Quando comecei a escrever este análise percebi que toda a minha vida o Street Fighter fez parte da minha vida. É caso para dizer que desde que me lembro, tinha 4 anos de vida quando a saga começa e este ano celebra 30 anos. Estou velho, é um facto mas o Street Fighter parece que está sempre novo, porque nunca acabam de surgir mais e mais jogos da franquia e as competições quer seja online quer seja em formato eSports não param de crescer.

 

 

Tradicionalmente estamos habituados a remasterizações ou pseudo remasterizações, mas este Street Fighter 30th Anniversary Collection recolhe os jogos icónicos destes 30 anos:

– Street Fighter

– Street Fighter II (World Warrior, Champion Edition, Hyper Fighting)

Super Street Fighter II (The New Challengers, Turbo)

– Street Fighter Alpha

– Street Fighter Alpha 2

– Street Fighter Alpha 3

– Street Fighter III (New Generation, 2nd Impact, Third Strike)

Por essa uma recolha dos clássicos, podem jogar no formato orignal em 4:3 com barras laterais com art dos jogos, mas podem esticar para os 16:9, mas jogar no formato antigo dá mesmo aquele ar de estarmos a jogar nas máquinas como fazíamos quando erámos putos. No entanto não temos todos os extras que foram saíndo com as remasterizações especialmente no caso dos Alphas 2 e 3 e no Street Fighter Third Strike.

 

 

Alpha 3, por exemplo, teve seu último lançamento no PSP, contando com 10 personagens a mais e vários modos que estendiam consideravelmente a vida útil do título. Third Strike teve seu último lançamento no PS3 e 360 com a Online Edition, que trazia alguns desafios úteis para aprender as mecânicas do jogo. Essas ausências devem passar despercebidas pela maioria dos jogadores, mas é uma pena que a Capcom optou por não incluir as versões mais completas de cada título.

 

 

Como novidade, a coletânea traz modo treino e modo online para os jogos Street Fighter II Hyper Fighting, Super Street Fighter II Turbo, Street Fighter Alpha 3 e Street Fighter III Third Strike. A única ausência notável desta lista é com Street Fighter Alpha 2, que tem uma jogabilidade fundamentalmente diferente do seu sucessor. As opções de treino são bem completas, trazendo opções de configurar a inteligência artificial, controlar vida e barras de especial, entre outras opções.

 

 

A coletânea também inclui um museu com músicas dos jogos incluídos na coletânea, um painel dedicado à história da série desde o primeiro Street Fighter até o lançamento do quinto jogo principal, uma verdadeira enciclopédia sobre os personagens, que também permite ver alguns golpes frame por frame e materiais sobre a criação dos jogos, especialmente SF II que tem sua história de criação comentada inclusive com opção em português.

Street Fighter 30th Anniversary Collection é uma excelente compilação dos jogos que fazem parte da história, mas mais do que isso é a própria história desta saga com todos os detalhes, arte, música, e a jogabilidade que recordamos das inúmeras horas em frente ao ecrã, desde o da máquina arcade até ao das consolas, passando pelos gigantes CRT’s da altura.

4.0

Sim

  • Em vez de remasterização é um reviver a história
  • Óptimo para os mais saudosistas
  • É quase uma biblioteca da história do Street Fighter

Não

  • A latência online pode por vezes comprometer
  • Faltam alguns conteúdos que foram lançados nas remasterizações
Published
Views 127