Ready for smash! Super Smash Bros – Review

O que acontece quando juntamos cerca de 50 personagens clássicas de videojogos e as libertamos numa arena de combate? E se essa arena for convosco para qualquer lugar?

Super Smash Bros for 3DS é o que acontece!

SSB é um brawler onde tudo pode acontecer, onde podemos ver como as personagens que nos acompanham nos nossos videojogos favoritos, se comportam quando são chamados a lutar. Mario, Link, Pikachu, Donkey Kong, e muitos outros não só da casa mãe Nintendo mas também Sonic, ou MegaMan que faz aqui a sua estreia neste universo Smash, juntam-se num combate de proporções galácticas.

Mas passemos ao jogo em si. O jogo é extremamente competente graficamente, e apesar de ser numa portátil, o jogo corre fluentemente a 60 fps, e visualmente os lutadores são bem definidos, sendo que facilmente reconhece-mos qualquer um deles.

Os modos de jogo são mais que suficientes para a pequena consola, podemos logo assim que entramos no jogo partir para um modo Smash, onde escolhemos o jogador, os inimigos, o cenário e partimos para o combate, podemos seleccionar em vez de jogar sozinhos contra o CPU, podemos escolher lutar contra um amigo, através de uma rede local. Este é o modo directo do jogo, o modo que nos leva logo para a luta pura e dura.

[slideshow_deploy id=’16569′]

Mas em vez disso podemos partir para batalhas Online, onde podemos ligar-nos e lutar contra outros jogadores no mundo inteiro, quer seja por diversão, onde os combates não contam para nenhum ranking, ou glória, onde cada vitoria conta para uma espécie de ranking mundial. Também podemos ver os melhores combates ou apostar golpazios nos combates que estejam a decorrer.

Aventura Smash, ou smash run, o modo estrela desta versão é uma espécie de plataformas meets brawl. Agarramos no nosso lutador e vamos para um labirinto onde iremos derrotar alguns inimigos, e depois colecionar power ups para um combate final aleatório, aqui a diversão é garantida em multi ou single player.

No modo Extras, bom apesar do nome não parecer, este não é apenas mais um modo, pois aqui foi onde passei mais tempo, nesta zona podemos encontrar diversas opções como o modo Clássico, onde vamos lutando contra vários lutadores ao longo de um tabuleiro, até uma luta final com a mão mestre, O modo Lendas Smash em que vamos lutando contra inimigos numa forma cronológica em que foram surgindo no mundo dos videojogos, encontramos os mini jogos no estádio, e um sitio onde podemos treinar e habituar-nos aos golpes das nossas personagens.

É também aqui que criamos o nosso lutador mii outra das novidades desta versão. Podemos levar as personagens mii para o combate escolhendo qual o seu estilo e quais os seus ataques, roupas e chapéus.

Podemos também ver o cofre onde encontramos os troféus ganhos ao longo do jogo nos nossos combates e missões.

Tudo isto está dentro do modo extras o que é mais que muito!

Todos estes modos tentam tirar o máximo partido do jogo enquanto singleplayer, mas este jogo foi feito para ser jogado com amigos, numa batalha frenética, onde os momentos de diversão serão garantidos!

O jogo contem também um modo street pass. Conforme vamos encontrando pessoas que tenham uma Nintendo 3ds e o jogo pela rua vamos recebendo desafios das mesmas para uma luta de street smash, uma espécie de luta de caricas, como alguns de nós jogavam na escola. O objectivo aqui é atirar a carica adversária para fora do tabuleiro, um jogo divertido onde podemos lutar contra pessoas que não conhecemos.

Os lutadores e cenários são fáceis de desbloquear neste jogo, existindo varias formas para o fazer, sendo que a mais simples é mesmo, jogar. De tempos a tempos, ou de combate em combate, irão ser desafiados por uma nova personagem tendo apenas de a derrotar para desbloquearem, e se não conseguirem derrotar essa personagem à primeira não desistam, basta que façam qualquer combate que serão desafiados novamente após esse combate para lutar contra a mesma personagem até que a derrotem.

Mais uma vez a equipa de tradução está de parabéns com todos os menus impecavelmente traduzidos, indo aqui até mais longe ao fazerem uma tradução exímia de todos os troféus também.

Uma outra adição simpática ao jogo é as fotos que podemos tirar às nossas lutas. Quando pausamos o jogo, entramos no modo foto, e ai podemos focar-nos nos nossos lutadores a meio de um golpe genial e tirar uma foto para mais tarde nos gabar-mos.

 HNI_0030

Um título muito satisfatório na pequena 3DS, apenas com dois ou três problemas na minha opinião, um a nível de hardware, pois mesmo na 3DS XL o ecrã parece demasiado pequeno para tudo o que esta a acontecer, quanto mais num ecrã como o de uma 3DS original ou o ecrã de uma 2DS. Outro pormenor que alteraria, é o facto de os menus que serem um pouco confusos ao inicio. Após algumas horas de jogo já sabemos onde está tudo, mas à primeira impressão o mesmo não é muito intuitivo. O meu problema final é uma preocupação, o sistema de combate é muito simplificado, também devido ao numero de botões existentes na consola, no entanto é possível fazer a combinação de vários ataques, usando para isso diferentes direções no analógico, o que me leva a crer que o mesmo pode vir a não durar muito tempo

Em suma é um jogo divertido, onde certamente irão passar algumas horas, principalmente se são fãs de videojogos, e querem ver como se comportariam diversas personagens familiares num ambiente que não o seu original. Um jogo obrigatório para qualquer proprietário de uma consola da família 3DS, ainda mais obrigatório se poderem jogar com amigos.

Published
Categories Análises
Views 57
Ir para a barra de ferramentas