Raciocínio Lógico e diversão conjugados!

Muitas pessoas gostam de jogos de paciência, de lógica, de quebra-cabeças ou de jogos matemáticos, sendo uma excelente maneira de passar os tempos mortos. E os fãs da Nintendo devem bem lembrar-se de Picross 3D para a DS, como um dos melhores jogos de puzzles da consola. Chega agora Picross 3D: Round 2, com o objectivo de continuar a ser um dos melhores jogos dentro do género, desta vez para a Nintendo 2DS/3DS.

Em Picross 3D: Round 2 podemos encontrar diversos quebra-cabeças (são mais de 300), sendo que os primeiros servem como tutorial onde nos serão explicados tanto os conceitos básicos, como os mais complexos. Estão divididos por livros com diversos temas e sempre que resolvemos um quebra-cabeças, somos recompensados com Gems, que nos permitem desbloquear mais livros.

Cada quebra-cabeças consiste num bloco que esconde no seu interior um modelo 3D de um objecto e para descobrirmos esse objecto teremos de retirar os diversos cubos que fazem parte desse mesmo bloco. Os cubos devem ser removidos de forma lógica, seguindo a informação de quantos cubos são utilizados nas diversas linhas e colunas do bloco. Outro elemento importante é que os cubos que fazem parte desse objecto em 3D devem ser pintados de duas cores (laranja ou azul), onde também nos é dada a orientação da quantidade de cubos que devem ter uma determinada cor. Tudo com muita lógica.

Não é um jogo de adivinhação, longe disso, aqui tudo depende da lógica e do raciocínio. Todos os quebra-cabeças têm três níveis de dificuldade, o fácil, o médio e o difícil, mas não são os quebra-cabeças que mudam, o que muda é o número de pistas que recebemos, sendo desvendado sempre o mesmo objecto 3D. O prémio também difere, ou seja, recebemos mais e melhores Gems, o que nos permite depois desbloquear mais rapidamente novos livros. O tempo que demoramos a resolver os quebra-cabeças conta igualmente para a nossa pontuação e para o tipo de Gems, significando que quanto menor o tempo despendido, melhor.

Picross 3D: Round 2 deve ser jogado com a stylus para uma boa precisão e sempre que nos equivocamos é assim assinalado e voltamos essa jogada atrás. Se estivermos muito perdidos também podemos usar o botão de ajuda que nos dará uma pista para continuarmos a desvendar o nosso quebra-cabeças.

Outra das funcionalidades é a possibilidade de se resolver os quebra-cabeças dos amiibos, portanto, se solucionarem todos os quebra-cabeças incluídos no jogo, têm ainda a opção de resolver os dos vossos amiibos.

Infelizmente não existe o Português como um dos idiomas, o que é pena, visto que poderia tornar-se facilmente bastante interessante para algumas crianças.

Concluindo, Picross 3D: Round 2 é perfeito para quem gosta deste tipo de quebra-cabeças e é aquele tipo de jogo que, ou se adora, ou é difícil encontrar a paciência para ele. No meu caso, adorei, principalmente porque o nível de dificuldade vai subindo sem que notemos, e quando damos conta estamos a deslindar profundos quebra-cabeças.

Publicado
Categorias Análises Nintendo
Visualizações 3
Ir para a barra de ferramentas