A festa está feita, o prémio está dado! Parabéns GS78, VRock é o projecto vencedor deste ano dos prémios Playstation!

Mas não só de VRock foi feita a festa, ontem foi mais um dia em que se viu, que Portugal tem talento, e muito, nos videojogos.

Grupo

Passado um ano da consagração de Strikers Edge como o vencedor da iniciativa prémios Playstation, voltamos a uma final para decidir qual o jogo a receber o apoio Playstation, e a consagração perante todos os outros. O evento decorreu no espaço Ministerium no coração de Lisboa, vestido a rigor com as cores e simbolos da Playstation. Após alguns momentos de convívio entre os diferentes meios e nomeados, onde foi possível ainda ver os primeiros frutos do Playstation First, através da mostra do talento dos jovens da Etic com uma primeira demonstração de Mein Pantz, e ainda uma versão de Greedy Guns que irá ser adaptado para PS4. Após esta entrada no ambiente, o palco pertenceu à improvisação através dos cicerones do evento, os Improváveis.

O prémios foram sendo apresentados por diferentes convidados, sendo sempre chamados pela comitiva de stand up. Os primeiros a preencher o palco foram Sandra Páscoa, PR Manager da PlayStation Iberia, e a Roberto Yeste, Responsável de Desenvolvimento Local da PlayStation Iberia, que anunciaram o Prémio PlayStation® da Imprensa. Shutix do Indot Game Studio, foi o vencedor deste galardão.

Sandra Pascoa, Roberto Yeste

Ana Amélia Carvalho, Professora Catedrática em Coimbra, com investigação baseada nos videojogos veio preparada para uma palestra onde explicou as vantagens dos videojogos como auxilio de estudo, a ela coube a tarefa de entregar o Prémio PlayStation® para Melhor Jogo Infantil aqui o vencedor foi An Aztec Tale, do estúdio Cake Collective.

An Aztec Tale

A presença da sétima arte também se fez sentir através do realizador Edgar Pêra, fã confesso da tecnologia 3D e VR, que entregou o Prémio PlayStation® para Melhor Arte a HellKeeper, do estúdio Badaguedes.

HellKeeper

Foi o momento de ver subir ao palco os vencedores do ano passado, a Fun Punch Games que falou um pouco sobre a experiência que tem sido o último ano e também, para entregarem o Prémio PlayStation® para Melhor Utilização das Plataformas PlayStation®. O vencedor nesta categoria foi Gateway, de Spellcaster Studios.

Gateway

Os empreendedores foram também um dos destaques do evento contando com a presença de Drª Isabel Neves, presidente do Business Angels Club de Lisboa que após algumas palavras de incentivo a todos os participantes, e a todos os jovens empreendedores no geral, entregou o Prémio PlayStation® para Jogo Mais Inovador ao também grande vencedor da noite VRock.

Dra. Isabel Neves

Chegámos ao momento mais esperado da noite, Liliana Laporte, Diretora Geral da PlayStation Iberia, e Jorge Huguet, Diretor de Marketing PlayStation Iberia, subiram ao palco para consagrar VRock, um titulo português que promete tomar de assalto os Playstation VR de cada um de nós. O publico mostrou apoiar a escolha da Playstation com uma efusiva salva de palmas.

Vencedor

Após as entregas houve ainda tempo para entrevistas, e em breve poderão ver aqui no Salão de Jogos, a re-entrevista a Roberto Yeste, que como complemento da conversa que começamos na primeira edição dos prémios, nos fala como foi louco este ano de Strikers Edge e como o talento em Portugal continua a crescer. Ficou também a promessa que para o ano à mais, portanto toca a desenhar ideias, projectar jogos, e invadir o espaço de candidaturas. Quem sabe se na 3a edição o prémio não é vosso.

Por ultimo apenas uma palavra especial para GS78 e ao Rogério. De toda a equipa do Salão, um grande abraço, e parabéns por um prémio tão merecido!

About The Author

Feito em laboratorio, e nascido em Lisboa, desde cedo começou a esmagar botões em consolas e arcadas, fã de retro-gaming, anda sempre a procura do mais antigo modelo de consolas. Não percebe de futebol, mas vibra com sensible soccer. Alivia o stress em jogos online onde espalha o caos. Kifflom!

Related Posts