Stellaris: Utopia a exploração tornou-se ainda melhor!

Utopia, para quem não sabe o significado, refere-se a uma ideia ou um plano que parece irrealizável; uma palavra incomum, mas ligada a todos os nossos sonhos e ideias. Felizmente, na história da humanidade, sempre existiram pessoas determinadas em levar os seus ideais avante, contribuindo assim com o progresso e evolução da sociedade, espelhando onde hoje nos encontramos.

Stellaris traz-nos exactamente isso – uma ideia impossível de realizar (pelo menos por agora) e uma exploração espacial quase sem limites. Ora, com a chegada da expansão Utopia, tornou-se ainda melhor. Vamos então à sua análise.

Stellaris por muito bom que já fosse, tinha bastante espaço para melhorar e expandir-se. Foi nesse sentido que a Paradox Interactive nos trouxe esta expansão – um melhor agrupamento das coisas; algumas novidades muito bem-vindas; e até um rectificar de alguns pormenores que poderiam fazer diferença no final. Algumas das novidades que aqui vou descrever não pertencem apenas à expansão, uma vez que foi lançada juntamente um o update 1.5 (que é grátis para todos os jogadores).

Umas das novidades é o novo sistema de facções, agora muito melhor organizado e explicativo. A nossa sociedade pode ter imensas facções e cada uma ter o seu tipo de ideologias; muitas vezes contra o nosso sistema diplomático; outras vezes de acordo com o mesmo; e outras verdadeiramente extremistas. A verdade é que o próprio sistema diplomático vai-se moldando e alterando conforme as ideologias das facções mais fortes e claro, se estiverem a usar uma diplomacia Militar ou ditatorial vão ter bastantes problemas para lidar com muitas das facções.

Outra grande novidade é a Tradition Tree, ou árvore de tradições, uma óptima implementação no jogo de modo a conseguirmos alterar a nossa civilização e sociedade gradualmente. Na Tradition Tree existem sete ideologias: Expansão, Dominação, Prosperidade, Harmonia, Supremacia, Diplomacia e Descoberta. Cada uma delas é preenchida por 5 tradições que temos de desbloquear, que ao ser atingido, passamos a ter acesso a uma Ascension Perk ou regalia. Existem diversas Ascension Perk, e uma vez escolhidas, proporcionarão uma diferença significativa na vossa sociedade. Dando um exemplo prático, se escolherem uma Ascension Perk como Domínio Interestrelar, automaticamente as vossas fronteiras aumentarão em 25%. Existem regalias para todos os gostos e que poderão ter um impacto profundo na maneira como o jogo vos está a correr.

[slideshow_deploy id=’35514′]

Algo importante de saber é como temos acesso à Tradition Tree, isso é através de pontos Unity, estes são pontos que vamos ganhando ao longo do jogo, mas que também é possível construir edifícios que os vão criando, para assim conseguirmos mais rapidamente ir desbloqueando a nossa Tradition Tree.

Mas falta ainda mencionar as mega-estruturas – Estruturas gigantescas agora possíveis de serem construídas e que nos providenciam diversas coisas. Se estão a pensar que são fáceis de construir, estão muito enganados e são necessários imensos recursos para que se tornem uma possibilidade, no entanto, as regalias realmente compensam. Diria mesmo que não há como hesitar mal consigam construir uma mega-estrutura.

Algo que faltou melhorar, causando algumas queixas por parte dos jogadores, é como por vezes somos vistos pelas outras civilizações. Ou seja, basta as ideologias serem diferentes e mesmo que não tenha existido praticamente qualquer contacto, automaticamente seremos odiados. Podem tentar convencê-los com diplomacia (enviando recursos e informações), tentando assim melhorar ligeiramente as relações, contudo, basta passar algum tempo e lá está o rancor de regresso. Algo bastante complicado de gerir, mas incompreensivelmente nada há a fazer.

Concluindo, Utopia traz-nos essencialmente diversas alterações no que toca à modificação das ideologias na nossa civilização. Consegue oferecer uma nova organização ao jogo e que muito nos ajuda a gerir melhor tanto o que nos rodeia, como tudo o que precisamos. Todas as adições e alterações que o jogo nos trouxe são excelentes para uma primeira expansão.

Published
Categories Análises Pc e Mac
Views 378
Ir para a barra de ferramentas