TRADiiO – O mercado da música na palma das mãos – Entrevista a Miguel Leite

Como já devem perceber aqui no Salão de Jogos a música e os jogos andam de mãos dadas. Como tal fomos conhecer o novo jogo mobile TRADiiO, que consiste na descoberta e aposta em talentos emergentes da música nacional, numa interacção que poderá levar as bandas a ganhar prémios, mérito e reconhecimento; e aos jogadores a possibilidade única de interagirem de perto com os seus ídolos, mas talvez mais importante do que isso, efectivamente ajudá-los a chegar mais alto.

Através do TRADiiO, os utilizadores ouvem as faixas disponíveis e investem moeda virtual nos artistas em que mais acreditam, nesse lado individual serão “promotores”/investidores, enquanto banda estarão a promover o seu trabalho, a impulsionar a sua música e partilhá-la com outros músicos e até fãs de outras bandas.

Faixa7 (1)

Para percebermos melhor todo este conceito e abordagem, fomos ter com Miguel Leite, o líder deste projecto ambicioso e que quer dar um empurrão à musica portuguesa.

Pedro Moreira Dias: Como surgiu a ideia e a necessidade da criação desta plataforma?

Miguel Leite: O TRADiiO surge numa altura em que há uma enorme onda de criatividade e novo talento no mercado da música em Portugal. Mas com tanto conteúdo novo, é cada vez mais difícil identificar novo talento. Nós queremos ser a plataforma ideal para identificar novo talento, algo que é feito, de forma colectiva, pelos nossos utilizadores.

PMD: O TRADiiO mais do que uma mera aproximação ao myspace ou ao bandcamp, é um jogo…

ML: O TRADiiO é um jogo social de descoberta de música. É uma nova forma de um ouvinte e fã se envolver com as bandas que descobre. Não é só ouvir. É jogar e competir de forma saudável com os nossos amigos.

headertradiio

PMD: Sendo um jogo, qual foi o aliciante que decidiram aproveitar/criar para que um jogador esteja constantemente “ligado” mas ao mesmo tempo a pessoa que gosta de descobrir música não precise ser um “gamer”?

ML: O TRADiiO antes de tudo é um jogo social. Competimos com os nossos amigos, descobrimos nova música só de ver os seus portfólios e investimentos. À medida que vamos fazendo boas compras, vamos evoluindo no jogo, colecionando badges, ganhando mais moedas. No final, há sempre prémios para os melhores jogadores, embora acreditemos sempre que o verdadeiro prémio está simplesmente em jogar e descobrir nova música.

PMD: O TRADiiO tem duas direcções, o de quem joga, mas também o de quem divulga a sua música. Para os músicos, bandas, editoras, qual foi a vossa estratégia?

ML: O nosso objectivo é selecionar novos artistas, identificar talento e transportá-lo para as rádios, grandes editoras e estúdios. Queremos organizar todo o novo conteúdo musical e dar oportunidades aos artistas, como a gravação e masterização de músicas e a realização de videoclips ou de sessões fotográficas.

PMD: Queres falar um pouco dos prémios que tantos as bandas como os “investidores” podem ganhar?

ML: Os utilizadores ganham bilhetes para festivais, acesso a concertos exclusivos e podem até conhecer as bandas que apoiam. Por outro lado, as bandas com mais sucesso ganham também prémios como actuações em festivais, horas de estúdio ou apoio à promoção.

PMD: O TRADiiO tem como ambição criar os futuros agentes da música portuguesa? Ou o futuro da música portuguesa passa pelos agentes singulares, as pessoas “comuns” que transmitem boca a boca, das redes sociais, etc, aquilo que gostam e apostam?

ML: Acreditamos que o futuro da música está numa crescente aproximação do artista e do ouvinte. Quanto mais conseguirmos encurtar as distâncias, mais oportunidades surgem para todos os intervenientes.

PMD: O TRADiiO foi lançado recentemente, quais são os próximos patamares que pretendem atingir e o que podemos esperar ainda para este ano?

ML: O TRADiiO está em constante melhoria e evolução. Até ao final do ano o nosso objectivo é ter a plataforma com novas funcionalidades tanto na parte de jogo, como na parte de música, de forma a podermos lançar noutros países, como Inglaterra e Estados Unidos.

O jogo de música TRADiiO anunciou entretanto o investimento por parte da Espírito Santo Ventures e da Exago Ventures, o que irá permitir o lançamento da plataforma em Portugal e preparar o lançamento noutros países, nomeadamente Inglaterra e Estados Unidos. 

O TRADiiO já chegou aos 10 mil utilizadores e 600 artistas, isto apenas em pouco mais de duas semanas de existência, sendo a plataforma totalmente grátis para utilizadores e artistas e está disponível em web, Windows Phone e brevemente em IOS e Android.

A primeira experiência “offline” da plataforma chama-se TRADiiO Live e acontece já no no dia 28 de Junho, às 16h00, no Palácio Braamcamp, no Príncipe Real, Lisboa. Este evento funcionará como festa de lançamento e irá contar com mais de 15 artistas e 12 horas de música. Serão ainda seleccionadas duas bandas da plataforma para actuar.


10462858_645379835549962_1326353136965505975_n

Publicado
Categorias Reportagens
Visualizações 8
Ir para a barra de ferramentas