Prémios PlayStation de regresso

Os Prémios PlayStation estão de regresso com novas oportunidades para os developers portugueses. A PlayStation lança a segunda edição desta iniciativa de apoio ao desenvolvimento de videojogos em Portugal e desafia os jovens portugueses a apresentarem os seus projetos, oferecendo ao vencedor a possibilidade de ver o seu jogo publicado para PlayStation 4.

Entre 25 de julho e 21 de setembro, todos os estúdios, estudantes universitários, jovens programadores e empresas portuguesas que tenham faturado menos de 100.000 € em 2015 poderão candidatar-se à iniciativa. Todos os candidatos terão de apresentar uma equipa de projeto composta por, pelo menos, três tipos de perfis: game designer, programador e artista.

Os 20 projetos que passarão à fase final serão conhecidos a 11 de outubro e os respetivos projetos terão a oportunidade de serem apresentados ao júri da iniciativa e à imprensa especializada, num evento em novembro. O grande vencedor será anunciado na cerimónia de entrega dos Prémios PlayStation em janeiro 2017.

Na primeira edição, mais de 50 equipas apresentaram os seus projetos para os Prémios PlayStation. Strikers Edge, do estúdio Fun Punch, foi o grande vencedor do desafio e venceu também o Prémio PlayStation da Imprensa. Strikers Edge é um frenético jogo de combate multijogador de arcada onde os jogadores lutam contra guerreiros anciões e será lançado na PS4 ainda este ano.

Além dos prémios atribuídos ao Melhor Jogo, a equipa de Strikers Edge teve a oportunidade de apresentar o jogo no lançamento do programa PlayStation Talents e ainda de estar presente na maior feira de tecnologia e entretenimento do mundo, a E3, em Los Angeles.

Os Prémios PlayStation estão divididos numa categoria principal e cinco categorias secundárias:

Categoria Principal

–    Prémio PlayStation para Melhor Jogo de 2016

Categorias Secundárias

–       Prémio PlayStation para Jogo mais Inovador

–       Prémio PlayStation para Melhor Arte

–       Prémio PlayStation para Melhor Utilização das Plataformas PlayStation

–       Prémio PlayStation para Melhor Jogo Infantil

–       Prémio PlayStation da Imprensa

O projeto vencedor do Prémio PlayStation para Melhor Jogo de 2016 em Portugal terá acesso a:

–       Um prémio monetário no valor de 10.000 € para apoiar o financiamento do desenvolvimento do videojogo

–       Kits de desenvolvimento PS4

–       Um espaço físico para trabalhar durante 10 meses em Lisboa

–       Publicar o seu videojogo para PS4 na PlayStation Network

–       Uma campanha promocional nos canais próprios da PlayStation® no valor de 50.000 €

As candidaturas terão de ser submetidas em premiosplaystation.com até ao dia 21 de setembro, e têm de incluir:

–       Um vídeo de apresentação do jogo, com um máximo de 5 minutos de duração

–       O documento de Concept Design (em formato PDF, sem limite de páginas)

–       Os CVs dos membros da equipa

Os Prémios PlayStation estão incluídos no programa PlayStation Talents que tem como objetivo impulsionar a indústria do desenvolvimento de videojogos em Portugal e Espanha através de várias iniciativas destinadas a apoiar o talento nacional.

O programa PlayStation Talents conta com cinco áreas de atuação distintas:

·      PlayStation Futuros Talentos: uma iniciativa que tem como objetivo desenvolver o talento de jovens do ensino secundário através da geração de ideias para criar um videojogo.

·      PlayStation First: um programa de apoio a instituições de ensino superior no desenvolvimento de videojogos, que já funciona noutros países como o Reino Unido, Índia ou Austrália. Este programa fomenta a formação universitária na área dos videojogos, oferecendo aos jovens oportunidades para criar conteúdos para as plataformas próprias da PlayStation .

·      Prémios PlayStation: esta iniciativa promove o desenvolvimento de videojogos de estúdios nacionais e arrancou em Portugal em novembro de 2015. Neste momento, o projeto vencedor da 1ª edição, Strikers Edge, está a ser desenvolvido para a PS4.

·      Games Camp: na Factoría Cultural do Matadero de Madrid, numa incubadora de indústrias criativas, estão integradas cinco equipas às quais foram fornecidos kits de desenvolvimento para a PS4, apoio técnico e legal e uma campanha de comunicação e marketing em meios próprios para apoiar o lançamento de cada jogo. O objetivo é publicar anualmente cinco títulos para a PS4.

·      PlayStation Alianças: nesta área a PlayStation trabalha com estúdios de diferentes perfis e dimensões de forma a desenvolver jogos para a PS4.

Published
Categories Notícias
Views 73
Ir para a barra de ferramentas