Super Mario Maker, a reinvenção do editor

Como fazer o jogo de Mario perfeito?

Criar a fórmula de sucesso do jogo de plataformas 2D, evoluir mundos e personagens durante 30 anos, dar todas as ferramentas para que cada um crie o seu próprio jogo Mario. Isto é Super Mario Maker!

A Nintendo podia celebrar este aniversário do Mario com um novo jogo, onde mais uma vez reinventa-se as plataformas como em Super Mario Bros, ou em Super Mario 64, mas optou dar esse trabalho aos fãs, e os fãs agradeceram criando nas primeiras semanas mais de um milhão de níveis. Isto leva-me à minha parte favorita deste jogo, sim parte porque essencialmente existem duas partes, jogar e criar.

SuperMarioMaker-eShop-Screenshot-5-POR

Ora eu sou uma pessoa mais de jogar, passar alguns níveis, divertir-me com a minha própria aselhice, e aqui neste jogo tenho a possibilidade de jogar todos esses níveis em 4 Marios diferentes. Em termos de jogo o mesmo permite-me jogar localmente no desafio “10 Marios” onde temos 10 vidas para salvar a princesa Peach ao longo de 8 níveis, desbloqueando-os assim como pré-feitos no editor, ou se preferirem navegar pelos simples menus online e descobrir o criador, ou o nível Mario mais desafiante que encontrarmos. Se quisermos ser surpreendidos, podemos sempre jogar o modo 100 Marios, idêntico ao modo local mas sempre com a surpresa de níveis feitos por fãs de Mario que estejam em qualquer parte do mundo. Isto dá-nos um sem-fim de possibilidades de jogo, horas a percorrer níveis da esquerda para a direita, percorrendo labirintos, derrotando o exército de Bowser pelo caminho.

SuperMarioMaker-eShop-Screenshot-3-POR

Mas claro para que pessoas como eu possam usufruir dos níveis alguém tem de os criar, e aí a Nintendo fez com o editor, o mesmo que tinha feito com as plataformas, criou uma ferramenta única e simples que permite qualquer pessoa criar rapidamente, ou intensivamente, o seu nível Mario. Logo ao entrar pela primeira vez recebemos um pequeno tutorial de como usar o editor, o gamepad volta a ser o grande destaque de mais um jogo, pois quase toda a ação fica concentrada no pequeno ecrã. Mas ainda bem, pois o interface utilizado é extremamente funcional e simples q.b. para que não canse após algum tempo de criação, e tempo é apenas o que precisam dedicar para desbloquearem todos os itens que terão disponíveis para vos ajudar na criação.

O interface é extremamente funcional com tudo facilmente acessível e perceptível, e se no início leram que sou uma pessoa de jogar mais do que criar, a verdade é que mesmo assim a Nintendo conseguiu com que eu dedica-se horas seguidas a fazer níveis atrás de níveis. A experimentar uma e outra combinação de itens e inimigos, a ver o que cada item tinha como segunda opção através de um abanar do mesmo. E foi assim que a Nintendo conquistou tantos cépticos de criação como eu.

WiiU_MM_E32015_05

Graficamente  todo o interface é simples e funcional, e é fenomenal ver como ao toque de um ícone podemos transformar tudo no ecrã de forma a adaptar-se ao estilo pretendido, e nunca os velhos jogos de Super Mario foram tão polidos. É uma alegria ver como os pequenos pixels do nosso canalizador ficam bonitos em HD.

As melodias de Mario sempre foram musicas que ficam durante dias a acompanhar o nosso cérebro, e aqui voltam a fazer marcas de guerra no jogador, e ficam alegremente a pairar enquanto pensamos onde colocar o próximo bloco, e aí a própria colocação do bloco assume um som, que ao colocar sucessivamente forma uma musica já conhecida, o que leva a gostar ainda mais do jogo, todos os pequenos detalhes que ele nos oferece.

Falando em pequenos detalhes podemos falar também dos grandes, não posso deixar passar o excelente manual do jogo, um ajudante que poucas vezes ligamos num jogo normalmente, mas que aqui em Mario Maker perdemos algum tempo a explorar todas as páginas com pequenas referências a alguns factos interessantes, ou mesmo pela companhia da nossa operadora do manual a querida Mary O.

img_mashiko_03

De referir ainda uma coisa interessante, a inclusão de varias outras personagens com as quais podem jogar, são apenas skins e apenas funcionam nos níveis que usam o grafismo de Super Mario Bros., mas é maravilhoso ver como se adaptam vários ícones a este ambiente novo para eles. Esta adição é feita através de amiibos que já tenham, mas aqui é o ponto que acho interessante, ao contrário de alguns jogos (Splatoon estou a falar de ti) que só através dos pequenos DLC físicos permitem desbloquear coisas, aqui em Super Mario Maker, existe sempre forma de desbloquear estas personagens.

Falando em amiibo, ainda a referencia ao amiibo especial de 30 anos Mario, uma figura maior do Mario em duas variantes, clássica e actual, e é engraçado ver um Mario físico, em 3D de uma sprite 2D convencional.

SM_E32015_PixelMario_both

Um jogo gigante até ao momento, com toda a grandiosidade que 30 anos de Mario podem trazer, podem até faltar algumas coisas como um ou outro item que o mais fervoroso criador sinta falta, mas poderá sempre existir a possibilidade de expansão através de DLC com novos itens e tudo mais. Vamos ver o que nos reserva o futuro para este titulo.

Apenas tenho coisas boas a dizer deste jogo, desde os 4 mundos mágicos que nos dão, a liberdade total de criação, as musicas e as memorias que o jogo nos dá. E não só a mim, mas a toda a gente que gosta de jogos, que faz jogos, e até os fenómenos da internet, como os youtubers. 30 Anos já são uma vida, mas estes 30 serão certamente memorizados para sempre por todos nós, a Nintendo oferece-nos através de um jogo a possibilidade de entrar nesta historia, criando o jogo que achemos que o Mario merece.

Parabéns Mario por 30 anos, parabéns Nintendo por mais uma reinvenção, e por unir uma comunidade em torno de algo tão emblemático como o Mario.

Recomenda_SMM

Published
Categories Análises
Views 70

Comments (2)

  • Dezembro 30, 2016 at 6:09 pm
    […] Super Mario é provavelmente o principal personagem da marca Nintendo, e para comemorar os seus 30 anos a Nintendo lançou em Setembro Super Mario Maker para a Wii U, a verdade é que o jogo teve um sucesso estrondoso, os jogadores adoraram ter a possibilidade de criar os seus próprios níveis e também de os facultar a todos os utilizadores espalhados por este mundo fora. Fica aqui o link da nossa análise da versão Wii U de Super Mario Maker. […]

Comments are closed.

Ir para a barra de ferramentas