One, vão poder experenciar pela primeira vez o FOX Engine criado pela Kojima Productions e desde já com o poder gráfico a notar-se no detalhe de cada jogador, do público e dos estádios, sendo que todos estes elementos vão beneficiar de dos efeitos de luz em tempo real.

A Konami este ano vai recriar mais de 1000 jogadores com todos os seus traços característicos, tanto físicos, como emocionais. Os jogadores vão correr como na vida real e vão reagir, perante as decisões do árbitro, os seus falhanços e golos tal como seria na realidade.

Mas também fora do campo, a atmosfera de cada jogo foi retocada, com as claques a respodenderem dinamicamente perante as jogadas da sua equipa, quer a nível visual, ao levantarem-se das suas cadeiras, quer a nível sonoro.

Pro-Evolution-Soccer-2015

O PES ID também está de regresso, poderemos mais uma vez contar com a personalização das maiores estrelas do mundo do futebol, neste caso, na sua postura dentro do campo e perante cada jogada. As grandes equipas não vão apenas movimentar-se perante a táctica que utilizarmos, elas vão reagir tal como na vida real, com mais ou menos agressividade, com mais passo curto ou longo, mais em contra-ataque ou em posse. Para além disso as “estrelas”, dentro deste contexto, também vão reagir a nível individual como na vida real, por exemplo, Cristiano Ronaldo a não defender…

Mas falemos também dos modos de jogo e de outras novidades que vão surgir neste PES 2015.

Por exemplo no myClub existirá uma renovação extensiva da Master League Online, que permitirá o uso de GP acumulado, a moeda utilizado no jogo, ou através de micro-transações.

Já os Live Updates passarão a ser semanais, rectificando as transferências de jogadores e ajustando as equipas das ligas Inglesa, Francesa, Italiana, Espanhola e Brasileira. Os dados dos jogadores também serão actualizados semanalmente com base no seu desempenho.

PES2015_OldTrafford_02_1404378159

Por fim poderão ainda adaptar as condições de cada jogo. Imaginem que são o Jorge Jesus e gostam de um jogo rápido. Pois bem agora vão poder dizer ao vosso tratador da relva para regar mais o campo, para ficar mais rápido ou então se forem o Luís Enrique para a relva ficar um pouco mais “crescida” para jogarem em passe curto.

Nos próximos meses ficaremos a saber mais sobre PES 2015, nomeadamente sobre a física da bola consoante as condições atmosféricas, as novas ligas que vão estar presentes, os editores de jogadores e de estádios e algumas melhorias nos modos Master League e Become A Legend.

PES 2015 vai chegar à PS4 a 60fps e em 1080p, como afirmou Adam Bhatti, gestor da marca PES na Europa, a versão da Xbox One ainda não atingiu esse nível mas não foi descartada essa possibilidade. Facto é que chegará às lojas a partir do Outono.

Publicado
Categorias Antevisões
Visualizações 4

Comments (1)

Comments are closed.

Ir para a barra de ferramentas