Treina a tua paciência em Sniper Elite 4

“Amorzinho, o que vamos fazer no Dia dos Namorados?” e a cara metade responde, “Tu não sei, mas eu vou jogar Sniper Elite 4!!!”. É claro que digo isto em tom de brincadeira, mas acredito que os fanáticos deste tipo de jogos poderiam dar esta resposta, porque Sniper Elite 4 ficou disponível no dia 14 de Fevereiro, Dia dos Namorados.

Apesar de ter saído neste dia romântico, romântico não entra no dicionário deste jogo, pois o amor não está no ar neste cenário de guerra, na segunda grande guerra mundial, para ser mais concreto. Onde a ditadura assola Itália em 1943, cenário da nossa aventura.

Quem tem jogado os jogos desta franquia, vai perceber logo que Sniper Elite 4 é a continuação do seu antecessor, Sniper Elite 3. Seremos o já conhecido, Karl Fairburne, o agente americano dos serviços secretos.

Para os estreantes deste tipo de jogo, há uma palavra que o resume, e que não te podes esquecer, essa palavra é PACIÊNCIA!!! Sim é verdade esta é a chave do teu sucesso em Sniper Elite 4, um bom sniper tem de ser “fantasma” no campo de batalha e que um erro simples pode causar-te sérios problemas. Isto tudo porque este jogo não é um shooter banal, aqui tens de ser invisível para as tropas nazis e dar tiros “limpos” , isto é tiros certeiros, se não deres vais chamar a atenção e terás um exercito atrás de ti. Outro tipo de ataque limpo é o ataque físico, aproximas-te do inimigo e derrubas-o, como deves estar a perceber, este tipo de golpe adequa-se mais para soldados que estão mais isolados. Se desses um tiro irias chamar a atenção do resto do pelotão nazi.

Nestas situações deverás usar o lado táctico do jogo, com o soldado no chão, sem vida, poderás pegar nele e escondê-lo num sitio sem ser descoberto pelos colegas. Caso deixes o corpo no chão e este seja encontrado vais levantar suspeitas e o exercito vai ficar com a atenção redobrada, dificultando-te o trabalho. Podes procurar objectos nos bolsos dos soldados caídos, tal como apanhar as suas armas.

Os que nunca jogaram e não conhecem o jogo, devem estar a perguntar: “O que acontece se formos descobertos pelo exército?”, fácil, pegas na metralhadora e “limpas” tudo o que e mexa à tua frente, até conseguires esconder e diminuir o estado de alerta dos nazis.

Falando em metralhadores, não é só de sniper que vive Karl Fairburne, o soldado dos serviços secretos está equipado  com três tipos de armas, a principal e que dá o nome ao jogo, a Sniper, arma de longo alcance, para fazermos um tipo de limpeza mais low profile, nas armas secundárias, armas de alcance mais curto e que engloba as já referidas metralhadoras e shotguns e para finalizar os tipos de arsenal, temos as pistolas, que não há muito a dizer, porque este tipo de armas serve mais para o desenrasque. Qualquer tipo de arma tem a possibilidade de sofrer vários upgrades.

A lista de armas a escolher é vasta, para isso basta desbloqueá-las e depois comprá-las. Mas o nosso soldado não está so equipado armamento balístico, tem também material explosivo, como granadas, minas terrestres, TNT, entre outros. Para nos auxiliar temos alguns objectos que nos vão ser muito util para avançarmos no jogo esse objectos são, binóculos, que conseguimos marcar pontos que ficam assinalados no mapa, temos igualmente o kit de primeiros socorros e podemos contar com pedras para ajudar, pois é possível distrair os soldados inimigos com o arremesso deste objecto para dissuadir a nossa localização e de seguida investirmos um ataque sem perceberem da nossa presença.

A jogabilidade deste Shooter táctico é simplesmente maravilhosa. A camera funciona muito bem, mesmo em ângulos mais difíceis, os comandos reagem perfeitamente ás nossas ordens. Um ponto que não se pode deixar de referir é a inteligência artificial, que se destaca a léguas. Os inimigos agem como se tratasse de um ser humano a viver naquele cenário. As atitudes perante as diversas variáveis que são criadas por nós durante o jogo tornam o jogo incrivelmente real.

No que toca ao gráficos e efeitos visuais, Sniper Elite 4 está soberbo, sem nada a apontar, pelo contrário, se quando começamos o  jogo e ficamos boquiabertos, chega o tão conhecido momento X-Ray, o momento conhecido em que vimos o trajecto da bala desde o cano da nossa espingarda até perfurar o corpo dos soldados inimigos, vislumbrando os órgãos a desfazerem-se, como se um raio-x se tratasse.

A falta de música faz todo o sentido neste tipo de jogo onde a concentração tem de estar no nível máximo, e onde é necessário elaborar a melhor estratégia para executar as missões principal e secundárias. As missões secundárias não são obrigatórias, mas servem também para apurar a tua técnica de caçador de nazis. Normalmente o objectivo deste tipo de missões é matar um certo número de inimigos ou ou procurar algo. Em termos de tamanho dos mapas, é o ideal, não são gigantescos nem pequenos ao ponto de darmos meia dúzia de passos e estamos no local onde queremos ir. E é na exploração destes cenários que podemos encontrar registos históricos em cartas, medalhas e outros objectos para a nossa colecção.

À medida que avanças na história vais sentir que o jogo começa a ser um pouco repetitivo e monótono e foi aqui que o ponto negativo deste jogo foi encontrado. Mas para mudar essa monotonia, Sniper Elite 4 está preparado para poderes jogar com os teus amigos ou outros jogadores em modo cooperativo, tanto no modo campanha como também podes defrontar outros jogadores em vários modos de jogo.

Veredicto final, Sniper Elite 4 foi vencedor do prémio Escolha dos Editores, é a prova do excelente trabalho e dedicação do estúdio Rebellion Developments. Um jogo prefeito para jogadores estrategas, com uns gráficos de uma qualidade elevadíssima, mas que se destaca pela elevada qualidade da inteligência artificial que foi desenvolvida. Não foi ao acaso que foi galardoado em várias categorias na E3 de 2016.

Published
Views 149
Ir para a barra de ferramentas