O poder da Inteligência Artificial

Não é segredo a preocupação de Elon Musk com a Inteligência Artificial. Vários têm sido os alertas por parte do CEO da SpaceX e foi por essa razão que se tornou um dos financiadores da OpenAI, uma startup sem fins lucrativos que desenvolve Inteligência Artificial. O propósito de Elon Musk era ter uma ideia mais próxima dos perigos e das potencialidades da IA.

Como forma de provar a capacidade de aprendizagem da IA, foi desenvolvido um BOT de DOTA 2, com o objectivo de competir contra os melhores jogadores do popular MOBA. Ora, os resultados não poderiam ter sido mais claros. Não só destruiu Danylo Ishutin, um dos melhores jogadores do mundo, em duas partidas de 1vs1, como precisou somente de duas semanas para aprender a fazê-lo.

Danylo ficou genuinamente surpreendido e não consegue compreender como é possível um BOT superar um jogador profissional com tamanha facilidade, e descreveu mesmo a experiência dizendo que “em parte parecia ter um comportamento humano, mas por outro lado, não se assemelhava a nada que tivesse visto antes.”

Como era de esperar, Elon Musk usou o evento para reforçar novamente a evidência de ser necessária uma maior atenção relativamente à evolução das IA’s. Será histeria, ou seremos nós que estamos a ser descuidados?

O futuro dirá.

Author Nuno Mendes
Published
Categories Notícias
Views 306